Início - CNL - Ferroviário - ANL - Treinos- Passeios - Regatas - Remadores
 

Passeio da Anicha 2025

O passeio de barco à Anicha é uma tradição da ANL e de outros clubes navais. Começa numa doca de Setúbal, percorre a costa até ao Portinho da Arrábida, onde fica a Anicha ou Pedra da Anixa, e no regresso os barcos rumam para o areal da península de Troia e tomando depois a direcção da doca onde partiram.  Dia 26 de Julho de 2025, um sábado, muito quente, cumpriu-se uma vez mais a tradição .

A Doca do Clube Naval Setubalense, fundado em 1920, em pouco tempo ficou repleto de barcos a remos. De Lisboa, estavam também presentes o Clube Naval de Lisboa e os Ferroviários.      

A chegada do atrelado do ANL com quatro yoles de 4, graças a uma espontânea coordenação (fruto de muita prática), todos os pequenos problemas foram resolvidos. As quatro equipas já estavam constituidas e os acertos  de posições foram mínimos.

Após a saida da doca começou a vislumbrar-se, a bela torre do Relógio da Lota (1944), o imponente Forte de S. Filipe, construido entre 1582 e 1590, projecto do arquitecto italiano Filipe Terzi. Corsários e piratas ingleses, franceses, holandeses e argelinos (sécu.XVII) passaram a assolar as costas de Portugal e ilhas, sobretudo depois de 1580. Numa outra colina, mais distante, sobressai o imponente Castelo de Palmela, sede da Ordem de Santiago, cujos dominios abrangiam toda a região .    

A caminho da Anixa, surge-nos a Fábrica de Cimentos da Secil, e logo seguida o Forte de Santiago do Outão (ou Torre do Outão). Na sua génese está uma torre de vigilância construida na foz do Sado em 1390. Entre 1643 e 1657, foi amplida e modernizada, segundo o plano de defesa do país devido à Guerra da Restauração da Independência (1640-1668). A bela praia da Figueirinha pouco depois mostrou-se repleta de banhistas. Foi neste ponto que apareceram, não muito longe, golfinhos.     

Não tardamos a chegar e ultrapassar a Pedra da Anixa. Trata-se de uma rochedo miocénico, testemunho também de  uma linha de costa já desaparecida.  Atracarmos na praia do Portinho da Arrabida, outrora protegida pelo Forte do Portinho da Arrábida ou de Santa Maria da Arrabida (construido entre 1670 e 1676), onde funciona um Museu Oceanográfico. Em plena encosta, ainda vislumbramos o Convento franciscano da Arrábida, fundado em 1542.           

Azáfama no Portinho da Arrábida.

Um merecido banho no Portinho da Arrábida, em águas de incrivel transparência.    

A caminho de Troia...           

Praia da Troia Mar

Entrada na Doca do Clube Naval Setubalense. Ao fundo o forte de S. Filipe           

 

Início - CNL - Ferroviário - ANL - Treinos - Passeios - Regatas - Remadores