História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

.

Anterior

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

.

Editorais do Jornal da Praceta

.

Fado de Lisboa

A eleição de António Costa, a 15 de Julho 2007, por menos de 10% dos eleitores inscritos, foi apesar de tudo vista como um sinal de esperança após um longo vendaval na gestão da Câmara Municipal de Lisboa. Não foi necessário um ano de governação, para estarmos a chegar à conclusão que o Fado de Lisboa está de volta. 

O melhor exemplo, desta triste fatalidade é de novo a questão do famigerado Auto-Parque Lins do Rêgo. 

1. O processo do Auto-Parque Parque da Rua José Lins do Rego (Praceta), remonta a 1997 e surgiu desde logo envolto em ilegalidades e alegada corrupção, amplamente denunciados pelos moradores. A quase totalidade do moradores desta Praceta, recusaram a localização do Auto-Parque num jardim público através de sucessivos abaixo-assinados. A razão principal é que existem várias alternativas no local que são consensuais e com muito melhores resultados para o fim em vista.

2. Diversos estudos da CML, incluindo elaborados pelo arquitecto Ribeiro Teles dão razão aos moradores e recomendam a preservação deste espaço verde, numa zona extremamente poluída.

3. O antigo presidente da CML - João Soares - , quando foi alertado para o caso em 2001 suspendeu de imediato a polémica destruição do jardim, e reconheceu que existiam alternativas melhores e consensuais. O envolvimento do então Presidente da Junta do Campo Grande no processo (PS), acabou por lhe custar uma enorme derrota eleitoral na freguesia (Dezembro de 2001) .

4. Factos posteriores revelados na altura, mostraram que membros do PSD estavam envolvidos nas negociatas do Auto-Parque. Os deputados do PSD e CDS-PP que se deslocaram ao local foram igualmente unânimes que a localização do parque era um absurdo, atendendo às alternativas existentes. 

5. Pela razões anteriores desde 2001, o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista, Os Verdes e mais recentemente o próprio grupo Cidadãos por Lisboa assumiram PUBLICAMENTE este caso como um exemplo da desastrada gestão urbanística praticada por Santana Lopes e Carmona Rodrigues, que procuravam prosseguir com o negócio.

7. Estes partidos de esquerda denunciaram o caso na Assembleia Municipal, nos diversos orgãos da CML, na Comunicação Social, eleições autárquicas, etc. A própria Junta de Freguesia do Campo Grande (PSD), acabou por também publicamente por denunciar a irracionalidade da decisão, desvinculando-se das posições do PSD.

8. Em Março de 2004, por exemplo, o Partido Socialista chegou a trazer ao local um autocarro cheio de jornalistas para que os mesmos pudessem testemunhar in loco a forma irracional como o PSD/CDS-PP geriam a CML. Artur Miguel Coelho, Dias Baptista e outros deputados do Partido Socialista no local demonstram de forma inequivoca que existiam alternativas para a localização do referido parque, criticaram a falta de diálogo da CML com os moradores, a forma arbitrária como as decisões eram tomadas nos gabinetes. Miguel Coelho continua a ser o responsável pelo grupo de deputados do Partido Socialista na Assembleia Municipal.

9. Por proposta do Partido Socialista, a Assembleia Municipal, chumbou sucessivamente as proposta do PSD, denunciando também as negociatas que envolviam este caso.

10. No dia 9 de Maio de 2008, os moradores foram alertados para a instalação na Praceta de uma máquina para sondagens e pela informação que o processo de famigerado auto-parque estava de novo em marcha, agora com o apoio (?) do Partido Socialista. No dia 12, às 13h15 quando a profuradora iniciou os trabalhos, chamaram a Polícia Municipal, a qual na altura teve dúvidas sobre a legalidade do que se estava a processar, mas nada fez. Uma prática corrente durante o período de Santana Lopes e Carmona Rodrigues.

11. A incoerência da actual CML gerida pelo Partido Socialista é total. O descrédito é absoluto. As piores práticas do passado estão de novo de volta, trazidas por um Partido que as denunciou de forma veemente no passado.

Está de novo de volta o Fado de Lisboa, e como diz o dito bem português, mudaram-se as moscas, mas a porcaria continua a mesma. Até quando ?

Carlos Fontes. 12 de Maio de 2008

 
Continua

.

 

...

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CMLPerguntas .

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social .   4 de Maio de 2004 2 de Novembro de 2004 Toda a Informação

..      .