Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

 

Junta de Freguesia de Alvalade

Análise do Mandato de 2017-2021

(Em construção)

O primeiro critério que seguimos para avaliação deste mandato foi conformidade entre o proposto e o realizado, através da confrontação entre o programa eleitoral apresentada em 2017 e o que efectivamente foi realizado. Como as sociedades não são estáticas e os contextos estão em constante mudança, avaliamos também a capacidade demonstrada pelos eleitos na forma como enfrentaram as mudanças em curso e procuraram darem continuidade ao que se propuseram. Outros elementos de analise foram  considerados, como o diálogo e informação constante aos eleitores das decisões e atos praticados.

A avaliação prossegue, revelando-se até ao momento positiva.

Neste segundo mandato do PS, coligado com o PCP, à frente da junta de freguesia de Alvalade foi de continuidade. Para facilitar a sua análise selecionamos 10 áreas que consideramos centrais para a sua avaliação do mesmo, salientando os aspectos positivos e negativos, tendo em conta as críticas que foram sendo feitas, assim como a nossa própria análise in loco. A Pandemia desculpa muitas falhas nos serviços, mas não todas.

1. Junta

A dimensão da atual junta de freguesia, criada em 2013, superar e muito a das antigas juntas (Campo Grande, S.J. Brito e Alvalade). Um crescimento em grande parte rersultante de competências delegadas pela CML. O orçamento anual da Junta ultrapassa os 7,6 milhões, contando com 128 funcionários, recorrendo ainda a várias empresas privadas para o desempenho das suas atuais funções.

a) Mudança de presidência. Seis meses depois das eleições de 2017, o candidato que ganhou as eleições para a presidência da Junta (André Moz Caldas) foi substituido pelo número dois da lista (António José Borges) num jogo de cadeiras deplorável.

b) Curriculos. Apesar da nossa insistência, os dois vogais do PCP com assento na Junta recusaram-se a informar os fregueses dos seus curriculos. Quase 50 anos depois do 25 de Abril de 1974, mantém-se a mesma mentalidade do tempo da ditadura.

c) Transparência. Constitui um dos pontos positivos desta Junta (planos, relatórios, atas, etc) tudo está acessivel aos fregueses. Não há comparação com o que acontecia antes de 2013 nas três juntas que existiam neste território.

O problema é quando a informação se torna em propaganda, o que tem acontecido demasiadas vezes. O Boletim da Junta é neste aspecto um mau exemplo, na ansia de projectar a figura de José Borges.

d) Funcionalidade. A informação e atendimento prestado aos fregueses é genericamente razoável, com um recurso desmesurado ao recursos tecnológicos. Os polos de atendimento tem uma distribuição deficiente. 

- O Polo de Atendimento e Espaço Cidadão do Pavilhão Municipal de Alvalade (Quinta dos Barros) foi aberto em Janeiro de 2021  oferecendo agora muito melhores condições de atendimento aos fregueses locais

- O Polo de Atendimento e Espaço Cidadão da Biblioteca Chaves Caminha, aberto em Dezembro de 2020) permitiu libertar destas funções o polo existente no Centro Cívico Edmundo Pedro,

  

Pólo dos Coruchéus ao Abandono

Critica: A inauguração deste "Pólo de Atendimento" nos Coruchéus, a 6 de Janeiro de 2016, foi um acontecimento. O então presidente da Junta de Freguesia André Moz Caldas convocou a imprensa para assistir ao acto. A mais do que previsível falta de fregueses levou a que o "Pólo" fosse abandonado. Este é o aspecto das instalações em Novembro de 2019. Se não fosse a ocupação que desde Fevereirio de 2019 lhe tem dado o Centro Cultural Recreativo dos Coruchéus, como sala de xadrez, estaria já num rápido processo de degradação.

Espaço Sénior Encerrado. Quem passava pela Rua de Entrecampos deparava-se com mais um espaço da Junta de Freguesia de Alvalade que foi abandonado. Falta de pessoal? Não nos parecia. A Junta, em 2019, contava já com um significativo quadro de pessoal de 111 trabalhadores e continuava a recrutar. Qual a razão? A explicação que nos deram foi a seguinte: - A Junta estava a centralizar os serviços e a criar um "balcão virtual". Os polos de atendimento presencial seriram reduzidos ao mínimo indispensável, sendo as verbas do aluguer transferdas para outras funções.

Coligação PS-PCP

A coligação entre o PS e o PCP decorreu sem grandes sobressaltos, excepto na partição no bolo (orçamento). A opacidade do PCP foi outro dos pontos de discórdia. Este partido recusou-se a fornecer o curriculo dos dois vogais com pelouros ( consultar ). Na hora de balanço de uma coligação de oito anos, os PCP reclama como da sua iniciativa quase tudo o que a junta realizou. Em termos concretos registamos apenas das suas "obras": as oficinas de expressão artistica e de teatro nas escolas do 1º. Ciclo e o Projecto Desporto Junior que envolveu cerca de 400 crianças.

"Guerra". Discutiu-se pacotes de borlas na reunião pública do executivo da Junta de Freguesia de Alvalade e estalou o verniz na coligação. Ás 19h05 do dia 17 de Fevereiro de 2020 era esta a assistência. Nenhum freguês apareceu a expor o que quer que fosse. A participação cívica está reduzida a postagens no facebook. Estava destinada a ser mais uma reunião sem história, mas eis senão quando estala a guerra na coligação do executivo. O vogal do PCP reclama que o quinhão que possui no seu orçamento para oferecer viagens no autocarro da Junta, a "título não honeroso", é reduzido. Quer mais. Alega que a contabilização que lhe é feita ao km é demasiado alta (1,24 euros). Se o valor fixado fosse mais baixo poderia oferecer mais viagens e supostamente conseguir em futuras eleições mais votos. É conhecida a utilidade eleitoral destas viagens oferecidas pelas Juntas de freguesia. Com a abstenção do PS foram-lhes aprovadas três viagens. Minutos depois o presidente da Junta e a vogal do PS sem nenhum queixume aprovaram as suas borlas. Pouco interessa quem vai usufruir das mesmas, como referia o vogal do PS responsável pelas finanças, no fundo é sempre a Junta que paga a factura, o mesmo é dizer os contribuintes. Ás 19h25 o presidente deu por finda a reunião. A assistência não se alterou.

2. Higiene Urbana

Num total de 128 trabalhadores, 56 estão dedicados à higiene urbana: 1 técnico superior, 1 assistente técnico, 1 encarregado geral, 4 encarregados operacionais, 1 auxiliar de limpeza e 48 assistentes operacionais (números de 2021). Nos últimos anos a Junta tem vindo a constituir um importante parque de modernos equipamentos de limpeza urbana, o que deve ser assinalado.

Parque de Higiene Urbana das Murtas. O espaço tornou-se exiguo para a quantidade de veiculos e outros equipamentos que foram adquiridos para a limpeza na freguesia.

Neste domínio globalmente registaram-se importantes progressos, basta ler o que se escrevia na imprensa antes de 2013.

a) Regularidade e abrangência. A limpeza das ruas embora tenha melhorado em relação a outros mandatos, nem sempre mantém a mesma regularidade. A certificação de qualidade é um bom indicador, mas falta o controlo na sua aplicação.

b) Equipamentos na via pública. Os ecopontos, vidrões, pilhões, sacos para o coco dos cães, cinzeiros estão hoje bastante disseminados pela freguesia. O problema é a falta de limpeza em torno dos ecopontos. Devido à falta de civismo de muitos fregueses não raro formam-se nestes locais verdadeiras lixeiras.

c) Ervas e Arvoredo. A propagação de ervas pelos passeios tem sido uma das críticas mais frequentes que nos tem chegado. Em alguns locais formou-se autênticos matagais. A falta de manutenção levouque muutas árvores pouco depois de serem plantadas secassem, outras foram cortadas sem serem removidos os respectivos coutos.

d) Limpeza de terrenos. Na cidade Universitária, Calvanas, área do Bairro de S. J. Brito, logradouros do Bairro das Caixas embora tenha sido realizadas algunas limpezas profundas as lixeiras continuam.

e) Parques Caninos e Gatis. Foram criados três parques caninos (Av. EUA, jardim do Campo e Rua Paul Harris). O problema é que os donos dos cães pouco os utilizavam, preferem passear os cães nos jardins das crianças destruindo e emporcalhando tudo. Sem fiscalização e repressão destas criaturas de nada servem estes parques. Foi criada uma rede com 4 abrigos para gatos.

Parque das Murtas de Higiene Urbana. As melhorias nas instalações têm sido feitas a conta gotas, carecendo de um intervenção global.

Criticas. Nas redes sociais a falta de limpeza é o mais apontado, responsabiliza-se a CML e a Junta, mas omite-se a falta de civismo dos fregueses. A critica que podemos e devemos fazer é à falta de vigilância e punição dos que emporcalham os espaços públicos, uma competência que a Junta não quere assumir. Os funcionários da Higiene Urbana queixam-se de falta de diálogo com o responsável do sector, ordenados baixos e problemas na distribuição dos turnos por resolver.

3. Espaços Verdes

A melhoria dos espaços verdes em Alvalade foi sem dúvida a área onde a atual Junta realizou a sua obra mais significativa. O apoio das CML, nomeadamente do vereador José Sá Fernandes deve ser destacado nesta hora de balanço.

a) Jardins. Na criação de novos jardins e na requalificação dos mais antigos realizou-se uma obra meritória. Destacamos em particular três intervenções: os jardins do bairro das Estacas (setembro de 2020), os espaços verdes na Rua Paul Harris, na Quinta dos Barros (2021) .

Uma animação transbordante regressou ao Jardim do Campo Grande após a recuperação do lado sul, exigindo um redobrado trabalho na sua manutenção.

Novos espaços estão a surgir no Campo Grande em edificios que durante décadas foram votados ao mais completo abandono. Foto: 22/09/2021    

b) Jardim dos Campo Grande e Parque José Gomes Ferreira. Pela sua dimensão são os dois pulmões do Bairro de Alvalade embora com sortes diferentes. O primeiro ganhou uma vida nova, com a reabilitação do lado sul (abril de 2018), o segundo continua a marcar passo. A plantação de 300 árvores na Quinta do Narigão (março de 2018) foi insuficiente. O anunciado "parque de escotismo", acordado em 2019, num protocolo com a CML e a AEP não saiu do papel, os custos ambientais ditarem o seu fim.

O corredor verde ao longo da Avenida dos EUA (espaços verdes, parques infantis, parque caninos, etc), tem sido objecto de várias criticas pela falta de manutenção. Em alguns locais verificamos que a destruição dos espaços recentemente requalificados estava a ser acelerada pelo vandalismo e os canídios (cães e respectivos donos).

O parque canino que foi construído na Avenida do EUA não impediu que os donos dos cães continuassem a vandalizar outras áreas do corredor verde nesta avenida. Foto: 17/08/2021

c) Manutenção. Constatamos que, à semelhança outras áreas, faz-se um investimento significativo na requalificação ou abertura de novos espaços verdes, uma vez inaugurados não tardam a ser abandonados. O Jardim horticola Aquilino Ribeiro Machado é um típico exemplo desta situação. Durante largos meses esteve transformado num matagal. A Junta justificou matagal afirmando que não se tratava de um jardim tradicional mas de um parque de flores campestres, onde podemos observar o ciclo anual de renovação de um prado.

Uma das raras hortas bem cuidadas. Quinta Fonsecas e Calçada. Foto: 5/08/2021

d) Hortas Urbanas. Foram criados quatro parques horticolos, cuja exploração nem sempre correspondeu às expectativas. O parque nas traseira da Rua Afonso Lopes Vieira em pouco tempo ficou numa lástima e os equipamentos instalados vandalizados.

Critica. É consensual que os donos dos cães são presentemente os grandes destruidores dos espaços verdes que foram reabilitados, mas nenhuma medida é tomada contra a sua ação desvastadora.

4. Requalificação de Espaços Públicos

a) Logradouros: Neste mandato destacamos pela sua importância, incluindo simbólica, a recuperação de dois logradoutros: Avenida do Brasil (nºs112 a 132) a obra concluida em Agosto de 2018, terminou com uma situação de completo abandono tantas vezes denunciada; A continuação da limpeza e requalificação dos problemáticos logradouros do Bairro das Caixas constitui um verdadeiro acontecimento. A apropriação dos espaços públicos e o abandono atingiram proporções inacreditáveis. A obra prossegue e tem que prosseguir, está em fase de conclusão o Logradouro entre a Rua João Lúcio e a Rua Antónia Pusich (Agosto de 2021). A impunidade que tem reinado nestes logradouros sofreu um duro golpe.

c) Bairro de S. J. de Brito. É um tipico bairro ilegal, onde casas de construção muito precária se misturam com outras mais sólidas, no meio de enormes lixeiras. O problema arrasta-se desde os anos 60 do século XX! A CML em parceria com a Junta resolveram lotear a área cendendo-a o terreno aos moradores, legalizando desta forma a ocupação ilegal de terrenos públicos. Para além desta facto, subsistem outros, como a poluição atmosférica e sonora no local, a precariedade das construções, etc. A CML/Junta entendem que com a construção de infra-estruturas e alguns espaço verdes a "coisa" ficará resolvida ou pelo menos alindada. Todos os candidatos desde 1977 ( ! ), quando ocorrem as primeiras eleições autarquicas fazem questão de visitar esta bairro e deitar faladura.

5. Mobilidade, Transito e Estacionamento

a) Sinistralidade. Alvalade continua a estar no topo das freguesias de Lisboa onde se registam maior número de atropelamentos e choques de viaturas com feridos graves. Os pontos negros são coinhecidos, como o cruzamento da Av. do Brasil com a Avenida de Roma, mas nada é feito para corrigir a situação.

Aprazivel entrada para um dos três parques de estacionamento criados ao longo da Rua Afonso Lopes Vieira. Neste antigo logradouro (impenetrável e transformado num vazadouro)  foram também criados para talhões para hortas urbanas. Um simpático lugar para descanso e convivio em pouco tempo foi completamente destruido. Foto: 23/09/2021

 A construção de ciclovias foi articulada com a criação de pequenos parques de estacionamento para veiculos de duas rodas.     

b) Estacionamento. Esta outra das áreas onde a Junta liderada pelo PS mais tem investido, nomeadamente requalificando antigos parques ou limpando e aproveitando terrenos e logradouros públicos que estavam ao abandono. Destacamos como bons exemplos, os três parques que foram criados ao longo da Rua Afonso Lopes Vieira.

Crítica: A Junta tem criado  por toda a freguesia centenas novos lugares de estacionamento, numa verdadeira obcessão. É tampo de dizer basta: Lisboa tem que reduzir drasticamente o número de automóveis em circulação para bem da saúde de todos.

c) Ruas e passeios. Para além do asfaltamento de várias ruas, salientamos pela sua relevância as intervenções nos passeios  requalificação e rebaixamento nas passadeiras. A colocação dos pilaretes permitiu proteger as pessoas do estacionamento selvagem.  

d) Ciclovias. A freguesia de Alvalade já possui um significativa rede de ciclovias. acomanhada de meddas para aclamar o transito.  Na rede Gira em Outubro de 2017 entraram em funcionamento as primieras 14 estações, em 2021 são 23 estações e cerca de 90 bolsas para estacionamento. 

Critica: Alvalade destaca-se na cidade pela quantidade de bicicletas disponibilizadas, mas também pela sua vandalização. Em agosto de 2021 as existentes no Largo Heitor Pinto (na imagem) e na Av. da Igreja foram noticia na comunicação social  pelas piores razões. Os utilizadores destes veiculos não estão isentos de criticas, nomeadamente por respeitarem com excessiva frequência as regras de transito.

e) Carreiras. Primeiro foi lançado a carreira "Porta-a-Porta" que não tardou a revelar-se num fracasso. Em 2021 foi apareceu a carreira 46B, cujo autocarro  anda sistematicamente vazio. A pandemia não explica tudo. É urgente repensar este modelo de transporte no interior da freguesia, percursos, etc.

6. Educação e Cultura

Escola EB1 dos Coruchéus. As obras de requalificação foram inauguradas a 30/11/2018

a) Escolas do 1º.Ciclo e Jardins de Infância. As instalações das escolas do 1º. ciclo foram confiadas às autarquias , o que resultou em bons resultados na sua requalificação e outros apoios. Registou-se a reablitação das seguintes escolas: EB1/Jardim de Infância Bairro de São Miguel (Setembro de 2019), EB1/JI Dom Luis da Cunha (Setembro de 2019), EB1/JI dos Coruchéus (Novembro de 2019).

Aspecto da entrada das modernas instalações do jardim infantil da EB Teixeira de Pascoais, a única obra que foi possivel concluir a tempo do novo ano lectivo.   

Critica: Em Alvalade ocorreu um desastroso caso que mancha o trabalho realizado: a realificação da Escola EB 1 Teixeira de Pascoais. A conclusão definitiva das obras só estará concluida em Março de 2022.

b) Apoios Educativos . A Junta como lhe compete desenvolve várias ações de apoio à educação dos mais jovens, tais como Oficinas para Crianças (nas instalações da Junta), ciclismo e natação curricular (escolas básicas e jardins de infãncia na rede pública), xadrez (escolas básicas da rede pública), etc. 

O Pensamento Lidiano. Foto:Março/2020

c) Murais. Dando continuidade ao mandato anterior (2013-2017), a Junta sob a liderança de José Borges prosseguiu a encomenda de novos murais: Romance da Raposa de Aquilo Ribeiro (2019) de Kruella d`Enfer; O Pensamento Lidiano (Lídia Jorge) de Luzia Lage e Daniela Guerreiro(2020); Homenagem da Gonçalo Ribeiro Telles (2020) de Syler; Lisboa Menina e Moça, homenagem a Carlos do Carmo (2021) de Maria Belém. Ao todo são 20 locais de arte urbana que permitiram criar um circuito que deju "cor" a muitos locais da freguesia.  

Critica: É pena que com igual empenho a Junta não promova uma campanha para limpar as paredes de grafites, ou a limpeza do monumento à Guerra Peninsular, em Entrecampos, dentro do qual está a crescer uma vigorosa árvore...

d) Eventos Culturais. A Pandemia não permitiu avaliar a capacidade da Junta na produção de eventos culturais, tendo-se centrado em duas "grandes" iniciativas: "Encontro de Escritores" e "Alvalade Capital da Leitura". Iniciativas marcadas por um limitada repercussão, fruto de certa incapacidade de articulação com as grandes entidades culturais existente na freguesia. Não é com propaganda, nem com a distribuição de medalhas que se abrem novos horizontes. Para além destas registamos "Há Vida no Bairro", "Olhar Alvalade " (concurso fotográfico), "Festival de Verão, Concertos ao Entardecer", "Concurso de Presépios", "Arraial de Santo António" (suspenso durante a Pandemia), Passeios Temátcos por Alvalade.

Critica: As queixas chegaram apontam para um leque de convidados nestas iniciativas pouco diversificado. O que não pudemos verificar.

e) Biblioteca Chaves Caminha. A biblioteca foi remodelada em Março de 2019, desenvolvendo a partir de então multiplas iniciativas culturais.

Critica. Ausência de um espaço sobre a história de Alvalade, com livros, revistas e outras publicações que permitissem o acesso a uma  perspetiva mais ampla sobre a evolução deste território.

7. Desporto e Actividades Recreativas

Neste quatro anos o desporto,  a par das instalações escolares e dos espaços verdes foi aquele onde mais se avançou. Nem tudo foi da competência da Junta, mas a verdade é que soube acompanhar a dinâmica de renovação .

Complexo Desportivo de São João de Brito. Campo de rugby do Clube de S. Miguel. Desde há dois anos funciona aqui uma escola de futebol do Sport Lisboa e Benfica. Foto:24/09/2021

a) Novas Instalações Desportivas. A lista pode pecar po defeito, mas permite ter uma ideia do trabalho realizado: Novo campo de jogos do Bairro das Murtas (Dezembro de 2017);  Pavilhão Municipal na Quinta dos Barros  (2018) e o Parque de skate na Rua Dom Pedro Cristo (abril de 2021). Reabilitações: Complexo Desportivo Municipal São João de Brito (Janeiro de 2019), incluindo a bancada e o parque de estacionamento (obra em curso); campo de jogos da Avenida dos Estados Unidos da América (setembro de 2021); campo de jogos dos Coruchéus (agosto de 2021), etc.

b) Espaço Senior. Espaço Brisos Alvalade foi totalmente requalificado (Dezembro de 2019), permitindo actividades mais diversificadas num ambiente agradável  .

Crítica. A Junta de Freguesia de Alvalade estava a promover viagens gratuitas ao Porto (26 de Fevereiro de 2020) e a Coimbra (31 de Maio) para as famílias residentes na freguesia. Dir-se-á que "todas" as autarquias o fazem, sem nunca explicarem os critérios que levaram a seleccionar uns, deixando em terra outros. Também nada dizem da prioridade dada a estas viagens no contexto das necessidades na freguesia/municipio. Para que conste: Antes da crise económica, a extinta Junta de Freguesia de S. João de Brito oferecia viagens gratuitas ao estrangeiro custeadas pelos contribuintes.

c) Associações. No vasto leque de associações culturais, desportivas entre outras que são apoiadas pela Junta, uma continua a ser um verdadeiro "imbróglio": Os Estrelas de S. João de Brito. O problema de fundo é com a CML, mas a Junta não se demarcou do mesmo ou não o quis fazê-lo. Uma situação que contaminou estas eleições.

d) Programas. A Junta tem um vasto programa de actividades desportivas e recreativas dirigidas a todos os escalões etários. A título de exemplo:  Alvalade em Férias Sénior, Alvalade em Férias Crianças e jovens, Férias Desportivas "Mexe-te em Alvalade, etc.  

Crítica: Várias fregueses são da opinião que a Junta não devia assumir a realização destas iniciativas, mas apenas  limitar-se a financiar a sua realização por outras entidades. 

8. Habitação, Apoios Sociais e Económicos

 a) Habitação. Não sendo uma competência da Junta mas da CML, esta pode e deve intervir neste domínio. Saudamos a forma como o fez no "Bairro de São de Brito", no inicio da operação da reabilitação urbana da Vila Afifense, assim como na regularização da propriedade em duas cooperativas de habitação.  É justo assinalar que Alvalade tenha sido contemplada no programa Renda Acessivel com 6 edifcios e 178 fogos, cujas obras estão em fase de conclusão.  

b) Apoios Sociais e Saúde. Para além do reforço dos apoios habituais, a grande novidade a intervenção no Centro de Saúde de Alvalade (Junho de 2021).  

 A criação do "Transporte Solidário" constituiu uma das mais importantes medidas de apoio social, nomeadamente para pessoas com mobilidade limitada.

c) Mercado de Alvalade e Mercado Jardim. O primeiro foi em 2016 objecto de uma importante  intervenção, e palco de diversas iniciativas que visam a sua promoção. Foi criado no mesmo uma nova central fotovoltaica (Setembro de 2021). O segundo foi criado de raiz no Bairro das Estacas (Outubro de 2018).  

d) Promoção do Comércio e Serviços Locais. Concurso Gastronómico de Sabores, Mercado de Natal, APP Comércio Local, etc.

9. Segurança

A criminalidade continua à solta, cujos assassinatos verificados em 2020 e 2021 não deixaram de provocar alguma apreensão. A pequena criminalidade (roubos, assaltos e vandalismos), como temos noticiado mostram que as quatro dezenas de agentes da 18º. Esquadra são manifestamente insuficientes para porem cobro a estas situações. A segurança na Cidade Universitária requer uma abordagem global que tarda em chegar.

a) 18º. Esquadra. A Junta dentro das suas competências tem colaborado activamente na modernização e equipamento desta esquadra: cedência de um veiculo electrico, 2 motociclos electricos, 6 bicicletas, cedência de material informático, reparações diversas, etc.

.        

b) Quartel da 3ª. Companhia do Regimento de Bombeiros  Sapadores. Decorre neste momento  importantes obras de requalificação destas instalações. Foto: 24/09/2021

c) CCTV. Desbloqueamento de sistema de CCTV na Cidade Universitária.    

Critica: A falta de informação da 18ª Esquadra sobre a criminalidade eem Alvalade, como temos referido, acaba por alimentar a ideia que a policia está a esconder factos gravissimos, gerando deste modo sentimentos de insegurança entre os fregueses.

10. Comunidade

A freguesia de Alvalade pode orgulhar-se de ter estancado o declinio demográfico que desde à décadas se verificava neste território. Entre o censo de 2011 e o de 2021 registou-se um aumento de 4,5% de moradores, passando de 31.812 para 33.236.

O território de freguesia de Alvalade regista a maior concentração de universidades, institutos de investigação, bibliotecas e arquivos do país. Uma realidade que não pode nunca ser esquecida, mas antes valorizada. Ao mesmo coexistem neste território, muitas outras realidades como "bairros" degradados, caractizados por fortes problemas de intergração social. A articulação global destas realidades devia ser uma das prioridades estratégicas, o que manisfestamente não tem acontecido.

a) CSFA. A Comissão Social da Freguesia de Alvalade desde a sua constituição, em , foi apontada como uma rede capaz de articular as multiplas entidades existentes na freguesia. André Moz Caldas rapidamente preverteu os proclamados objectivos iniciais e transformou-a numa orgão de propaganda, sob o estrito controlo de elementos ligados ao PS. O resultado foi a inação. José Borges não consegiu, ou não quis inverter a situação.

c) Participação Cívica. A reduzida participação dos fregueses na vida comunitária é um problema não apenas de Alvalade mas do pais. Anomia social, indiferentismo e excessiva partidocracia certamente que estão a constibuir para esta sitauação que mina a democracia em Portugal. Uma situação que a atual Junta pouco tem contribuido para alterar

Avaliação Final....

 

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque