Kidical Mass

As muitas dezenas de crianças, acompanhadas pelos pais, foram a melhor prova que em Lisboa há uma nova geração disposta a lutar por uma cidade amiga do ambiente e sustentável.

Domingo, 15 de maio de 2022, um sopro de ar fresco desceu da Reitoria da Universidade de Lisboa e espalhou-se pela freguesia de Alvalade. Miúdos e graudos revindicaram por mais ciclovias, acalmia do trânsito (limite 30 Km/hora), lombas nas ruas e mais investimentos em espaços verdes. Ideias que inspiram as novas gerações de Alvalade. Um cartaz recordava os "Heróis da Bicicleta" que, com a sua persistência estão a mostrar que é possivel mudar a nossa relação com a cidade.

A "zebra" fez as delicias da miudagem, chamando à atenção para a necessidade de uma outra relação com a natureza, mais sustentável e preservadora da biodiversidade.

Ao contrário do que os maluquinhos do automóvel pretende fazer crer, Lisboa não está condenada permanecer um enorme parque de estacionamento de automóveis, sempre pequeno para as crescentes "necessidades". Não faltam alternativas à mobilidade urbana mais saudáveis e económicas.

Olha quem é ele !? Gustavo Ambróso, administrador de Vizinhos de Alvalade

A frente de um animado pelotão que se estendia por centenas de metros.

Dez propostas para o aperfeiçoamento

 

No dia 15 de maio pega na tua bicicleta e vem pedalar por ruas mais seguras e saudáveis. Em Alvalade, o ponto de encontro é na Almeda da Universidade junto à Reitoria (10h30). Entre as principais reivindicações deste evento internacional, assinalamos as seguintes: envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento; rotas seguras para as escolas; leis de trânsito amigas das crianças, com uma "Visão Zero" como premissa máxima; limite de 30km/h nas localidades e ruas com pessoas; ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais; mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar. Para saberes mais: www.kidicalmass.pt


Vamos Brincar na Rua

No dia 1 de Maio no Jardim do Campo Grande, às 10:00, ocorreu mais um encontro do movimento Vamos Brincar na Rua.  A expectativa sobre a adesão das familias de jovens casais era enorme, dada a longa interrupção provocada pela pandemia. Assistimos ao início do evento, quando começaram a chegar mais crianças acompanhadas pelos país. As crianças mal ali chegavam começavam de imediato a brincar, e nem era preciso nenhuma parafernália de brinquedos. Qualquer coisa, com um pouco de imaginação, servia. Mais