Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Junta de Freguesia de Alvalade

 
 

As prioridades de André Moz Caldas no Segundo Mandato

(2017-2021)

Anterior

 

 

O Programa e as promessas eleitorais do PS para a freguesia de Alvalade definiram um vasto conjunto de medidas cuja concretização iremos acompanhar nos próximos anos.

1. Requalificação do Bairro de São João de Brito. A transformação deste bairro clandestino, num espaço requalificado é uma das grandes promessas do PS e da Junta de Freguesia.

2. Requalificação do Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito. As obras foram iniciadas, mas não tardaram a serem suspensas devido a problemas com o empreiteiro. Inclui a construção de um campo de rugby para o Clube de Rugby de S. Miguel.

3. Requalificação dos Logradouros de Alvalade. Uma vasta área de terrenos municipais tem sido ao longo dos anos, na mais completa das impunidades, transformada em lixeiras e apropriada por privados para os mais diversos fins, como a construção de barracas, oficinas, hortas, etc. A sua reabilitação para uso da comunidade resolveria grande parte dos problemas de estacionamento na freguesia, nomeadamente no Bairro das Caixas. Propoem-se reabilitar os caminhos pedonais que constavam no desenho original do Bairro de Alvalade.

A promessa da sua reabilitação está feita, veremos se é desta que é cumprida.

4. Conversão do "Porta-a-Porta" no "Táxi Solidário". Uma nova iniciativa que se espera venha a ter mais exito que a primeira. A carrinha do Porta-a-Porta andava quase sempre vazia.

5. Requalificação de passeios. Foi feita a promessa de realificação dos passeios de três avenidas: Av.da Igreja, Av. Santa Joana Princesa e Av. Dom Rodrigo da Cunha. É obvio que ao longo de quatro anos é muito pouco. Espera-se muito mais.

6. Criação de uma rede de Parques Caninos. Dada a enorme quantidade de cães na freguesia, impoem-se a criação de novos parques caninos semelhantes ao que existe no Jardim do campo Grande. Pensa-se que com esta medida os donos dos cães comecem a libertar os jardins para as crianças.

7. Rede de Colónias de Gatos. Na falta de crianças, os habitantes de Alvalade passaram a dedicarem-se a cuidar de animais de estimação. As adoráveis e limpissimas gatas vão ter um programa de esterlização.

8. Aumento do Número de Trabalhadores do Serviço de Higiene Urbana. É sabido que a população de Alvalade não prima pelo civismo, o que foi reconhecido pelos próprios no Retrato Social de Alvalade (2017). A única maneira de melhorar a limpeza da freguesia é continuar a aumentar o número de trabalhadores destes serviços.

 

 

9. Requalificar vários espaços verdes. Prosseguindo a requalificação dos espaços verdes da freguesia, chegou agora a vez da Praceta da Rua José Lins do Rego, espaço da Av. Frei Miguel Contreiras com a Rua Guilhermina Suggia, Jardim dos Moradores na Rua Eugénio de Castro Rodrigues, etc.

10. Construção do Mercado de Levante (Alvalade Sul, Rua Bolhão Pato). Está em construção.

11. Requalificação do Mercado de Alvalade Norte (2ª. fase).

 

 

12. Criação de Novos Parques Infantis. É sabido que em Portugal morrem mais pessoas do que aquelas que nascem, mas Alvalade quer incentivar as mães e pais a terem crianças criando condições para o seu crescimento e desenvolvimento. Projectados: Av. do Brasil, Rua Bolhão Pato, Av. dos Estados Unidos, Bairro das Boa Esperança,

 
 

 

13. Pequenas Reparações. Apoio a pequenas reparações em habitações de pessoas em situção de carência económica ou funcional.

14. Reparações do Parque Escolar. Prosseguir e ampliar o programa de reparação das escolas públicas na freguesia.

15. Dinamizar o Centro Civico Edmundo Pedro. O empreendorismo é hoje um necessidade vital para as sociedades em rápida mudança, a nova junta propoem-se transformar estre centro civico num pequeno espaço de incubação de pequenos negócios. Veremos o que acontece.

Continua...

 
   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque