Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Junta de Freguesia de Alvalade

 
 

 

 

"Guerra" entre PS e PCP na Junta de Freguesia

Discutiu-se pacotes de borlas na reunião pública do executivo da Junta de Freguesia de Alvalade e estalou o verniz na coligação. Ás 19h05 do dia 17 de Fevereiro era esta a assistência. Nenhum freguês apareceu a expor o que quer que fosse. A participação cívica está reduzida a postagens no facebook. Estava destinada a ser mais uma reunião sem história, mas eis senão quando estala a guerra na coligação do executivo. O vogal do PCP reclama que o quinhão que possui no seu orçamento para oferecer viagens no autocarro da Junta, a "título não honeroso", é reduzido. Quer mais. Alega que a contabilização que lhe é feita ao km é demasiado alta (1,24 euros). Se o valor fixado fosse mais baixo poderia oferecer mais viagens e supostamente conseguir em futuras eleições mais votos. É conhecida a utilidade eleitoral destas viagens oferecidas pelas Juntas de freguesia. Com a abstenção do PS foram-lhes aprovadas três viagens. Minutos depois o presidente da Junta e a vogal do PS sem nenhum queixume aprovaram as suas borlas. Pouco interessa quem vai usufruir das mesmas, como referia o vogal do PS responsável pelas finanças, no fundo é sempre a Junta que paga a factura, o mesmo é dizer os contribuintes. Ás 19h25 o presidente deu por finda a reunião. A assistência não se alterou.

Viagens Gratuitas ao Porto e Coimbra

A Junta de Freguesia de Alvalade está a promover viagens ao Porto (26 de Fevereiro) e a Coimbra (31 de Maio) para as famílias residentes na freguesia. Aproveite são gratuitas!. Antes da crise económica, a extinta Junta de Freguesia de S. João de Brito oferecia viagens gratuitas ao estrangeiro para que conste.

Antigo Pólo dos Coruchéus ao Abandono

A inauguração deste "Pólo de Atendimento" nos Coruchéus, a 6 de Janeiro de 2016, foi um acontecimento. O então presidente da Junta de Freguesia André Moz Caldas convocou a imprensa para assistir ao acto. A mais do que previsível falta de fregueses levou a que o "Pólo" fosse abandonado. Este é o aspecto das instalações em Novembro de 2019. Se não fosse a ocupação que desde Fevereirio de 2019 lhe tem dado o Centro Cultural Recreativo dos Coruchéus, como sala de xadrez, estaria já num rápido processo de degradação.

Espaço Sénior ao Abandono

Quem passa pela Rua de Entrecampos depara-se com mais um espaço da Junta de Freguesia de Alvalade que foi abandonado. Falta de pessoal? Não nos parece. A Junta, em 2019, contava já com um significativo quadro de pessoal de 111 trabalhadores e continuava a recrutar. Apesar disto, a verdade é que estas situações de abandono ou encerramento de espaços e atividades das antigas juntas são cada vez mais frequentes em Alvalade. Qual a razão? A explicação que nos deram é a seguinte: - A Junta está a centralizar os serviços num "balcão virtual". Os polos de atendimento presencial serão reduzidos ao mínimo indispensável.

Eleições Legislativas e Europeias

Nas últimas eleições legistativas (6/10/2019), ocorreu uma mudança significativa no sentido de voto dos eleitores na freguesia de Alvalade. Os partidos de direita reforçaram a sua votação. O PSD, obteve 30,75% (6.075 votos), o PS ficou-se nos 27,17% (5.367), o BE registou 8,39% (1.657), o CDS-PP conseguiu 7,68% (1.518), o PCP segurou 5, 85% (1.156), a Iniciativa Liberal obteve 5% (988), o PAN 3,94% (778) e o Livre 3,5% (692 votos). O PS, em relação às eleições de 26/05/2019 desceu do primeiro para segundo partido mais votado.

Nas eleições para o Parlamento Europeu (26/05/2019), o PS obteve 23,25% dos votos (3.619), o PSD - 21,27% (3.311), o CDS-PP - 11,96% (1.861), seguindo-se o BE -10,70% (1.666), PAN - 6,86% (1.067) e o PCP-PEV ficou-se nos 5,41% (842).

Acentua-se, portanto, a tendência para a fragmentação da votação, e a consequente necessidade de alianças, compromissos pós-eleitorais ...

Eleições autárquicas de 2021

 

As máquinas partidárias começam a mexer-se para preparar as eleições autárquicas de 2021. No atual modelo de gestão autárquica a escolha dos candidatos partidários locais acaba por ter enormes repercussões na vida das comunidades. Dito isto, o Partido Socialista vence desde 2013 as eleições autárquicas na Freguesia de Alvalade, algo que os seus militantes consideravam "impossivel". No dia 31 de Janeiro, entre as 18 h e as 22 h, no Centro Cívico Edmundo Pedro a secção de Alvalade foi a votos. José Pedro Ferreira vogal da atual Junta é candidato ao cargo de secretário coordenador. Em 2012 concorreu contra André Moz Caldas. No seu manifesto-programático fala-se sobretudo do passado recente (2013-2019), quanto a ideias para futuro da freguesia por enquanto nenhumas. O seu "programa" está dirigido para dentro do partido e não para os fregueses de Alvalade. Como se esperava José Ferreira ganhou a eleição.

Oposições, onde andam ?

Quem tenha assistido aos discursos das oposições ao atual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade (PS/PCP), após as eleições autárquicas de 1 de Outubo de 2017, só poderia ficar com a ideia que estavamos perante uma oposição musculada na assembleia de freguesia. O lider do CDS - Francisco Camacho - prometeu que a direita faria uma "guerra" à coligação de esquerda. O lider do PSD - João Pessoa e Costa - de forma mais moderada prometeu firmeza no combate. O Bloco de Esquerda, através de Afonso Moreira, prometeu uma vigilância sem concessões. Seis meses depois do ato de tomada de posse (19/10/2017), as oposições eclipsaram-se em Alvalade. Nada que já não tenha acontecido no passado. A Oposição, em geral, só acorda em períodos eleitorais. Mais

MRPP sai de Alvalade

O espaço onde funcionou a sede nacional do MRRP na Av. do Brasil está à venda. Era um fim esperado desde finais de 2019 quando ficou sem a subvenção pública que recebia desde 2009. Nas legislativas de 2019 não conseguiu mais do que 36.118 votos, em Alvalade foram 71, não atingindo os 50 mil votos necessários para continuar a ser financiado pelo Estado. O que resta da sua presença na freguesia é um mural no Complexo Desportivo de S. João de Brito. Foto: 6 /03/2020

Quem remove este cartaz ?

Já passou um mês sobre as eleições legislativas de 6/10/2019, mas continua por remover alguns cartazes da campanha eleitoral. Quanto tempo ainda teremos que esperar, para que o PRD, remova este cartaz ? (na freguesia de Alvalade obteve 24 votos).

Acabou de ser retirada a fotografia do candidato mas não o painel...

Comissão Social da Freguesia de Alvalade (CSFA)

A criação da CSFA constituiu um excelente iniciativa, mas rapidamente se percebeu que sem uma efectiva coordenação de pouco servem continuar a sumar adesões de novos membros. Em 2017 era a maior de Portugal ! Não podemos, todavia, confundir a propaganda com a realidade. A distância é enorme. Mais

Vandalismo

Alvalade, como toda a cidade de Lisboa está coberta de inscrições. Umas feitas por "brincadeira", outras para marcarem "territórios". Neste caso procurou-se deliberadamente evitar que os moradores podessem consultar a informação disponibilizada pela Junta de Freguesia de Alvalade. Foto:Avendida do EUA, 10/12/2019

José António Barbosa Borges - Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade

O novo presidente tomou posse no dia 2/05/2018 (na foto tomando notas), numa cerimónia marcada pela ausência dos membros mais destacados dos partidos da oposição. A situação política na junta de Alvalade estava a degradar-se, tornando-se insustentável. André Moz Caldas, que fora eleito para um segundo mandato a 1/10/2017, passados seis meses anunciou que se iria retirar (7/3/2018), deixando o seu lugar a um membro da Juventude Socialista. Nesta cerimónia leu um "relatório" do que foi feito em Alvalade durante a sua presidência, recebendo um forte aplauso dos presentes.

José Borges, o novo presidente da junta, no seu discurso começou por agradecer à familia (presente em peso), mas também à confiança que o Partido Socialista depositou nele. Prometeu cumprir o programa sufragado nas eleições de Outubro de 2017. Luis Nazaré, num belo discurso de improviso, desejou sorte ao novo "general" de Alvalade. Mais

José António Barbosa Borges

Novo Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade

Era inevitável !. André Moz Caldas, eleito para um segundo mandato a 1/10/2017, acabou por anunciar que se irá retirar (7/3/2018), deixando a presidência da junta entregue a José António Barbosa Borges, um jovem nascido a 27/01/1989 em Terras do Bouro. Veio para Lisboa em 1995. Licenciado em Direito pela Universidade Nova. Membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista.Pertence aos quadros do Banco de Portugal. Entre 2013-2017 fez parte da Assembleia da Junta Freguesia da Penha de França.Foi adjunto do Secretario de Estado dos Assuntos Parlamentares (Pedro Nuno Santos) de Abril de 2016 a Abril de 2018. Veremos se irá conseguir dar à junta a capacidade de iniciativa e a coordenação que perdeu nos últimos tempos, devido às prolongadas ausências de André Moz Caldas no Ministério das Finanças... O novo presidente tomou posse no dia 2/05/2018, pelas 18h30, no Auditório do Centro Cívico Edmundo Pedro.

Executivo

Eleições Autárquicas de 2017 (1 de Outubro de 2017)

Resultados

PS (Partido Socialista) conquista, uma vez mais, a Junta de Freguesia de Alvalade com 36,21% dos votos. O PSD segura a sua posição de segundo mais votado (20,57%), seguido do CDS-PP (18,38%). O PCP (8,59%) e o BE (6,61%) registam um aumento de votantes.

Mudanças na Junta de Freguesia

A saída de André Moz Caldas da Junta de Freguesia de Alvalade, em Abril de 2018, só por si representa uma profunda mudança na gestão da freguesia. Pouco depois o PSD, aproveitou também para substituir as duas figuras mais conhecidas na oposição à atual coligação, o António Prôa e o João Pessoa e Costa.

Arquivo da Junta de Freguesia de Alvalade (2013-2017)

Relatórios de Gestão: 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019

Planos: 2014 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019

Análise do Mandato do PS na Junta de Alvalade (2013-2017)

Novo Edifício dos Serviços Centrais

No dia 16 de Junho de 2017, com algum meses de atraso, foi finalmente inaugurado o novo edifício dos serviços centrais da Junta de Freguesia de Alvalade, cerimónia que contou com a presença de Fernando Medina, presidente da CML. 

Com a abertura dos Serviços Centrais da Junta espera-se que o Largo Machado Assis, junto à Avenida de Roma, comece finalmente a ser limpo com regularidade, o que até agora nunca aconteceu.

O edificio foi inaugurado em Junho de 2017, mas não tardou a ser vandalizado como a foto documenta. Foto: 15/01/2018

Conflitos Junta - Trabalhadores

O aumento as competências da Junta de Freguesia de Alvalade implicou o crescimento exponencial do número de trabalhadores da junta, nomeadamente os ligados à tarefas de limpeza e higiene urbana.Entre 2013 e 2017 a Junta passou de 12 para 111 funcionários.

Os problemas laborais não tardaram a surgir, levando os sindicatos a apresentarem à um vasto caderno de reivindicações, cujas negociações estão em curso. Um grave problema é a precaridade de muitos dos trabalhadores da junta, o que tem afectado a continuidade de serviços e projectos em curso. Mais

Delegação de Competências - Obras

A lei 56/2012, de 8 de Novembro abriu novas áreas de intervenção para as juntas de freguesia através da delegação de competências da câmara municipal . Alvalade neste domínio tornou-se um caso exemplar na cidade de Lisboa, tantas tem sido as competências que tem assumido.

As prioridades de André Moz Caldas no Segundo Mandato

O programa e as promessas eleitorais do PS definiram um vasto conjunto de medidas cuja concretização iremos acompanhar nos próximos anos. Mais

 
 

Lisboa: Eleições Autárquicas

Eleições Autárquicas de 2017

Eleições Autárquicas de 2013

 Eleições Autárquicas de 2009  

Manifesto Eleitoral (2009)

 Eleições Intercalares Autárquicas de 2007  

Eleições Autárquicas de 2005 

 Eleições Autárquicas de 2001

Estatísticas Eleitorais 1976-2007

 

 

Brasão da Freguesia de Alvalade

O brasão reúne elementos alusivos às antigas freguesias: duas espadas invertidas de prata do anterior brasão da freguesia de Alvalade, uma lisonja de prata e uma palma púrpura do anterior brasão de São João de Brito e uma lucerna que alude à Cidade Universitária, que ocupa parte substancial da antiga freguesia de Campo Grande.

 
 

Competências, Serviços e Espaços a cargo da Freguesia de Alvalade:

Fruto da reorganização administrativa de Lisboa (2012) e das competências que a CML transferiu para as juntas de freguesia (2014), estas passaram a ter importantes competências e a dispor de elevados recursos humanos e financeiros. Mais

Sessões Públicas

Realizam-se na terceira segunda-feira de cada mês, com início às 18:00 no auditório da Junta de Freguesia Rua Conde de Arnoso, n.º 5-B

 

 
   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque
 
   
Freguesia