Eleições Autárquicas de 2025

    Anterior

Já começou a campanha para as autárquicas de 12 de Outubro de 2025. À semelhança de anos anteriores vamos reunir a informação  essencial para uma avaliação do  mandato do actual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade (PSD/CDS, 2021-2025), os diferentes candidatos e respectivas propostas para a freguesia. Não esquecemos também de fazer uma avaliação do mandato de Carlos Moedas, como presidente da CML entre 2021-2025.     

Não alimentamos ilusões sobre a utilidade desta informação para um grande número de fregueses, indiferentes à gestão quotidiana da Junta de freguesia, e ainda mais sobre os programas das diferentes forças políticas na freguesia. Em todo o caso é uma tarefa que não precindimos. O baixo nivel de participação civica que caracteriza a democracia em Portugal, diz-nos que o essencial desta eleição, como aconteceu nas anteriores, se passará em torno de fulanização dos candidatos.      

A campanha na rua

A CDU em campanha na Avenida do Brasil, onde andou por dois locais "obrigatórios", já o tinha sido em 2021: o posto de Limpeza das Murtas em contacto com os trabalhadores (3/10/2025) e o Mural "Fora o Aeroporto" (5/10/2025). Só falta na foto o Aquino para termos os principais activistas e candidatos da coligação em Alvalade. Créditos fotográficos: CDU.  Mais

Executivo da Junta de Alvalade (PSD/CDS, 2021-2025)

 

É consensual que o mandato da Junta do PSD/CDS (2021-2025) foi um completo desvario, o que levou inclusive o seu presidente a renunciar ao mandato (Agosto de 2024), furtando-se à avaliação dos eleitores fugindo para África. Casos houve e muitos, inclusive ligações ao escabroso processo TUTT-FRUTTI. Entre os arguidos destacava-se um nome: Francisco Luis Ferreira Bento, jurista, empresário e proeminente militante do PSD, com negócios com a Junta de Freguesia de Alvalade. Um desvario secundado pela maioria dos vogais com pelouros atribuidos e apoiados por sete assessores !.

Avaliação do Mandato (2021-2025)

Para um avaliação objectiva vamos comparar este mandato do PSD/CDS (2021-2025), com o mandato anterior do PS (2017-2021), e depois um balanço detalhado do que foi concretizado ou está em curso.

A primeira constatação é o enorme abismo entre o que foi realizado no anterior mandato do PS e o actual do PSD/CDS, o leitor pode fazer as comparação na revista Alvalade. Compare, as realizações referidas no nº.24, Junho-Agosto de 2021 ( https://calameo.com/read/00641763646b1b66fe012 ), com os lamentos pela escassa obra realizada feitos no nº.32 , de maio-Agosto de 2025 ( https://calameo.com/read/0064176363868eeb3187c ). A que de ficou a dever semelhante desvario? A responsabilidade até Agosto de 2024 tem sido atribuida ao anterior presidente - José Amaral Lopes (PSD) e dos seus apoiantes, ao transformar a Junta de Freguesia numa produtora de eventos (festas, espectáculos, homenagens, beberetes, murais, etc) e distribuidora de dinheiros públicos entre apoiantes. 

No final de 2024, a Junta acumulava 1,3 milhões de resultados negativos, obrigando depois a um forte contenção nos investimentos, acabando o mandato com um resultado marginal positivo de 35 mil euros !. Em fim de mandato, o acumulado negativo de 1,3 milhões mantém-se.  

O executivo do PSD/CDS, revelando pouca apetência para a gestão de uma freguesia, sem grande criatividade para resolver problemas concretos dos fregueses, limitou-se a executar os projectos que vinham do mandato anterior : a EB Teixeira de Pascoais, campo de jogos Teixeira de Pascoais ou a EB Santo António, para só citar estes exemplos. Quanto ao resto revelou uma inacreditável falta de competência, apesar do aumento dos recursos financeiros que a Junta passou a dispor. Este aumento de mais de 800 mil euros foi negociado no mandato anterior do PS, foi pago em 2024, e só foi usado em 2025. Uma trapalhada.    

Estacionamento: criou 40 lugares (15 nos Lagares d`El Rei e 25 na Av. da Igreja). No Mercado de Alvalade, o grande investimento da CML de Moedas, resultou apenas em mais 100 lugares. Passeios: Terminou com a política de protecção dos passeios. Foram rebaixadas apenas 5 passadeiras... Concursos públicos: o 1º. concurso para a reabilitação do Parque José Gomes Ferreira ficou deserto. O 2º. concurso deserto ficou, pelo que a obra avançará apenas no próximo mandato; Higiene urbana: um caos, assumido pelo próprio executivo, apesar do aumento do número de trabalhadores (14), assim como da aquisição de mais uma lavadoura. Ao abandono: o Mercado de Alvalade, a reabilitação da Vila Afifense (deixou cair o ORU), a Av. Gago Coutinho, a Rua Guilhermina Suggia, os logradouros do "Bairro das Caixas", o projecto de um novo edificio para o logradouro nos Coruchéus (reposição do edificio que ardeu), etc. Casos caricatos: No Bairro de S. João de Brito, a grande obra de reabilitação, foi a colocação de placas toponímicas. No Bairro das Caixas, um pequeno canteiro nas traseiras da escola, foi elevado à categoria de Jardim Público.

O novo "jardim público" de Alvalade depois do momento publicitário na sua inauguração foi logo abandonado. Foto: 25/09/2025

Apoiantes

Dos partidos que o apoiaram este executivo (Chega, Mudar Alvalade e IL), o único que lucrou com este mandato foi o de Nuno Lopes (Mudar Alvalade). Resolveu as dividas que o clube que preside tinha com a Junta de Freguesia de Alvalade, e recebeu centenas de milhares de euros em subsidios, e ainda acrescentou mais de meio milhão de euros dados por Carlos Moedas para a "resolução amigável" do processo judicial das piscinas na Penha de França. Para tanto serviu a criação de um "movimento de cidadãos" e de uns quantos colaboradores no esquema. Atingidos os objectivos pretendidos ( as dívidas) o alegado "movimento de cidadãos" desfez-se. Resolvido o "problema das dívidas"  entretem-se agora nas redes sociais com "doutos" considerendos sobre gestão autárquica e políticas ­ caseiras.

O CHEGA, representado pelo José Augusto Vaz, durante quatro anos, limitou-se a falar de guardas nocturnos, videovilância. Não apresentou nenhuma proposta para melhor a freguesia. O objectivo do CHEGA é a defesa dos "portugueses puros" contra os invasores (imigrantes, muçulmanos), os ciganos e os subsídio-dependentes (categoria muito ambrangente). Sonham deportar todos os imigrantes e aqueles ques são "produto" de cruzamentos com os "impuros (africanos, brasileiros, etc). José Vaz, no último boletim da Junta (nº.32,Maio/Agosto 2025), resolveu assumir o discurso de ódio do seu lider, apelando que fossem deportados todos os jovens envolvidos nos desacatos que ocorreram na Escola Secundário Padre António Vieira (24/03/2025), no caso de serem estrangeiros.Mais

O rapaz do IL, nunca passou de um discurso vazio sobre a transparência enquanto aprovava tudo aquilo que o executivo do PSD/CDS lhe apresentava, sem questionar a finalidade e aplicação dos recursos públicos.

Este executivo consegunicsiu a proeza de gastar de dezenas de milhões de euros, apresentando com a únicas melhorias visiveis no espaço público, ameia dúzia de bancos de jardim. Da forma como foi esbanjados os sucessivos orçamentos aprovados na Assembleia de Freguesia fomos dando oconta nestes quatro anos. Não faltou informação, o que sempre falta são cidadãos empenhados na coisa pública. As duas obras realizadas na freguesia foram da inteira responsabilidade da CML.

Oposição

Face a este panorama, a Oposição (PS, BE e PCP), não raro, remeteu-se a uma posição equivoca, em nome da "estabilidade e responsabiilidade institucional".  

Candidatos às Autárquicas de 2025

Programa para Alvalade 

Comunicação

Nesta campanha eleitoral, como em outras no passado,  nem sempre a forma mais sofisticada  e interactiva de comunicação é a mais eficiente para chegar aos eleitores. Foi o caso da coligação VIVER LISBOA (PS, Livre, BE e Pan), ao pretender inovar na apresentação do programa para Alvalade, criou um problema de comunicação com os eleitores. Enfim, lá acabaram por fazer um pdf do programa completo e uma síntese.

Finalmente um programa eleitoral que contempla as crianças

Portugal é dos países mais envelhecidos do mundo. Durante anos morreram mais pessoas do que aquelas que nasciam, uma situação equilibrada nos últimos anos com a imigração. Apesar disto, nos programas eleitorais em freguesias como a de Alvalade, não faltavam promessas de apoios e iniciativas destinadas  aos velhos, terceira idade, seniores ou o que se lhes quiserem chamar. As crianças, essas só marginalmente eram e são referidas. Mais

Programa para Lisboa

A coligação VIVER LISBOA (PS, Livre, BE e PAN), no dia 1 de Setembro, pelas 18h30, apresentou no jardim do Campo Grande, a candidatura à  freguesia de Alvalade. No evento estiveram presentes, entre outros, Francisco Costa,  candidato a presidente da Junta de Freguesia de Alvalade;  Alexandra Leitão, candidata à  presidente da CML e André Moz Caldas, candidato à  presidente da Assembleia Municipal de Lisboa. Foram também apresentadas as linhas mestras do programa eleitoral para a freguesia.

As primeiras palavas foram de Isabel Soares, directora do Colégio Moderno, onde foram alunos Francisco Costa e Gustavo Ambrósio (número 2 da lista). André Moz Caldas, antigo presidente da Junta de Alvalade lembrou alguma das  obra que o PS fez na freguesia entre 2013 e 2021, como a legalização do Bairro Fonsecas e Calçada e do Bairro de S. João de Brito, a construção de um Pavilhão deportivo, requalificação da Mata de Alvalade,  de parte dos logradouros do "Bairro das Caixas", a requalificação de escolas básicas, de  espaços verdes, etc. 

A intervenção de Alexandra Leitão, nascida em Alvalade, onde foi também professora na Faculdade de Direito da UL, centrou-se na ideia que era necessário uma gestão autarquica que tivesse em conta que vive em Lisboa, promovendo a habitação, a valorização dos espaços públicos, higiene urbana, numa visão intergrada. 

Francisco Costa (Livre), arquitecto, municipe empenhado na melhoria dos espaços públicos da cidade, com particular atenção para a circulação de pessoas (transportes, ciclovias, passeios, passadeiras, etc). Proferiu um denso discurso, repleto de informação e ideias para Alvalade que pode ler aqui.  Agradou-nos a ideia que é preciso recuperar o espírito do Plano de Alvalade de Faria da Costa (1945), ajustando-o aos nossos dias. 

Francisco Costa, numa curto video, já havia revelado algumas das ideias que defende para Alvalade: uma freguesia mais segura para quem anda nos passeios, passadeiras...; mais transportes públicos; escolas abertas à comunidade; uma freguesia mais verde e acolhedora, e por último uma ideia com largo consenso: mudar o aeroporto para fora da cidade.

 

O PSD, aparece coligado com o CDS e IL (Por Ti, Lisboa): insiste no actual presidente (Tomás Gonçalves) que substituiu o fugitivo. Seguem-se Paulo Doce Moura (56 anos, banca privada), Ana Rita Costenla (55 anos, investigadora em neuriociências), Manuel Matos dos Santos(IL, 29 anos, consultor informático), Cristina Vieira (48 anos, funcionária pública), J. Moreira da Silva (63 anos, advogado) e outros. Tomás Gonçalves prometeu, numa apresentação semi-secreta (31/08/2025), para os próximos quatro anos quatro coisas:

1. melhorar a higiene urbana e os espaços verdes; Um área que no mandato anterior foi um completo falhanço. Era responsável Cristina Vieira.

2. relacionar-se com as várias entidades locais (clubes, paróquias, escolas, etc); Uma área onde apresentou melhores resultados, através da distribuição de dinheiro, nomeadamente ao clube Estrelas de são João de Brito. Este tópico, foi depois alterado para o apoio social à Terceira Idade, para evitar possiveis ilações.

3. apoiar a construção da CML de novas bolsas de estacionamento para residentes; A construção de um grande silo em Alvalade, segundo Carlos Moedas resolveria os problemas de estacionamento na Freguesia. O silo, junto ao mercado norte está praticamente concluido, acrescentou mais 100 lugares aos existentes.

4. Apoiar a 18ª. Esquadra do Campo Grande e o retorno da antiga figura do guarda-nocturno. A questão da segurança na frerguesia e dos guardas-nocturnos, é o grande tema da extrema-direita, que apoio o anterior executivo do PSD/CDS.

A apresentação da candidatura da candidatura que ocorreu no dia 31 de Agosto, ao fim da tarde, num domingo, na Mata de Alvalade, foi semi-secreta, apenas para membros encartados do partido e amigos intimos. A comunicação social não foi convidada a estar presente. Está explicada a razão da ausência do Jornal da Praceta na mesma, o que indignou vários leitores. Um esclarecimento prestado ao nosso jornal por Tomás Gonçalves, candidato à presidência da Junta,  no passado dia 26/09/2025, no INATEL, durante o evento "Cidade das Tradições". Foto: Tomás Gonçalves e Paulo Doce Moura (26/09/205). A foto de perfil foi uma exigência do primeiro, provavelmente por ser o melhor angulo que o favorece sem óculos.   

O PSD/CDS/IL, entretanto deram-se conta que que assentar um programa eleitoral nestes quatro "objectivos" era pouco. Os estrategas elaboraram então um vasto programa de "compromissos" que compendia a actividade corrente da Junta de Freguesia de Alvalade.Foto: Campanha Por Ti,Lisboa.

Programa para Alvalade

Programa para Lisboa

PCP-PEV (CDU). Foi o primeiro partido a apresentar um candidato: Ricardo Varela, segue-se o Frederico Lira, Ana Cristina Gouveia e outros mais ou menos conhecidos. A CDU prossegue o seu trabalho de ouvir a população, afirmando-se como uma voz alternativa à cologação VIVER LISBOA. No dia 1 de Setembro, por exemplo, marcou um encontro nos Coruchéus com Ricardo Varela e João Ferreira, à mesma hora que VIVER LISBOA apresentava no jardim do Campo Grande a candidatura à Freguesia de Alvalade.

Esta coligação, ao que apuramo,s continua a fazer um oscultação dos moradores de todos os recantos da freguesia de Alvalade. Pretende elaborar um programa eleitoral tendo em conta dos problemas e das solucões concretas para os diferentes lugares da freguesia. Pela pertinência desta abordagem - aquilo que se espera do serviço de uma autarquia,- esperamos poder divulgar em breve as várias propostas.

Programa para Alvalade

Programa para Lisboa

VOLT

O VOLT, aposta de novo em Mateus Carvalho e em Ana Cristina Nogueira, revelando agora mais conhecimento da freguesia. Mateus Carvalho concorre também à presidência da CML.

Programa para Alvalade. Numa pequena folha  divulgou seu prograo para Alvalade: Mobilidade  e Ambiente: Criação de   corredores verdes; criação de brigadas rápidas de limpeza; Novas ciclovias, Reforço da rede de biciceeltas GIRA; Requalificação da rotunda do aeroporto com ligação da ciclovias; Estacionamento verde com pavimento permeável e relvado; formação de jardinagem para residentes de Alvalade; Educação e Comunidade: Melhorar a oferta recreativa e espirito de comunidade na escolas; criar o Alvalade+Jovem programa de voluntariado e trabalho comunitário;Criar Lares-Chreche para convivência intergeracional, como é feito no Japão; aulas de inglês gratuitas para os fregueses e de português para imigrantes residentes na freguesia.

Programa para Lisboa

Nova Direita

A Nova Direita, anda à pesca de eleitores, lançou primeiro o nome de Maria Sofia de Vasconcellos, moradora em Queluz, depois Sofia Perestrello. Analisando a lista percebe-se de imediato que pouco importa a relação dos candidatos com a freguesia. Promete "resgatar Lisboa das mãos de políticos incompetentes e traidores".O "programa" é um conjunto de "10 mandamentos para Lisboa": 1. nenhum lisboeta será roubado do que é seu: a propriedade privada será respeitada; 2. Os vossos impostos serão usados para o bem comum, nunca para alimentar caprichos ideológicos; 3. A atribuição de habitação social será justa e transparente: só para quem contribui ou para quem, por infortúnio da vida, precvisa; 4. As licenças de obras serão decididas em 30 dias - sem desculpas, sem burocracias; 5. Não haverá guetos religiosos, nenhum lisboeta será estrangeiro na sua própria cidade; 6. Lisboa será limpa e cuidada, como as nossas casas; 7. os okupas e abusadores serão corridos - Lisboa terá lei e ordem; 8. A polícia terá autoridade e meios para agir e proteger os cidadãos; 9. Haverá transporte digno e acessível para todos os lisboetas; 10. A poartica desportiva chegará a todos os bairros - para jovens, famílias e séniores.

Não Haverá Candidatura do Chega à Assembleia de  Freguesia de Alvalede

Eram tantas a ilegalidades nesta candidatura que o Tribunal Constitucional não teve dúvida em suspendê-la: Acordão nº. 852/2025. Processo nº 1046/2025. Plenário. Relator: Conselheiro José Eduardo Figueiredo Dias. Neste acordão, a mandatária do CHEGA para Alvalade - Erica Mendes Machado dos Reis Ricardo, surge também como mandatária do CHEGA para a Freguesia de Santo António em Lisboa. Face a várias ilegalidades, o Tribunal Constituicional também recusou esta candidatura. Esta mandatária, recorde-se, é a candidata do CHEGA à presidência da Junta de Freguesia do Parque das Nações. Estamos perante um rol de ilegalidades que se tornou o habitual num partido defensor da Lei e da Ordem.  Mais