Mobilidade

Política de Estacionamento da Junta em Alvalade

Os moradores nas proximidades da sede da Junta de Freguesia de Alvalade andam revoltados. O actual excutivo, eleito em Setembro de 2021, em vez de promover a abertura de novos parques de estacionamento ou a requalificação do estacionamento existente na zona para os moradores, investiu na criação de parques privativos para os seus membros, a sua corte de assessores, funcionários e aqueles que bem entende. Mais

Regresso ao Passado?

As laterais  ajardinadas da Alameda da Universidade, no passado dia 18/05/2024, voltaram a virar um improvisado parque de estacionamento. Durante anos o espaço esteve ao abandono até que em 2013 foi requalificado. Sucederam-se tentativas para a sua ocupação como parque de estacionamento por parte dos chamados "arrumadores". Desde Abril de 2018 a questão questão parecia arrumada, mas com a actual CML/Junta de Freguesia estamos de regresso ao passado.

Foto:18/05/2024

Aspecto da Alameda da Universidade de Lisboa. Foto: Outubro de 2003

Negócio das Garagens em Alta  

Moradores da Rua Branca Gonta Colaço e arredores estão irados. Em março de 2024 vieram para as "redes sociais" ameaçar um individuo que comprou uma garagem construída em terrenos camários e pretendia usá-la como garagem. Não ignorava a ilegalidade da construção, confiava todavia na inação da actual Junta de Freguesia de Alvalade e da CML, que se mostram indiferentes pelos espaços públicos e o património municipal. Perante a oposição dos moradores no uso do barraco como garagem, o comprador sentiu-se lesado nas suas expectativas e, como resposta, resolveu denunciar à CML a ocupação ilegal dos espaços públicos que se verificam nos logradouros do Bairro das Caixas. A explicação para este aparente paradoxo é simples, como se verá. Mais

Pequenas Obras que Fazem Grande Diferença

Tratar do estado dos passeios facilita e muito a vida a quem diariamente os utiliza. Rua Afonso Lopes Vieira.Foto: 2/02/2023

O país está repleto de obras inúteis da iniciativa de câmaras municipais e de juntas freguesia. O dinheiro dos contribuintes foi simplesmente esbanjado, isto para não falarmos dos rios de dinheiro são igualmente gastos em festas e festinhas para a promoção de autarcas, sem que daí decorre qualquer proveito para a comunidade. Dizem-se alguns que a questão é "cultural", como se tratasse de uma "fatalidade histórica" a que os portugueses estão condenados. A explicação para outros, para este esbanjamento de recursos públicos decorre do crónico alheamento da população da "coisa pública" de que se servem muitos autarcas apoiados numa despuderada corte assessores.

A situação em Lisboa ou na freguesia de Alvalade não é diferente. No último ano temos visto a Junta a mandar pintar paredes, inaugurar estátuas, promover espectáculos e outros eventos de homenagem a "inesquecíveis", cuja ligação à freguesia resulta de serem familiares, amigos ou próximos de vogais da Junta ou da circunstância de por aqui terem passado. O essencial que devia preocupar os autarcas é descurado. O que podia melhorar o quotidiano de quem aqui vive é esquecido. A verdade é que os fregueses, habituados a remeterem-se a uma secular passividade tudo aceitam. Para não ficarmos na simples "denúncia" vamos apresentar algumas sugestões de pequenas obras cuja realização melhoraria o quotidiano de quem aqui vive, trabalha ou circula.

A única ligação que conhecemos de Ruy de Carvalho à freguesia de Alvalade é o facto da sua filha ser presentemente a vogal com o pelouro dos "Direitos Sociais". No primeiro ano de exercicio de funções, a prioridade da Junta em 2022 foi inaugurar o busto do actor. A vogal esqueceu-se por completo das inúmeras promessas que fez para apoiar os "idosos"na freguesia. A sua única "obra" foi o busto do pai, tudo o mais se tornou irrelevante. Nem uma palavra sobre a bomba de gasolina existente no local, e que constitui um perigo permanente para quem ali mora. Foto: 2/01/2023

Falta de Respeito

As novas paragens de autocarros na Avenida do Brasil, junto ao Campo Grande,  atiram as pessoas para a rua. O passeio ao longo dos anos tem sofrido sucessivas amputações, mas agora foi praticamente suprimido. O que resta do passeio tem que ser partilhado com as pessoas que esperam pelos autocarros.  Nem sequer houve o cuidado de alinhar as paragens pelas fachadas dos edificios existentes, limitaram-se a instalá-las sem a mínina preocupação com as pessoas ou a regularização dos passeios.

Mais uma obra que revela a falta de respeito pelos municipes da Câmara Municipal liderada por Carlos Moedas, mas também a forma como  a actual Junta de Freguesia de Alvalade (2021-2025) encara o espaço público. No final de 2024 já terão esbanjado mais 26 milhões de euros do orçamento da freguesia, com destaque os investimentos em  obras imateriais num ambicioso programa de educação cultural dos fregueses. Foto: Fev. 2024

Alvalade Recordista de Acidentes

O mês de Julho de 2020 ficou tristemente assinalado pela morte no dia 10 da jovem Ana Oliveira no Campo Grande. Foi atropelada quando atravessava de bicicleta uma passagem para velocipes que existe frente à Biblioteca Nacional. O condutor não parou ao sinal vermelho. Era aluna Escola Rainha Dona Leonor e basquetebolista da equipa sub-19 do SCP. Na manifestação que se seguiu pediu-se medidas para acalmar o tráfego na cidade, como lombas, velocidade limitada a 30km/hora, fiscalização, fim das "auto-estradas" na cidade.

O local onde se registam maior número de acidentes em Alvalade: cruzamento da Av. Roma com a Av. do Brasil.Foto:27/11/2019

Sabe em Lisboa onde se regista maior número de acidentes ? José Bernardo, antigo chefe da 18ª. Esquadra - Campo Grande, não tinha dúvidas era no cruzamento entre a Av. de Roma e a Av. do Brasil. Quem atravessa o local fica confuso sobre onde e quando pode atravessar. Esta foi uma das conclusões mais importantes feitas na apresentação de um relatório sobre Acessibilidade na Freguesia de Alvalade, no Centro Cívico Edmundo Pedro ( 27/11/2019). Apesar deste facto ser do conhecimento da CML, a verdade é que nada tem feito para corrigir a situação. José Bernardo recordou na altura outros dados preocupantes: entre 2010 e 2016, ocorreram na freguesia 593 acidentes, de que resultaram 6 vítimas mortais, 9 feridos graves e 645 feridos ligeiros. As zonas com maior número de atropelamentos foram o Campo Grande (50), Avenida do Brasil (38), Avenida das Forças Armadas (34), Avenida Rio de Janeiro(31) e Avenida dos Estados Unidos da América (28). Para a triste estatística deste lugar, assinale-se no dia 3/12/2019, a colisão entre um motociclo e uma carrinha. Mais

Paradoxo

A coligação que no dia 26 de Setembro de 2021 ganhou as eleições em Alvalade prometeu resolver os problemas do transito e do estacionamento na freguesia. A solução está, segundo Carlos Moedas (presidente da CML), na construção de um grande silo para automóveis e outros parques de estacionamento capazes de receberem as viaturas dos residentes mas também dos largos milhares de condutores que todos os dias aqui estacionam. O desconhecimento que revelava do problema levaram-no a estas e outraas atuardas.

Todos os dias entram em Lisboa 400 mil automóveis, a que se juntam mais de 200 mil dos residentes em Lisboa. Valores que não páram de aumentar ano após ano.

As estatísticas demonstram a crescente dependência dos portugueses do transporte automóvel. Em 2020 e pelo oitavo ano consecutivo o número de automóveis aumentou, contam-se agora 5,6 milhões em circulação (541 por cada mil habitantes). Em 1991 só um quinto das deslocações era feita de carro e 40% eram a pé. Em 2011 o carro já representava mais de 60% e as deslocações a pé ficavam-se pelos 16% (Expresso, 14/01/2022).

Em Lisboa, os reflexos do aumento de número de automóveis fazem-se de imediato sentir, no congestionamento do transito e na falta de lugares para estacionamento. A receita tem sido criar na cidade mais espaços para os automóveis à custa dos espaços publicos. Antigas praças foram transformadas em rotundas, os passeios e espaços verdes amputados para alargar as ruas e aumentar o estacionamento, abrirem-se vias rápidas para escoar o transito, construiram-se viadutos, túneis, silos, pequenos e grandes parques de estacionamento, investiu-se em sofisticados sistema de sinalização e outras maravilhas tecnológicas. Os próprios hábitos de locomoção alteraram-se de forma radical. Os curtos percursos que antes eram realizados a pé passaram a ser feitos de automóvel. Nada parece parar esta política atentatória da saúde pública e da qualidade de vida na cidade.

A verdade é que em pouco tempo, as "melhorias alcançadas" evaporam-se, e descobre-se afinal que a receita apenas serviu para atrair mais carros e os problemas se agravaram. Aumentou-se a poluição e os espaços públicos foram degradados, alterou-se também as relações de vizinhança e sentimentos de pertença. A resto da história é conhecida: a população residente perante o "inferno" que o seu bairro se vai tornando, muda-se para a periferia, para encontrar a qualidade de vida que aqui não encontra. Esta mudança acaba por agravar à situação, ao aumentar o número dos que todos os dias entram em Lisboa de carro. Face a este problema a "solução" é continuar a dedicar mais espaços públicos para os automóveis na esperança de que o problema do transito e do estacionamento um dia acabará resolvido. Prosseguindo nesta lógica paradoxal, o actual presidente da CML (eleito a 26/09/2021), prometeu reduzir para metade o preço do estacionamento para o residentes. Foto: 17/12/2021, Av. Estados Unidos.

Estacionamento em Debate

A actual presidência da CML foi farta em anúncios de obras para resolver o problema do estacionamento em Lisboa, o que suscitou um debate sobre o tema. Fica o registo aqui.

"Está melhor"

Sem grande entusiasmo foi desta forma simples que um morador da Rua Aprígio Mafra se referiu às obras de requalificação deste parque de estacionamento. A custo lá nos foi dizendo que os lugares estão agora reguralizados e que tinha acabado a "confusão". Apontando para o muro que se vê ao fundo na imagem, acrescentou: "ali acumulava-se muito lixo". Foto: 21/05/2021

Requalificação da Rua Silva e Albuquerque

No final de 2021 foi concluida mais uma excelente obra do Executivo liderado por António Borges. Mais do que aumentar os lugares de estacionamento com a criação de 112 novos lugares, bolsas para motas e bicicletas, saudamos a plantação de árvores e a regularização dos passeios.

Parques de Estacionamento em Alvalade

A freguesia de Alvalade reune todas as condições para ter grandes problemas no estacionamento de viaturas: É atravessada pelos principais eixos viários de entrada em Lisboa, não lhe faltam grandes instituições e infraestruturas que empregam milhares de pessoas (aeroporto, universidades, hospitais, complexos desportivos, etc). Se a tudo isto sumarmos a inação da CML face ao problema temos reunidas as condições para o caos. A situação caótica que aqui se vivia só começou a ser invertida a partir de finais de 2015 quando a EMEL entrou em força na freguesia, e começaram a ser limpos e reaqualificados alguns logradouros. A conta gotas foram sendo criados parques de estacionamento para residentes e não-residentes. A dimensão que adquiriram alguns destes parques, nomeadamente na Cidade Universitária agravou os problemas de segurança a quem os usa. Mais

António, arrumador "encartado"

O António, arrumador "encartado" por conta própria desde 2012, é quem manda no "parque" de estacionamento à entrada da Rua Alberto Oliveira. A troco de 2 euros diários, quem quiser deixa a chave do carro que o António encontra neste lugar, ou na Avenida da Igreja um lugarzinho. Ele conhece os "tipos" todos da Emel, como pudemos testemunhar (14/11/2019). O problema é mesmo o feitio do António não se cansa de ralhar com os clientes. Ali quem manda é ele desde 2012

Adro da Igreja do Campo Grande Vira Parque de Estacionamento

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Décadas e décadas de bandalhice no estacionamento no Campo Grande criaram hábitos dificeis de mudar. A paróquia do Campo Grande resolveu manter-se fiel à tradição permitindo que quem queira ali possa estacionar automóveis, carrinhas e até camiões, mesmo à porta da igreja. Este estacionamento selvagem tem vindo a colocar em risco de destruição o cruzeiro, datado de 1646, mandado fazer por um inglês (Roberto Hares).

Não faltam junto ou perto da Igreja do Campo Grande lugares de estacionamento em parques públicos, não apenas os exclusivos para residentes, mas também para todos os automobilistas. No parque da Confeiteiras, de segunda a sexta, o bilhete diário custa 3 euros. A sábado e domingo é gratuito o estacionamento. Apesar disto, ninguém está disposto a andar a pé, não raro a própria entrada da igreja e os passeios em redor estão bloqueados com automóveis.

A paróquia do Campo Grande entendeu que pode fazer do seu espaço o que quiser, incluindo transformá-lo num improvisado parque de estacionamento para que quiser deixar ali a sua viatura. Não é caso único na freguesia, no noutro adro na freguesia acontece o mesmo. As fotos são de 2017, mas podiam ser de 2024, a situação mantém-se.

Adro da Igreja de São João de Brito Vira Parque de Estacionamento

Páscoa, Sexta-feira, dia 29 de Março de 2024, às 16h13. Estava longe de ser a altura de maior concentração de viaturas em frente da Igreja, mas o seus número era bastante significativo. Apesar dos pilaretes e da importância artística do trabalho de "calçada portuguesa", único em toda a freguesia, nada foi e é respeitado.

A cerca de 80 metros da Igreja de São de Brito, no mesmo dia e hora, este parque de estacionamento estava quase vazio. Uma situação similar à que ocorre na Igreja do Campo Grande, onde existe a cerca 100 metros um grande parque de estacionamentoa , com capacidade para todas as viaturas que, em dias de missa, se concentram no local.

Solução Engenhosa

Onde guardar as bicicletas pode transformar-se num problema dificil de resolver, o que tem levado muitos dos seus potenciais utilizadores a desistiram de as usar. Aqui fica uma engenhosa solução que encontramos um dia na Avenida Dom Rodrigo da Cunha. Foto: 20/11/2021

Regularização do Estacionamento

No chamado "Bairro das Caixas" entre Dezembro de 2015 e Março de 2017 viveu-se um período de grande agitação. Foi o início da regualarização do estacionamento no bairro. Mais

 

Viaturas Eléctricas

Mais uma vítima de viaturas eléctricas supostamente boas para o ambiente. Uma das suas vantagens é o reduzido barulho de produzem a circular ou quando realizam simples manobras. Se os sensores não funcionam e os sinais sonoros são pouco audíveis potenciam-se os acidentes, como o que ocorreu na Travessa Pote de Água, no dia 26 de Abril de 2021 pelas 11h30.

Sinais de Trânsito Invisiveis

Junto ao cruzamento entre a Avenida do Brasil e a Avenida do Roma durante décadas esteve uma placa cujas letras dificilmente se conseguiam ler. Era suposto chamar à atenção dos condutores para terem especial cuidado com o local onde passam diariamente milhares de pessoas. Trata-se da principal entrada do Parque de Saúde de Lisboa e do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos. Era um alerta frustrado, devido à incúria de quem devia de cuidar da sua legibilidade. A CML/Junta de Freguesia chamadas à atenção pelo Jornal da Praceta resolveram a situação retirando a frustrada sinalética, em vez de a melhorarem (Janeiro de 2020).

Acidentes e Atropelamentos em Alvalade

Atropelamento na Avenida da Igreja

Seriam 16h00 segundo funcionários da limpeza da Junta de Freguesia de Alvalde, quando um senhora que seguia numa bicicleta Gira foi derrubada por uma viatura na Avenida da Igreja. A PSP só surgiu no local às 17h35. A vítima foi conduzida com ligeiras escoriações para o hospital numa ambulância do INEM. (7/01/2020).

Mais um Atropelamento na Avenida do Brasil

Pouco passava das 13h00 quando uma moradora da Bairro das Murtas procurava atravessar a avenida, numa altura que o semáforo da passagem de peões estava com o sinal vermelho, segundo nos garantiram no local. Ao aperceber-se do perigo que se exponha terá tentado recuar, sendo então atropelada por um motociclo. A vítima foi transportada para o hospital e uma hora depois a PSP dava por concluida a sua intervenção (5/12/2019).

Sinais de Transito, Passadeiras e Passeios

Abandonados

Pouco antes das 15h00 do dia 2/02/2022, na Av. dos EUA, um veículo foi albarroada por uma mota conduzida por um estafeta da empresa de uma distribuição. Não houve feridos mas apenas danos nas duas viaturas (na imagem). A condutora para ser ressarcida dos danos solicitou, de forma continua, a presença de agentes da PSP. Sempre que os semáforos passavam a verde, as duas viaturas potenciavam enormes riscos de novos acidentes, nesta avenida bastante movimentada. Duas horas depois do acidente, a desesperada condutora continuava à espera que um agente aparecesse. Foto: 2/02/2022

 

Projecto de Renovação da Segunda Circular

A Assembleia Municipal de Lisboa, no passado dia 1/02/2016, promoveu no Hotel Roma um debate sobre este projecto que a Câmara pretendia concretizar até 2017. Mais

 

 

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Alternativas

Gira: Um Novo Paradigma da Mobilidade ?

Aos poucos o uso de bicicletas partilhadas tem vindo a ganhar novos utilizadores. Estamos provavelmente perante o inicio de um novo paradigma da mobilidade: os veiculos individuais no futuro darão lugar a veiculos colectivos cuja utilização será partilhada em função das necessidades individuais. As áreas hoje ocupadas por enormes filas de automóveis estacionados serão drasticamente reduzidas por desnecessárias. Uma utopia? Foto: 17/04/2020

Mobilidade Sustentável, Bicicletas e Ciclovias em Alvalade

Uma profunda mudança está em curso em todas as cidades mais desenvolvidas do mundo: a mudança de paradigma nas deslocações urbanas. Na cidade de Lisboa, e em particular na freguesia de Alvalade a mudança começou finalmente a acontecer. Em Agosto de 2017 foram instaladas na freguesia as primeiras estações de bicicletas por iniciativa municipal (EMEL-Gira). Em 2018 vieram as trotinetas. Em fins de 2019, quer umas ou outras já estavam amplamente disseminadas.

Os problemas atuais, para além da falta de civismo dos seus utilizadores, da sua destruição e agora com os roubos. Individuos desocupados ou não roubam as trotinetas, e depois a modificar colocam-nas à venda em plataformas como a "OLX". Várias empresas já se viram obrigadas a criarem equipas especiais para descobrirem onde os amigos do alheio as têm guardadas. Mais

Usos e abusos. Foto: 4/12/2019

Expansão da Rede de Ciclovias em Alvalade

A CML acaba de aprovar (5/12/2019) o reforço da rede ciclável de Lisboa, contemplando a freguesia de Alvalade. Irá celebrar um contrato com a EMEL para a execução entre 2020 e 2022 de várias empreitadas em Alvalade:

- Construção do Eixo da Av. Gago Coutinho.

- Continuação do Eixo Alvalade Gago Coutinho

- Continuação do Eixo Av. dos Combatentes - Lima Bastos

- Eixo Central Campo Grande Norte - Lumiar

A proposta foi do vereador Miguel Gaspar responsável pelo Pelouro da Mobilidade.

As 18 Zonas de Alvalade Controladas pele EMEL

E 20m16 toda a área da freguesia de Alvalade passou a ser controlada pela EMEL, de 8 zonas passou para 18. A documentação foi posta à consulta pública, e em Setembro de 2017 entrou em vigor. Consulte aqui as novas zonas da EMEL

Universidade de Lisboa e as bicicletas

Observando o que se passa na freguesia de Alvalade, e em particular no Campo Grande, constata-se que os estudantes universitários de Lisboa estão completamentre arredados dos preocupações em torno do ambiente e da necessidade de praticar um mobilidade sustentável. Felizmente muitos são aqueles que possuem uma perspetiva mais universal e tomam iniciativas no sentido de inverterem a degradação do planeta. Mais

Kidical Mass: Sucesso Absoluto!

O domingo começou chuvoso, mas o número de familias que compareceram ultrapassou a mais optimistas expectivas dos organizadores. O percurso começou na Reitoria da UL percorreu as principais artérias de Alvalade. Na Praça de Londres iniciou-se o regresso que terminou no Jardim do Campo Grande. Em muitos cartazes apelava-se a uma cidade segura para os utilizadores de bicicletas. Mais

 

Zonas 30 km/h

Os peões são a maioria das vítimas de acidentes com automóveis na cidade de Lisboa. Muitas das vítimas foram atropeladas nas passadeiras para peões e até em cima dos passeios...

O bom senso recomendaria que se diminui-se a velocidade da circulação dos automóveis, em especial junto a zonas residenciais, com elevada atividade comercial, mas também junto a escolas e vias cicláveis. Em muitos países da União Europeia a medida mais consensual foi estabelecer nestas zonas o limite máximo de 30km/h.  A CML desde 2009 que tinha o projecto concluído, mas só em 2013 o começou a colocar em prática. Em 2014 chegou finalmente à Freguesia de Alvalade, mais concretamente aos bairros de S. Miguel e das Estacas. Aos poucos tem vindo a extender-se a outras zonas da freguesia.

Os trabalhos são, como é habitual, muito lentos. Prevê-se nestas zonas a criação de passadeiras sobre-elevadas, pistas antiderrapagem junto das escolas, para além de sinalização para reduzir a velocidade dos atuais 50km/h para os 30km/h pretendidos.   É evidente que sem uma fiscalização adequada, estas medidas estão votadas ao fracasso.

 

 

 

Autocarros Urbanos e Carreiras Suburbanas

Paragens de Autocarros: Um Perigo Público !

A zona as paragens de autocarros na Avenida do Brasil, junto ao Jardim do Campo Grande. Embora seja das mais movimentadas de Lisboa, espelha a falta de respeito que a CML tem para com os munícipes. O passeio foi cortado para menos de metade, como consequência desta decisão criminosa as pessoas são obrigadas a andar no meio da rua. Junto às paragens pode observar-se quase tudo: lixo, vidros partidos e até automóveis abandonados. O abandono a que o espaço está votado à largos anos revela a pouca preocupação que a CML tem pelos seus municipes. Mais

Carreira de Bairro 46 B - Alvalade

Em Dezembro de 2022, o actual vogal da Junta de Freguesia responsável pelo espaço público, equipamentos entre outras coisas, assumia como prioridade a "revisão total da Carreira de Bairro 46B, pois é uma das piores em termos de utilização da cidade e não tem servido correctamente a população" (revista Alvalade, n. 26). Não era nova a crítica. Cerca de um ano depois, esta prioridade foi esquecida. Como noticiamos, em maio de 2015, o antigo executivo da Junta lançou uma carreira de bairro, o Porta-a-Porta. Em 2020 foi substituido pela actual carreira assegurada pela Carris, com horários fixos. O percurso foi definido pela Carris, com alguns ajustes sugeridos pela Junta de Freguesia. Um das suas funções essenciais era fazer um percurso de modo a facilitar o acesso dos moradores ao Centro de Saúde de Alvalade, assim aos dois polos de atendimento da Junta. Procurava também solucionar um problema imediato: o Parque de Saúde resolveu acabar com  o veiculo de transporte que fazia ligação desde o portão do Parque ao Centro de Saúde. A Carreira de Bairro 46B, embora possa não ter um percurso ideal, é de grande utilidade  para a população da freguesia. Em todo o caso, continuamos à espera das luminosas ideias do vogal para melhorar o percurso. Foto: 15/11/2023. Mais

Tem sido várias, como escrevemos, as tentativas para criar uma carreira de autocarro que circule dentro da freguesia de Alvalade, dirigida sobretudo a pessoas com mobilidade reduzida e que facilitasse o acesso ao Centro de Saúde. Adesão é que continua muito escassa. O que acontece com a actual carreira, quase sempre vazia, é a regra não a excepção.

Metro

A freguesia de Alvalade é servida por duas linhas de metro: Linha verde (Telheiras- Cais do Sodré), com estações no Campo Grande, Cidade Universitária e Entrecampos; Linha amarela (Odivelas-Rato), com estações no Campo Grande, Alvalade e Roma. Esta é a parte positiva, a parte negativa é uma longa lista de queixas dos utentes. Mais

Estação Intermodal do Campo Grande (era) um Perigo Público

Numa campanha que realizamos em Janeiro de 2016, colocamos em evidência, o perigo que corriam milhares de pessoas na Estação Intermodal do campo Grande devido à incompetência de quem devia de cuidar destas infraestruturas públicas. Levou algum tempo até que a reparação fosse realizada. Trata-se de uma infraestrutura com um elevado grau de desgaste, e que exige uma constante manutenção. Mais

Comboios

Na freguesia de Alvalade existem duas estações de comboios: A estação Roma-Areeiro situada entre a a Avenida de Roma e a Avenida Almirante Reis e a Estação de Entrecampos. As queixas são mais do que muitas: falta de informação, supressão de comboios, falta de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, limpeza deficiente, etc. Mais

 

 

 

 

Arquivo:

Três Boas Medidas:

1. Ciclovias. Trata-se da "obra" que marcou o mandato de António Costa à frente da CML. Críticas: reduzido  alcance da medida, dado que não foram criados corredores para bicicletas nos principais eixos da cidade, nomeadamente entre o Campo Grande e o Terreiro do Paço. 

2. Zonas de Emissões Reduzidas. Os carros com matriculas anteriores a 1993, sem catalisadores, deixam de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa (2011). 

Objectivo: Reduzir as emissões de gases e a poluição nestas zonas da cidade. Principal crítica: A medida é muito tímida e abrange apenas cerca de 100 automóveis, num universo de 700 mil que diariamente circulam na cidade.

3. Tarifários distintos. Todas as medidas para dissuadir a entrada e circulação de automóveis na cidade são (quase) sempre excelentes noticias. No centro da cidade o estacionamento está agora limitado a duas horas. Principal crítica: É muito limitado o serviço que a EMEL presta à cidade de Lisboa, em troca de andar a extorquir dinheiro pelo estacionamento. (Julho de 2011).

Continuação

 
 
 
 
 
   

 

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