Jornal da Praceta Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

 

Estádios do Campo Grande

O Campo Grande foi desde finais do século XIX, era o principal local da cidade Lisboa onde se realizavam importantes competições desportivas de automóveis, atletismo, ciclismo, motociclismo, hipismo, tiro, futebol e até provas de aviação. 

Não admira que no topo norte do Jardim tenha sido escolhido para a construção de dois estádios de futebol, um do "Benfica" e outro do "Sporting", o único que permanece no local.

Em primeiro plano os campos de futebol do Benfica. Ao fundo o estádio do Sporting ainda em construção (início dos anos 50).

Sporting Clube de Portugal

A história deste grande clube está indissociavelmente ligada ao Campo Grande. Na sua origem está o "Campo Grande Football Club", criado em 1904, cuja sede ficava justamente no topo norte do Campo Grande. É deste Clube que em 1906 irá surgir o SCP. 

Foi nesta zona que em 1912, foi construído o estádio do Lisboa Futebol Clube. Este recinto foi ampliado em 1914, sendo então alugado ao SCP que após grandes melhorias voltou a inaugurá-o em 1917. Apesar de ser um dos raros estádios de Lisboa, as condições estavam longe de serem satisfatórias. 

Em 1937 SCP acaba por abandoná-lo, alugando um outro  um pouco mais a norte - o Stadium de Lisboa. 

Estádio do SCP inaugurado a 10 de Junho de 1956

O estádio do SCP recebe grandes obras em 1947, mas ainda assim insuficientes para a projecção que o clube havia adquirido. Em 1956 é inaugurado o novo estádio que recebe a nome de Estádio José Alvalade. O SCP entra numa nova etapa da sua história em várias modalidades, em grande parte potenciadas pelas novas condições do estádio.

No futebol entre 1956 e 2003 conquista 9 campeonatos, 8 taças de Portugal, 5 supertaças Candido Oliveira, uma taça das taças, uma taça ibérica, etc. Noutras modalidades como o Hóquei em Patins Ténis de Mesa, Ciclismo, Atletismo, Futsal, Andebol ou o bilhar, os atletas sportinguistas destacam-se a nível nacional e internacional pelos títulos que conquistam.   

Junto ao antigo estádio, em 2003, surgiu o novíssimo estádio de Alvalade! O SCP de novo entra numa nova etapa da sua história. Em Futebol, logo em 2004/5 é finalista da Liga Europa da UEFA, ganha mais 3 taças de Portugal e 3 supertaças Cândido Oliveira. Os seus atletas em outras modalidades afirma-se entre os melhores de Portugal.

 Sport Lisboa e Benfica  

O estádio abandonado pelo SCP em 1937 é alugado pelo SLB em 1940. Este Clube realiza no mesmo importantes melhoramentos. No dia 5 de Outubro de 1941, o Benfica inaugurava o seu magnífico estádio de futebol conhecido por estádio do "Campo Grande". 

Em 1946 o SLB constrói neste local uma Pista de Atletismo e um outro campo para a prática de diversas modalidades, para além de um Campo de Basquetebol, um Court de Ténis e um Campo de Tiro. Uma obra gigantesca em terrenos alugados.

Enquanto permaneceu neste estádio conquistou 3 títulos nacionais e 6 Taças de Portugal e a 18 de Julho de 1950 o seu primeiro troféu a nível europeu: a Taça Latina. 

Em 1954 mudou-se do Campo Grande para Benfica (Luz) onde construiu um imponente estádio, substituído em 2003 por outro ainda maior. Só em 1971 é que o SLB abandonou definitivamente o seu parque desportivo no Campo Grande, junto à actual estação do metropolitano.

Para além destes estádios outros existiram no Campo Grande, e dos mesmos daremos em breve notícia. 

Carlos Fontes
   
   
 
Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque