História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

.

Anterior

Junta de Freguesia do Campo Grande 

Junta de Freguesia do Campo Grande 

acusa a Associação Auto-Parque de abuso, falta de transparência e lisura

.

 

Há muito que a Junta de Freguesia sabia que o Processo de Licenciamento do Auto-Parque Lins do Rêgo não primava pela transparência dos procedimentos. Fechou quanto pode os olhos, e nem sequer ouviu os moradores. 

Em Outubro de 2003 perante um enorme escândalo público, resolveu emitir um comunicado, 17 dias depois da publicitação de alguns casos de flagrantes irregularidades e ilegalidades. 

Acusou então a Associação Auto-Parque Lins do Rego de pouca transparência, lisura e de estar a servir-se do nome Junta para dar cobertura a uma negociata. 

COMUNICADO AOS MORADORES DA RUA JOSÉ LINS DO REGO

Em 1998, foi constituída a Associação Auto-Parque José Lins do Rêgo, com o objectivo de edificar um parque subterrâneo na praceta José Lins do Rêgo. Quando o actual Executivo de Junta tomou posse, em Janeiro de 2002, foi decidido não prestar qualquer apoio, nem inviabilizar esta iniciativa, por estar fora das suas atribuições.

Na sequência dos desenvolvimentos mais recentes, este executivo da Junta de Freguesia do Campo Grande considera importante esclarecer os seguintes pontos:

1. A Junta de Freguesia do Campo Grande não tem qualquer competência em matérias como a construção de parques de estacionamento por iniciativa dos moradores.

2.É verdade que a Associação Auto-Parque José Lins do Rêgo utilizou as instalações da Junta de Freguesia como sua sede provisória. Contudo, é preciso esclarecer que esta utilização resulta de um acordo informal estabelecido com o anterior Executivo, facto a que o actual Executivo é totalmente alheio.

3.Acresce que está a ser utilizado o nome da Junta de Freguesia num cartaz referente à empreitada de construção do parque de estacionamento, colocado à entrada da Rua José Lins do Rêgo, o que repudiamos com a maior veemência.

4.Lamentamos o comportamento da Associação Auto-Parque José Lins do Rego, que tomou a medida de associar o nome da Junta a uma iniciativa que lhe é totalmente estranha, sem que tenha sequer tido a correcção de informar a Junta.

5.Cumpre ainda informar que as instalações que Junta estão à disposição de todos os moradores do Campo Grande, na condição da lisura e da transparência do comportamento dos mesmos. Por este motivo, não foi impedida a continuação das actividades da Associação na sede da Junta.

6. Todavia, face ao comportamento da Associação Auto-Parque José Lins do Rêgo, que utilizou o nome da Junta sem autorização e sem que previamente a tenha informado, decidiu este Executivo não disponibilizar a sua sede para qualquer actividade da referida Associação .

Lisboa, 28 de Outubro de 2003.

Nota: Recorde-se que no mesmo dia, a Câmara Municipal de Lisboa, informava o Jornal da Praceta que os serviços camarários desde o dia 23 de Outubro haviam também apresentado superiormente uma proposta de embargo e cancelamento de todas as licenças. As irregularidades no Processo eram mais do que muitas. .

 

Outros Casos 

A Associação Auto-Parque Lins do Rego especializou-se em usar nomes de pessoas e entidades  para dar cobertura às sua negociatas. 

Quatro dias depois da Junta de Freguesia do Campo Grande ter denunciado o caso acima relatado, um morador da Rua José Lins do Rêgo entrou em estado de choque.  O seu nome era um dos três que em finais de Outubro de 2003, tinha sido apresentado na CML como um dos responsáveis pelo Auto-Parque. 

O Prof. Hélio Ureña de Prieto, afirma categoricamente que desde 1998 não tem nenhuma ligação à dita Associação, não adquiriu qualquer lugar no Parque, nem o tenciona fazer. Este conhecido professor do ISEG repudia vivamente este envolvimento, para o qual nunca foi consultado.

 

A Questão da Sede

A Junta de Freguesia, em 2003, emitiu um comunicado afirmando que não tinha qualquer relação com a Associação Auto-Parque Lins do Rego. O presidente da Junta - Valdemar Salgado -, por várias vezes confirmou que a  mesma tinha deixado de ser a sede da famigerada Associação. Nada mais falso. 

No Inquérito da Associação, em Julho de 2011, a Junta de Freguesia volta a surgir como sede dita Associação. Confrontado com este facto, Valdemar Salgado, encolheu os ombros.  

e

Continua

.

 

....

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CML

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social Dia 4 de Maio de 2004 Toda a Informação

..      .