Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Desporto

Está de volta o Centro Cultural Recreativo dos Coruchéus

Foi depois de 1975 um importante pólo de convívio, cultura e desporto na antiga freguesia do Campo Grande. Por aqui passaram os mais destacados mestres de xadrez de Portugal. A criminalidade que alastrou por toda a freguesia, sobretudo depois de 2002, afastou os sócios. Esteve fechado durante cerca de 15 anos, até que reabriu em Fevereiro de 2019. O número de sócios e atividades não tem parado de aumentar, para além do xadrez, aqui pratica-se futsal e ténis. Neste espaço funciona também a Academia de Seniores de Lisboa. Mais

Bulldog Stadium Está (Quase) Concluído

(Parque Desportivo de S. João de Brito).

Pormenor das novas instalações

Bulldog Stadium

O Clube de Rugby São Miguel foi grande vencedor do Orçamento Participativo de 2010/2011, tendo-lhe sido prometido pela CML a verba necessária para criar um campo de rugby em Alvalade.  As obras só arrancaram oficialmente no dia 11/02/2017, mas foram pouco depois suspensas devido a problemas com o empreiteiro. A Junta de Freguesia preparou e abriu um novo concurso. As obras foram retomadas em Janeiro de 2018, sendo o complexo inaugurado oficialmente a 2/02/2019, embora as obras ainda não estejam concluídas ... O clube conta atualmente com cerca de 340 atletas.

Foto: 2016

Complexo Desportivo de São de Brito

O complexo de campos estava decadente e a necessitar de obras urgentes, cujo inicio foi sucessivamente adiado. Estavam aqui sediados um vasto grupo de associações desportivas e outras estão a caminho.

 

1. Hockey Club de Portugal. O primeiro que existiu em Portugal e com um largo palmarés. Vive tempos muito difíceis.

 

2.  Núcleo de Cicloturismo de Alvalade.

 

3.  Clube de Rugby São Miguel. Fundado em 1970 no Bairro de S. Miguel (Alvalade), apesar de ser uma importantíssima escola de rugby nunca tinha conseguido um campo próprio para jogar.

 

Este clube foi o grande vencedor do Orçamento Participativo de 2010/2011, tendo-lhe sido prometido pela CML a verba necessária para criar um campo de rugby na Alta de Lisboa. Foi depois decidido que o campo ficaria no complexo de S.João de Brito. Em 2014 estava quase tudo pronto para avançar as obras, mas nada aconteceu. Como é habitual só tiveram inicio muito próximo das eleições autárquicas de 2017... 

 

Porque não começar a praticar remo?

Em Janeiro inicia-se muitas coisas. Porque não praticar remo, navegar no rio Tejo? Fomos visitar o Clube Ferroviário de Portugal, na doca de Santo Amaro em Lisboa, e ficamos surpreendidos com as condições e o acolhimento, e até encontramos um velho amigo de Alvalade. Mais

 

GoFit

 

Após meses de promessas nunca cumpridas, finalmente abriu no dia 17/04/2017 o ginásio GoFit nos jardins do Campo Grande. Pouco ou quase nada resta de lembrança das antigas piscinas municipais inauguradas em 1964, para alegria das crianças de Lisboa. Após décadas ao abandono, a CML acabou por entregar o espaço para a construção de um ginásio de exploração privada. Agora é tudo pago, mas a verdade é que tem sido um sucesso.

Parque Jogos 1º de Maio - Inatel

Uma Fotografia Inédita de 1959

 

Avenida Rio de Janeiro

 

Horários:

Parque das 7h00 às 23h30;

Piscinas: 2ª. a 6ª. Feira: 22h00 às 22h30; Sábado a Domingo: 9h00 às 20h00

Outras instalações: 9h00 às 20h00

Encerra no mês de Agosto

Instalações desportivas:

Pista de atletismo, campo de futebol, percurso de manutenção, 2 polidesportivos, 1 pavilhão desportivo, ginásio de musculação, piscinas, sal de judo, ténis de mesa, campos de ténis, minigolfe, sauna, parque infantil.

Parque José Gomes Ferreira

Entradas: Avenida do Brasil e Avenida Gago Coutinho

 

"Parque Aventura (Racket Adventure), inaugurado em Abril de 2014, está mesmo no meio dos  8,5 hectares do parque permitindo a realização de actividades como downhill e slide (duas pitas), tiro ao alvo, orientação, arborismo, btt, etc. ". Um ano depois, o parque já estava abandonado !

 

 

Clube de Padel de Lisboa

9 campos de vidro em pleno Jardim do Campo Grande. Funciona das 7 h às 24h, os campos podem ser alugados por 1 h ou 90 minutos. Possui uma escola de Padel com 4 níveis.

 

.

Campo de Jogos da Rua Teixeira de Pascoais

Um antigo campo de jogos da escola básica 101 com  886 m2 está recuperado e pode ser alugado para a prática de futsal e andebol entre outras modalidades. Aproveite.

Campo de Golf

Complexo Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL)

Num amplo espaço (40 hectares) o EUL permite um vasto conjunto de actividades desportivas, entre as quais destacamos: atividades aquáticas (complexo de piscinas), fitness, desportos colectivos (futebol, voleibol, futsal, basquebol, rugby), desportos de combate (aikid, esgrima, judo, karaté, kickboxing, krav mage, jujutsu, capoeira, taekwondo, etc), ténis (5 campos), golfe (driving range, campo de 6 buracos e Clube house), percursos de manutenção, etc. Mais

Hipódromo do Campo Grande

As corridas de cavalos no Campo Grande, atual freguesia de Alvalade, remontam ao século XIX. Os primeiros clubes que aqui as organizaram foram o Club Equestre (1873-1875) e o Jockey Club (1975-1883), tendo contribuído para a consolidação de um hipódromo nesta zona de Lisboa. O principal impulso deu-se todavia quando a SHP-Sociedade Hípica Portuguesa (fundada em 1910), organizou no Campo Grande, em 1930, o 1º. Concurso Hípico Internacional, e  aqui se fixou.

O Hipódromo do Campo Grande, reflecte na forma orgânica das suas construções as vicissitudes a história da SHP. Possui 4 picadeiros cobertos, 1 campo relvado (na imagem), 1 campo de treino, 400 boxes para cavalos, 1 restaurante (Jockey Restaurante), lojas, etc.

Toda a área do Hipódromo do Campo Grande, incluindo aquela onde estão as polémicas "bombas de gasolina" pertence ao Campus da Universidade de Lisboa.  

Entre as suas múltiplas atividades, destacamos as aulas de hipoterapia, realizadas através de um protocolo com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

 

Pavilhão Municipal  Fonsecas e Calçada, na Quinta dos Barros

(Polidesportivo Telheiras Sul)

O Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada (fundado em 1945) tem finalmente o seu pavilhão. Não deixe de visitar o clube.

 

Ciclovia na Av.do Brasil

Bicicletas e Ciclovias em Alvalade

Uma longa história povoada de êxitos e de fracassos. Esqueça tudo isto e venham andar de bicicleta, faz bem à saúde e ao ambiente. Mais

 

Jogos de Futebol Contra o Património Nacional

Em dias de futebol no Estádio de Alvalade, o património público ou privado nesta zona de Lisboa é sistematicamente vandalizado por multidões. As suas razões são irrelevantes. A PSP e a Polícia Municipal, apesar de alertadas, mostram-se indiferentes perante a situação. Se uma equipa de Lisboa ganha o campeonato de futebol ou a taça de Portugal, é a vez da Estátua da Guerra Peninsular em Entrecampos ou da Estátua do Marquês de Pombal sofrerem múltiplos atos de vandalismo. Atos que se prolongam até ao Pelourinho na Praça do Município. Para a Polícia ou a Câmara Municipal o importante é a festa, a destruição do património e do espaço público é secundário.

No dia 15 de Junho de 2018, no jogo entre Portugal e a Espanha, assistimos em direto à danificação da Estátua de D. José, no Terreiro do Paço, perante os olhares indiferentes do Presidente da República, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e vários membros do Governo. Dezenas de energúmenos empoleirados num monumento nacional, emblemático da cidade e do país, danificavam o monumento enquanto decorria o jogo. A indiferença de Marcelo Rebelo de Sousa perante o que ocorria mesmo ao seu lado, contribuiu desta forma para legitimar, junto dos jovens, os atos de vandalismo da coisa pública.

MarceloRebelodeSousa15062018

Campeonato Nacional de Estrada. 2016

Ao longo realizam-se na freguesia de Alvalade várias provas desportivas de âmbito nacional, como foi o caso do Campeonato Nacional de Estrada (23/01/2016). A prova de seniores-feminino foi ganha por Dulce Felix (SLB), Sara Moreira (SCP) ficou em 2º. e Jéssica Augusto (SCP) em 3º.lugar. A prova de seniores-masculino foi ganha por Rui Silva (SCP),  Alberto Paulo (SLB) ficou em 2º. e João Pereira (SLB) em 3º.lugar. Fantástico foi o resultado da prova de juniores-feminino ganha por Rita Mineiro do CDUL - Centro Desportivo Universitário de Lisboa. 

   
 

 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque
 
   
 

 

Associações Desportivas

 

CDUL

 

Clube Atlético de Alvalade

 

Racket Clube

 

Hoquei Clube de Portugal

 

C.C.D .Estrelas de S. João de Brito 

 

Boa Esperança

 

Centro de Voleibol de Lisboa

 

Soc. Columbófila de Alvalade

 

etc.