Carreiras de Bairro

Tem sido várias a tentativas para criar uma carreira de autocarro que circule dentro da freguesia de Alvalade, dirigida sobretudo a pessoas com mobilidade reduzida e que facilitasse o acesso ao Centro de Saúde. Adesão é que tem sido escassa. O que acontece com a actual carreira, quase sempre vazia, é a regra não a excepção.

Carreira de Bairro 46 B - Alvalade

Em Dezembro de 2022, o actual vogal da Junta de Freguesia responsável pelo espaço público, equipamentos entre outras coisas, assumia como prioridade a "revisão total da Carreira de Bairro 46B, pois é uma das piores em termos de utilização da cidade e não tem servido correctamente a população" (revista Alvalade, n26). A crítica não era nova a crítica. O facto é que cerca de um ano depois, esta prioridade foi esquecida. 

Como noticiamos, em maio de 2015, o antigo executivo da Junta lançou uma carreira de bairro, o Porta-a-Porta. Em 2020 foi substituido pela actual carreira assegurada pela Carris, com horários fixos. O percurso foi definido pela Carris, e tinha como restrição uma duração máxima de 30 minutos.  

A Junta sugeriu algumas alterações no percurso indicado pela Carris: o percurso devia servir o acesso dos moradores ao Centro de Saúde de Alvalade, aos dois mercados, escolas e às instalações da Junta/câmara e ter ainda alguma proximidade com o chamado Bairro de S. J. de Brito. Foi sugerido também que fossem criados dois percursos em sentidos inversos, o que não foi atentido. Muitos moradores manifestaram-se descontentes com o percurso aprovado, porque o mesmo não contemplava o Hospital de Santa Maria, nem contemplava os moradores do Bairro Fonsecas e  Calçada. A Carris, ao que apuramos, argumentava que isso aumentaria a duração do percurso e já haviam carreiras directas para o Hospital de Santa Maria.

A Junta, em 2020, procurava solucionar também um problema imediato: o Parque de Saúde resolveu acabar com  o veiculo de transporte que fazia a ligação desde o portão do Parque situado na Avenida do Brasil e o Centro de Saúde, no outro extremo. O veiculo de transporte estava em muito mau estado e nem sempre funcionava, uma queixa recorrente.  

 A Carreira de Bairro 46B, embora possa não ter um percurso ideal, é de grande utilidade  para a população da freguesia. Em todo o caso, continuamos à espera das luminosas ideias do vogal para melhorar o percurso. Foto: 15/11/2023.

Suspensa a Carreira 46B de Alvalade

Registo: A CML justificou a suspensão em Janeiro a Carreira 46B que serve a freguesia de Alvalade por dois motivos:  o prolongamento do teletrabalho e o incremento dos casos positivos de Covi-19 entre os trabalhadores da Carris. As restantes carreiras de bairro que não foram suspensas mantiveram os horários das férias escolares. No dia 17/01/2021 todas as carreiras foram repostas, incluindo a que serve a freguesia de Alvalade, mas manteve-se um itinerário que carece de alteração. Foto: 07/01/2022

Iniciativas Anteriores

.

Porta-a-Porta Alvalade | Lisboa
transporte urbano gratuito

No dia 4 de maio de 2015, o serviço de transporte urbano Porta-a-Porta chegou às ruas de Alvalade.Quatro anos depois (27/11/2019), um grupo do CSFA (Acessibilidades), fez uma avaliação ao seu funcionamento. No inquérito que realizaram constataram uma evidência: a esmagadora maioria dos inquiridos residentes na freguesia desconhecia este serviço. Não possuiam a mínima informação sobre o seu funcionamento, horários, paragens, etc. Estamos perante um serviço fantasma ! As paragens mais utilizadas, segundo a Junta, são Rua Conde Arnoso, Teixeira Pascoais, Conde Sabugosa, Av. do Brasil, Hospital de Santa Maria e Azinhaga dos Barros.

Criado em 2004 pela Câmara Municipal de Lisboa, abrangendo algumas zonas da capital, o serviço Porta-a-Porta passou, com a reorganização administrativa, para a gestão das Juntas de Freguesia.Trata-se de um transporte urbano gratuito e de proximidade que visa:

Facilitar a mobilidade dentro da freguesia.

Suprimir limitações ao nível da oferta de transportes públicos.

Promover o acesso a serviços e equipamentos.

A antiga sede da Junta de Freguesia de Alvaladem, na rua Conde Arnoso era,o ponto de partida e de chegada da carrinha Porta-a-Porta. Em princípio circula, devidamente identificada, por mais de 30 arruamentos de Alvalade, incluindo passagem por zonas comerciais, mercados de Alvalade, Jardim do Campo Grande, Teatro Maria Matos, Hospital de Santa Maria, Centro de Saúde de Alvalade, museus, bibliotecas, universidades, entre outros espaços centrais da freguesia./p>

Não existindo paragens fixas, a recolha ou largada de passageiros é feita em qualquer ponto do percurso, mediante indicação dada ao motorista. O horário das partidas, junto à sede – R. Conde de Arnoso, 5B -, é às 9h00 · 10h00 · 11h00 · 14h00 · 15h00 · 16h00, todos os dias úteis.

O Porta-a-Porta vinha dar resposta à necessidade de muitos cidadãos de dispor de um transporte que seja mais próximomais flexível e mais cómodo. Quatro anos depois da sua entrada em funcionamento é um serviço inexistente.

Consultar mapa do percurso

A carrinha do serviço porta-a-porta (sem utilizadores) no cruzamento entre a Av. dos EUA e a Av. de Roma. Foto: 29/11/2019