Covid 19: 2020 - 2021
Corrida aos Testes
As medidas contra a pandemia decretadas pelo governo a partir de 1 de Dezembro de 2021 nprovocaram uma corrida aos testes gratuitos. Á porta de várias farmácias em Alvalade começaram a formar-se filas de jovens. Se para frequentarem restaurantes bastava apenas apresenterem o certificado digital, no caso dos espaços terem pistas de dança era necessário um teste com resultado negativo feito nas 48 horas anteriores. Desde então a corrida aos testes gratuitos não parou de aumentar, e as filas tornaram-se cada vez maiores. Foto: Farmácia Marbel, Avenida de Roma, 3/12/2021
Jornada de Memória e Esperança
No ambito da Jornada Memória e Esperança, no dia 24 de Outubro de 2021 (Domingo) às 16h00 junto ao Pavilhão 1, no Estádio Universitário de Lisboa, o reitor da Universidade de Lisboa Prof. Luis Ferreira e o infecciologista Dr. António da Silva Graça plantaram uma oliveira que simboliza a esperança no futuro. No Pavilhão 1 funcionou o centro que maior número de vacinas atribuiu à população portuguesa. No seu discurso o reitor recordou o apoio que a Universidade desde a primeira hora deu ao combate à pandemia, nomeadamente criando um hospital de retaguarda. O Dr. António Graça salientou que embora mais de 85% da população portuguesa esteja totalmente vacinada é preciso continuar a seguir as regras de protecção recomendadas pela DGS.
No Hospital de Santa Maria às 18h00, o presidente da República e a Drª. Isabel do Carmo plantaram uma azinheira, simbolizando a memória das 18 mil vitimas e mais de um milhão de pessoas infectadas. Foi destacado o notável trabalho realizado pelo SNS, e em particular o Hospital de Santa Maria no combate à pandemia. Os casos mais severos da pandemia form tratados neste Hospital, onde a taxa de sobrevivência nos cuidados intensivos foi superior a 80%. A cerimónia de encerramento contou com vários momentos musicais registamos a belissima atuação de um coro infantil, assim como das banda filarmónicas de Marvila e da Carris.
Quotidiano
Imagens do "novo normal". Foto:03/03/2021
Desde março de 2020 que o nosso quotidiano tem sido marcado por uma ameaçada invisivel que dá pelo nome de "Covid". No inicio de 2020 era algo longínquo que se passa algures na China. Rapidamente afectou-nos a todos e se propagou pelo mundo. O rasto da pandemia continua bem presente e foi desde a primeira hora registado pelo Jornal da Praceta. Também nós fomos seriamente afectados pela grave situação social, económica e cultural que se instalou no país.
Acordar do Estado de Suspensão
A pandemia Covid-19 provocou um forçado período de suspensão de tudo o que tinhamos como normal: relações sociais, atividades quotidianas e um sem número de problemas por resolver. Nos meses março e abril de 2020 com a finalidade de evitar o colapso do sistema de saúde provocada pela propagação dos contágios, suspendemos por "tempo indeterminado" o nosso quotidiano e entramos num inusitado estado de hibernação. No mês de maio começamos a acordar e damo-nos conta que aquilo que estava por resolver permane ce por resolver. Em Dezembro iniciou-se uma lenta vacinação contra o virus e tudo continua na mesma. Em Janeiro de 2021 foi um mês horrível em mortes e enternamentos, foi preciso esperar po março para a situação melhorar e começar a pensar para além da pandemia. Os velhos problemas um a um estão de volta. O mundo mudou ? Não tanto como gostariamos de imaginar. O que se alterou foi a consciência de muitos dos seus problemas que estavam secundarizados. Este é o mundo "novo" que descobrimos.
Recomendações
Ao longo do primeiro ano poucas ou nenhumas alterações foram feitas nas recomendações iniciais para o combate à propagação do virús. Ao longo tem sido quase sempre as mesmas. O que se alterou foi a disposição adotar as recomendações dado o cansaço.
Conselho de uma Enfermeira
"Tenho visto muitas recomendações sobre medidas a tomar para a prevenção do vírus. Lavar bem as mãos, práticas de higiene pessoal e distância social.
Mas não tenho visto recomendações sobre o que fazer se por acaso for infectado pelo vírus.
Como enfermeira, deixo algumas sugestões:
1 - Coisas que realmente precisa de comprar:
- Kleenex
- paracetamol
- qualquer xarope de tosse disponível nas farmácias (prestar atenção no rótulo para não duplicar no paracetamol)
- limão e mel funciona da mesma maneira;
-vicks vaporub para o peito também é uma boa opção
- se tiver um humidificador, use no seu quarto quando for dormir, se não tiver pode ligar o chuveiro na água quente e ficar na casa de banho fechado inalando o vapor da água.
2 - Se tem um historial do asma, assegure-se que a sua bomba de asma não está fora do prazo, ou compre uma nova;
3 - Tenha muita sopa congelada no frigorífico.
4 - Faça um stock dos seus líquidos favoritos para poder variar, mas água e chá são preferíveis.
O QUE FAZER QUANDO COMEÇAR A TER OS SINTOMAS
1- Se tiver febre acima dos 38°C, é melhor tomar paracetamol em relação ao ibuprofeno; paracetamol 1000 - 1 comprimido de 8/8 h.
2- HIDRATE, porque o vírus acomoda-se mais rápido em garganta seca;
3- Descanse muito! Nao deve sair de casa mesmo se começar a se sentir melhor, porque estará infectado durante 14 dias. Não contacte com pessoas idosas ou com problemas de saúde.
4- Peça a amigos e familiares que deixem o necessário do lado de fora da sua porta para evitar contacto.
Se a febre aumentar acima dos 39°C e não a conseguir controlar ou tiver dificuldade respiratória, contactar a Saúde 24 ou o 112.Fiquem calmos, e preparem-se de maneira racional que tudo ficará bem.
Dúvidas
É recomendado a desinfeção dos espaços públicos com produtos biocidas? A Direcção-Geral de Saúde esclarece em comunicado que não. Esta posição que não pode ser confundida com a necessidade de higiene e limpeza destes espaços que se mantém e manterá sempre imprescindível.
Protocolos de Entrada, Saída e Convivência
Impacto do Coronavírus (Covid-19) na Freguesia de Alvalade
Dia 16 de Março de 2020, 10h45. Uma imagem que se repete por toda a Freguesia de Alvalade. Filas pequenas ou grandes onde todos guardam as distâncias recomendadas contribuindo civicamente para evitar a propagação do virus (Foto: Campo Grande, 16/03/20209). Em Dezembro de 2020 imagens repetiam-se sem que nada aparentemente tivesse mudado, o mês de Janeiro de 2021 foi terrivel. Acompanhe o impacto da pandemia na freguesia de Alvalade Aqui .
Retratos de Alvalade durante a Pandemia
.Apontamentos e imagens do quotidiano dominado pela pandemia. Mais.
Movimentos na Internet
Por todo o país impressiona a quantidade de iniciativas que surgiram para animarem quem está confinado em casa mas também quem está na linha da frente a combater pandemia. Era um mundo a descobrir aqui. O que se tornou evidente foi a importância que este meio assumiu nas nossas sociedades.
As primeiras iniciativas de Combate à Pandemia
Governo
Face á rápida propagação da gripe Covid -19, o Governo no dia 12/03/2020 tomou um vasto conjunto de medidas com forte impacto em todoo país. Consultar
Junta de Freguesia de Alvalade
Em conformidade com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde e com as indicações gerais da Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alvalade determina as seguintes medidas para a contenção do atual surto do vírus COVID-19:
- O acionamento do Plano de Contingência da Junta de Freguesia de Alvalade;
- A suspensão das atividades do Espaço Briosos Alvalade;
- A suspensão das atividades do Centro Cívico Edmundo Pedro;
- A suspensão das atividades de índole cultural organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade;
- O encerramento da Biblioteca Manoel Chaves Caminha;
- A suspensão do serviço Porta-a-Porta;
- A suspensão das oficinas para crianças organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade;
- Que se mantenham abertos os Polos de Atendimento da Junta de Freguesia de Alvalade;
- Que se mantenha aberto o Cento Cívico Edmundo Pedro para atos da vida administrativa das associações que nele têm sede;
- Que se mantenha aberto o Pavilhão Municipal de Alvalade para jogos oficiais, ficando as demais atividades suspensas;
- Que se mantenham a decorrer as atividades da Junta de Freguesia nas escolas.
Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, definindo-se para já a sua vigência a partir de amanhã, dia 11 de março e até ao próximo dia 3 de abril.
A Junta de Freguesia de Alvalade, face às medidas de contenção relativas ao vírus Covid-19, criou o serviço de entregas de compras ao domicílio em parceria com o comércio local.
Esta iniciativa tem como objetivo garantir os bens essenciais e de farmácia aos grupos mais vulneráveis residentes em Alvalade, nomeadamente:
- Idosos referenciados pelo Projeto Radar;
- Idosos com +65 anos;
- Pessoas sob quarentena obrigatória ou profilática, com sinalização Covid-19 (sem limite de idade);
- Doentes crónicos (sem limite de idade).
Aos interessados ou aos familiares e vizinhos que tenham conhecimento de uma situação que preencha um dos critérios acima referidos, apelamos para que partilhem o seguinte contacto 211 358 611 para a realização de pedidos.
O serviço entrará em vigor no dia 17 de março e funcionará de segunda a sexta, das 9H30 às 16H.
Todos juntos conseguiremos ultrapassar esta situação!
Para realização de pedidos contacte: 211 358 611
Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa apresenta medidas temporárias para reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19
Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção-Geral da Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, a CML tomou as seguintes medidas temporárias:
- Encerramento das piscinas geridas pelo Município e Juntas de Freguesia;
- Encerramento dos Museus, Galerias e Bibliotecas Municipais;
- Encerramento dos Teatros Municipais (São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto), do Padrão dos Descobrimentos e Cinema São Jorge;
- Suspensão de todas as atividades desportivas promovidas pelo Município em recinto fechado (nomeadamente, as Olisipíadas);
- Suspensão de todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município;
- Suspensão das atividades complementares à ação educativa do tipo visitas de estudo e passeios promovidas pelo Município ou com recurso ao serviço de transportes da CML;
- Manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso;
- Promover com cada Junta de Freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada;
- Mantêm-se em funcionamento regular todos os serviços de atendimento ao munícipe, assim como os parques e jardins de gestão municipal. O Castelo de São Jorge mantém-se aberto ao público.
Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, definindo-se para já a sua vigência a partir de amanhã, dia 11 de março, e até ao próximo dia 3 de abril.
|