Apoios Desportivos da Junta de Freguesia de Alvalade

 

Contraste

Paulo Sérgio Doce Moura, vogal do PSD com o pelouro do desporto é o elemento mais dinâmico do actual executivo, e aquele que melhor representa a política do actual executivo. A sua intervenção pública nesta área tem-se centrada na distribuição de dinheiro a associações e eventos desportivos, ou a apoiar a participação de atletas em provas internacionais, segundo um critério pessoal. Foi eleito e como tal sente-se legitimado para o fazer.

A Equipa de Basquetebol da Junta de Freguesia de Alvalade. Fevereiro de 2022. Créditos: JFA

Registamos o enorme contraste com o anterior executivo, cuja grande preocupação a criação e instalação de equipamentos para a prática desportiva da população, disseminando-os por toda a freguesia.

A Piscina do Regimento de Sapadores Bombeiros. Nuno Lopes do Movimento Mudar Alvalade, aquando a aprovação do Plano da Junta para 2022, não deixou de manifestar publicamente alguma preocupação. O Plano do novo executivo desvalorizava a prática da natação tutelada pel´Os Estrelas de S.J. B., em contrapartida promovia actividades desportivas que não tinham "tradição" em Alvalade. Esperava muito mais, tendo em conta o apoio que o Movimento havia dado com o Chega á eleição do actual executivo. A esperança é que rapidamente apoios substanciais começassem a chegar ao clube, o que ainda não se registam.

Como é sabido, Os Estrelas liderado por Nuno Lopes acusaram o anterior executivo da CML, mas também o da Junta de Alvalade de pretenderem expulsar o clube da piscina do RSB. Era apenas mais um episódio de um longo e tortuoso conflito que envolve a concessão de dinheiros públicos concedidos para atividades e obras alegadamente não realizadas ou contas não prestadas, nomeadamente nas piscinas da freguesia da Penha de França. Mais

Com a imparcialidade que nos move, publicamos o que apuramos sobre as dividas d`Os Estrelas à Junta de Freguesia de Alvalade (JFA). Em devido tempo divulgamos o comunicado da JFA (http://www.jornaldapraceta.pt/jp33Estrelas.html ) sobre o assunto. o Jornal da Praceta soube que Os Estrelas não se conformou com a decisão da JFA, tendo impugnado junto do Tribunal Arbitral do Desporto, que em 02/12/2020,  confirmou na íntegra o decidido pela JFA. O Clube recorreu para o Tribunal Central Administrativo do Sul, que decidiu em recurso e em última instância, em 08/04/2021, confirmando todo o teor da deliberação tomada pela JFA (ambos os acórdãos podem ser consultados em anexo). Ou seja, dois tribunais julgaram a  pretensão d`Os Estrelas totalmente infundadas e confirmaram a decisão da JFA. Assim e apesar do trânsito em julgado das decisões judiciais O Estrelas nunca devolveram à Freguesia de Alvalade os valores que recebeu no âmbito do contrato-programa de desenvolvimento desportivo n.º 5/2018, num total de € 9.900,00 (nove mil e novecentos euros), e relativamente aos quais não foi possível aferir da sua correta aplicação, devendo o montante de 9.900,00€ à JFA. Sabemos também que estes acórdãos foram transmitidos a vários Vogais da anterior Assembleia de Freguesia de Alvalade.

Intervenções no Espaço Público

A política do executivo da Junta de Freguesia de 2013 a 2021, como ao longo dos anos documentamos, caracterizou-se por uma vasto conjunto de iniciativas na requalificação de espaços e equipamentos públicos no domínio do desporto. Uma linha política que correspondia também à do executivo da Câmara Municipal de Lisboa. Eventos como Lisboa Capital do Desporto 2021, por exemplo, foram aproveitados para a requalificação de equipamentos desportivos em Alvalade.

(2017-2021)

Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 em Alvalade

Na freguesia de Alvalade, entre 2017 e 2021 ocorreram alguns eventos de dimensão mundial, como o Rugby Portugal Youth Festival, no complexo desportivo da Universidade de Lisboa. Foto: 24/10/2021 

A pandenia impediu a realização de centenas de eventos desportivos que estavam programados para 2021. Andamos pela freguesia a observar várias obras que foram concretizadas ou apoiadas pela CML e a Junta de Alvalade, para darem corpo à importante distinção que foi atribuida a Lisboa. 

No Complexo Desportivo da Universidade de Lisboa, para além várias melhorias, sobressai um novo circuito de manutenção (Agosto de 2021). Não muito longe temos o Pavilhão Municipal (Agosto de 2018) e a nova sede do Clube GDC Fonsecas e Calçada (Junho de 2021). Noutro canto da freguesia prosseguem as obras no Complexo Desportivo São João de Brito. No rol de equipamentos destacamos o parque de skate na Rua Dom Pedro Cristo (janeiro de 2019), o campo de jogos da Av. EUA (setembro de 2021), campo de jogos dos Coruchéus (agosto de 2021). Por toda a freguesia estão instalados ginásios ao ar livre de fitness, outra da iniciativas da Junta que nos chamou à  atenção. Um balanço muito positivo.

Um novo ginásio ar livre no complexo desportivo da Universidade de Lisboa. Foto: 27/10/2021 

A Escola Básica 2+3 Almirante Gago Coutinho até 2015 estava rodeada de lixo, uma situação que durante anos denunciamos.Em 2018 a EMEL interveio e regularizou o caotico estacionamento. A Junta de Freguesia de Alvalade em 2019 requalificou o espaço e criou um Campo de Jogos anexo à escola. Em Janeiro de 2021 criou um parque de skate que tem feito as delicias dos jovens.

Esta pequena intervenção no espaço público alterou por completo a relação de moradores e da comunidade escolar com um local que durante anos foi votado ao abandono por sucessivas câmaras e juntas de freguesia. Foto: 29/11/2021. Mais