História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

Carmona Rodrigues

.

Anterior  

 

.

As razões que levaram Carmona Rodrigues a defraudar as expectativas dos moradores.

O ex-vereador e ex-vice-presidente da CML, Carmona Rodrigues afirmou ao jornal O Público (6/1/2003), que havia autorizado a destruição da jardim da Rua José Lins do Rego para a construção de um parque de estacionamento. Ao fazê-lo, Carmona Rodrigues  traiu todas as expectativas dos moradores para a resolução do caso.

1. Traiu com a sua decisão aquilo que Santana Lopes afirmou durante toda a campanha eleitoral, em 2001, quando afirmou que não iria prosseguir a destruição de jardins para construir parques no subsolo da cidade; 

2. Traiu os compromissos que a CML, assumiu com os moradores em Agosto de 2001, quando esta se prontificou a encontrar um local alternativo para a construção do parque. O presidente da altura, Dr. João Soares, reconheceu a insensatez das decisões que a CML vinha tomado, tendo suspendido o inicio das obras e nomeado uma comissão para estudar as alternativas.

3. Não teve em conta,os estudos realizados pela própria CML, nomeadamente os feitos por Ribeiro Telles, para a resolução global no estacionamento na zona. Continuou a optar medidas avulso. 

4. Não assumiu explicitamente que a CML em caso de derrocadas ou danos nos edifícios circundantes, assumiria todos os prejuízos que provocasse, por esta decisão que vai contra a vontade expressa da esmagadora maioria dos moradores.

5. Não apresentou, mais uma vez, nenhum estudo para fundamentar a escolha desta Praceta para a construção de um parque de estacionamento, deixando passar ideia que as decisões na CML são tomadas sem estudos prévios, planeamento e eventualmente ao serviços de interesses particulares que não os da cidade. 

O que o terá levado Carmona Rodrigues a mudar de orientação política? Nenhuma razão plausível e sensata até hoje foi encontrada.

.

 
  Consultamos um painel de especialistas nos meandros das decisões camarárias, veja três hipóteses explicativas a que chegaram, e que estão a ser objecto de investigação. 

.

  1.  Amiguismo

É sabido que Carmona Rodrigues é professor da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologias, a mesma onde lecciona também Higuinaldo das Neves, o presidente da Assembleia Geral da Associação Auto-Parque da José Lins do Rego, a entidade que irá explorar este parque e estacionamento. Trata-se de uma conexão só por si inquietante, e que requeria um completo esclarecimento para dissipar as habituais e naturais suspeitas em situações idênticas.

Conexões Perigosas

  2. Pressa

Santana Lopes deu aos serviços um prazo de poucos meses para despacharem mais de 60 mil processos pendentes na CML. Num ápice, o processos pendentes foram reduzidos a pouco mais do que 2 mil. É legitimo pensar que muitos nem sequer terão sido devidamente apreciados, e entre eles estaria o do Parque de Estacionamento da Rua José Lins do Rego.

.

  3. Desconhecimento.

Carmona Rodrigues não é, nem nunca ou foi um especialista em questões de planeamento urbano, de infra-estruturas viárias e estacionamento. Diariamente está a tomar decisões sobre matérias que desconhece em absoluto. É esperado que tenha o "bom senso" de se apoiar nos serviços e em assessores altamente qualificados. Também é de esperar que muitos não o serão, ou até que lhe pretendam minar o terreno. Esta situação requer mais uma vez, conhecimento e sobretudo experiência política, que manifestamente Carmona Rodrigues não possui. 

Neste quadro, a decisão de avançar com a construção deste parque, ignorando todas as suas implicações ambientais, logísticas, sociais e políticas pode ter sido ditada, por razões o próprio vereador desconhece, mas não o iliba das responsabilidades do acto

 

O local onde Carmona Rodrigues quer meter um parque de estacionamento subterrâneo.

..

 

...

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CMLPerguntas  . Carmona Rodrigues

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social 4 de Maio de 2004 4 de Novembro 2004 .  Toda a Informação

..      .