História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

..

Anterior

Chumbado Segundo Piso em Estacionamento na Lins do Rego

Jornal Público,  04 de Novembro de 2004

Moradores da praceta de Alvalade temiam destruição do jardim

Os partidos de esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) chumbaram anteontem a construção de um segundo piso subterrâneo no parque de estacionamento projectado para Alvalade, uma proposta abandonada pelo anterior presidente da câmara, Pedro Santana Lopes, mas retomada pelo seu sucessor.

O actual presidente, Carmona Rodrigues, voltou terça-feira a submeter a votação o texto subscrito por Santana Lopes, propondo a alteração do direito de superfície para construção de um estacionamento subterrâneo na Praceta José Lins do Rego, em Alvalade, cedido em 2000, pelo executivo camarário de João Soares, a uma associação de moradores constituída para o efeito - a Associação Auto-Parque Lins do Rego.

A iniciativa apanhou de surpresa a comissão de moradores que tem lutado contra a obra - que afirma ser uma "negociata" -, por entenderem que a câmara desistira do empreendimento, quando, em Maio, Santana Lopes retirou a proposta face aos protestos. Mas Carmona Rodrigues explicou que o parque "permite melhorar a qualidade de vida de todos e procura resolver o problema da falta de estacionamento".

Responsáveis da associação, que dizem representar cerca de 80 pessoas, ficaram também desiludidos com a votação. Presentes na assembleia, afirmaram ter pago cerca de "105 mil contos" ao construtor para um equipamento que "já tem lista de espera" e que irá investir cerca de "23 mil contos" só nos arranjos de superfície da praceta - cuja destruição é um dos receios expressos pelos vizinhos contestatários. Os promotores do parque dizem já ter sido emitida licença para o estaleiro instalado no local e que não abdicam do direito que lhes foi cedido pelo município há quatro anos.

Os deputados do PS, PCP e "Os Verdes" questionaram se a proposta poderia regressar à assembleia municipal depois de retirada por Santana Lopes, e defenderam que fossem procuradas alternativas para resolver esta situação.

João Gaspar, presidente da associação, disse ao PÚBLICO que o chumbo não inviabiliza o parque projectado: "Vamos continuar e fazer o nosso [único] piso. A sugestão de outras alternativas não faz sentido porque não há ali outros sítios para fazer o parque. A votação teve apenas razões políticas e os moradores vão ficar a perder". Este grupo propõe-se agora divulgar o seu projecto junto de todos os residentes da zona, dependendo o arranque efectivo das obras de autorização municipal.

 F.N., com Lusa

.

Continua

.

 

....

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CML

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social 4 de Maio de 2004  .  4 de Novembro 2004 .  Toda a Informação

..      ..

/