Jornal da Praceta
Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Anterior

Junta de Freguesia de Alvalade - Executivo 2021/2025

José Manuel Amaral Lopes

Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade

Pelouros: Representação institucional, Gabinete Jurídico, Cultura e Comunicação

Regime de meio tempo

Breve biografia: Nasceu em Luanda (1963).

Formação: Jurista

Atividade profissional:

Atividade política: Deputado da X legislatura; Secretario da cultura adjunto do ministro da cultura (Pedro Roseta); Secretario de estado dos bens culturais; vereador da cultura da CML (2006/07);

Outras atividades:

Comentário: A experiência de José Amaral Lopes na área da cultura aumentou bastantes as expectivas, numa freguesia cuja oferta cultural é significativa. Os compromissos eleitorais foram muitas nesta área: uma ampla programa de eventos no Campo Grande, Cidade Universitária e Coruchéus; criação de uma Biblioteca Digital. Não faltam proposta de eventos culturais e valorização do património como marca identitária da freguesia. Dois outros compromissos assumidos publicamente são o de uma transparência irrepreensível na gestão da freguesia e a mobilização dos fregueses para uma participação activa na vida da comunidade.

Registo sobre a Transparência:

Cada novo executivo da Junta tem o seu próprio "estilo" e orientação na condução da coisa pública, mas existem regras de transparência que são para cumprir. Uma das medidas que a Junta de Freguesia de Alvalade se pode orgulhar foi a aprovação do Código de Conduta (2/03/2020) e o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, de Corrupção e Infracções Conexas (consultar) que passou a constituir um padrão essencial no combate à corrupção em Alvalade.

Os procedimentos seguidos pelo atual executivo da Junta (PSD, CDS) nas suas reuniões já realizadas deixam-nos já alguma preocupação.

A reunião no dia 26 de Outubro não foi transmitida como ficou estabelecido em directo online e arquivada num canal próprio da autarquia. Para além dos membros do executivo ninguém mais esteve presente na reunião. A documentação da mesma foi todavia publicada, no entanto lendo a Acta ficamos sem saber as intervenções que ocorreram e o seu conteúdo.

A reunião do dia 9 de Novembro (extraordinária) decorreu de forma secreta, também sem a presença de qualquer funcionário da Junta. A Acta também sem registar as intervenções dos vogais, só foi publicada vários dias depois (15/11), trazendo a novidade: Foi aprovado por unanimidade a realização de uma auditoria às contas da Junta entre 2017-2021, sem que se perceba os seus motivos (Proposta nº P004/2021).

Esperamos que as próximas reuniões marcadas para 30 de Novembro (pública), 14 de Dezembro (ordinária) e 28 de Dezembro (pública) esta falha na transparência seja corrigida. As boas práticas na gestão da coisa pública, iniciadas em 2013 nesta zona da cidade são para continuar, outra coisa não é admissivel.

Em nome de uma maior transparência esperamos também que as reuniões da assembleia de freguesia ocorram com maior frequência e não se reduzam as quatro anuais dos anteriores mandatos.

Ana Rita Gagean de Sousa Guerra Costenla (CDS)

(Vogal Secretária)

Pelouros: Secretariado da Junta, Gabinete Animal, Educação e Juventude e Saúde

Breve Biografia: Nasceu em Lisboa (1970)

Formação: Formação em neurociências (Fac. Medicina da UL).

Atividade profissional: Investigadora em neurociências. É sócia da empresa DPT - Serrviços Clínicos e Diagnóstico, Lda.

Atividade política: Antes da reforma administrativa de 2013 fez parte da AF da extinta Freguesia de Alvalade. Foi candidata à assembleia da republica, circulo de Lisboa (2019).

Comentário: Muiuto se espera deste pelouro, a começar pela educação: Um vasto programa de "educação pela arte", segundo moldes internacionais; novas ofertas curriculares nas escolas, explicações gratuitas para crianças e jovens, para além da distribuição de material escolar para quem precise. Bolsas de estudo. Tudo isto e muito mais fazia parte do programa eleitoral.

Paulo Sérgio Doce de Moura

(vogal Tesoureiro)

Pelouros: Finanças, Recursos Humanos e Desporto

Breve biografia: Nasceu em Luanda (1969).

Formação: Universidade do Minho (Licenciatura em relações internacionais), Universidade Católica

Atividade Profissional: agente comercial (intermediário financeiro) do Banco  Carregosa.

Atividade Política: Vogal na Assembleia de Freguesia do Lumiar (2013-2017); Vogal da Comissão Politica do PSD de Lisboa (2020-2021).

Outras atividades: Sporting Clube de Portugal (departamento de basquetebol feminino), Associação de Atletismo de Lisboa (conselho fiscal).

Comentário: O tesoureiro da junta que acumula com o desporto, lidera o compromisso da requalificação da Piscina do RSB. Quanto à divida d`Os Estrelas à Junta nada foi adiantdo. A intenção é a Junta passar a gerir os equipamentos desportivos, e segundo regras a aprovar, ceder a sua utilização pelas associações actuais e futuras; A Junta passará também a gerir os equipamentos dos desportistas na freguesia (compra, lava e passa a ferro); Propoem-se crir novos "caminhos pedonais"... no "Bairro das Caixas" ?

Miguel Tomás Cabral Gonçalves

Pelouros: Divisão do Espaço Público e Equipamentos, Economia e Inovação

Substituirá o presidente da Junta na sua ausência

Regime de meio tempo

Breve Biografia: Nasceu no Funchal (1988), onde também mora.

Formação: Economia. Tese de mestrado em Contabilidade ( IFRS no Turismo Principais Implicações no Sector, ISCTE, 2017).

Atividade Profissional: Trabalha para o grupo Pestana (Hotéis)

Atividade Política: No mandato de 2013/2017 estava na lista do PSD, tendo começado a sua função de substituto na Assembleia de Freguesia de Alvalade. Após ter tomado posse como vogal, na plataforma Linkedin, afirma-se como Vice-Presidente da JF Alvalade, cargo que não existe no ordenamento jurídico.

Outras atividades:

Comentário: Os anteriores executivos do PS (2013-2021) foram duramente criticados pelo PSD e CDS como geriram os espaços públicos (passeios, jardins, logradouros, etc). Prometeram que se fosse eleitos fariam muito melhor. Quanto ao transito, o compromisso é a criação de abundantes lugares de estacionamento em Alvalade, incluindo a construção de um grande silo de automóveis. A Av. da Igreja terá estacionamento em espinha. Requalificação de todos os passeios.

No espaços verdes, o compromisso é a requalificação da Mata de Alvalade (Paque José Gomes Ferreira). Todos os jardins e canteiros serão cuidados tratados de "forma regular e permanente". Assume-se o compromisso de arborizar mais zonas na freguesia.

Outras das preocupação que o pelouro terá que dar resposta é à criação da "marca" Alvalade para a restauração, apoiado num "roteiro" e de um "cartão" para os moradores (descontos). O resto consiste na chamada "animação de rua", publicidade.

Não faltam casos a resolver no espaço público, como os que resultam de frequentes actos de vandalismo. Este ocorreu na noite de 8 para 9 de Novembro de 2021, mesmo em frente à porta da Escola Básica de Santo António.

Ana Paula Aragão Pires de Carvalho de Mira Coelho

Pelouro: Direitos Sociais

Regime de meio tempo

Breve Biografia: Nasceu em Lisboa (1960), mora nn Montijo.

Formação:

Atividade Profissional: Jornalista (trabalhou na RTP e na CM de Cascais)

Atividade Política:

Outras atividade:

Comentário:

Filha do conhecido actor Ruy de Carvalho (1927- ?) que nas ultimas eleições autárquicas se destacou no apoio à candidatura de Carlos Moedas. Não é pois de estranhar que a nova Junta de Alvalade (PSD/CDS), em Outubro de 2021, tenha usado a notoriedade publica deste actor para assinalar o mês dos idosos.

Atendendo ao programa eleitoral o infindável conceito de "Direitos Sociais" (Educação, saúde, habitação, segurança social, etc) será centrado no apoio de grande qualidade à terceira idade, idade maior, idosos, etc. Os compromissos nesta área são muitos: "médicos aos domicílio", apoio domiciliário especializado, check up médico gratuito, seguros de saúde, etc.

A acompanhar atentamente.

Hélder Fernando Simões dos Santos (CDS)

Pelouros: Sistemas de Informação, Segurança e Protecção Civil

Regime de meio tempo

Breve Biografia: Nasceu em Abrantes (1970).

Formação: Engenheiro electrotécnico e de computadores (IST).

Atividade Profissional: consultor no Ministério da Administração Interna, sistema SIRESP (2018- ?), área de negócios da Motorola

Atividade Política:

Outras atividades:

Comentário: É casado com a filha de Valdemar Salgado, um antigo presidente da extinta Junta de Freguesia do Campo Grande que com o pai fez parte dos executivos nos mandatos de 2005/2009 e 2009/2013.

O tema da insegurança em Alvalade foi largamente explorado pelos partidos de Direita. Os compromissos são a criação de "guardas de bairro", reforço das patrulhas da PSP, melhoria da iluminação pública e pouco mais.

Cristiana Lúcia Camilo Vieira

Pelouro: Higiene Urbana

Regime de meio tempo

Breve Biografia: Nasceu em Torres Vedras (1977).

Formação: Sociologia (ISCTE, 2017-2020).

Atividade Profissional:

Atividade Política: Gebalis (secretária de direção, 2002-2018); secretariado de vereação na CML (2005-2007); Apoio ao presidente da Junta de Freguesia de são Domingos de Benfica (2007-2008); Técnica da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (2013-2017).  Uma actividade política que começa com a eleição de Pedro Santana Lopes para a presidência da CML (2002).

Outras atividades:

Comentário: O PSD e o CDS durante anos teceram duras criticas ao anterior executivo da Junta PS (2013-2021) acusando-o de não manter limpos os espaço públicos na freguesia. e assumiram o compromissso de o fazerem. É pois um pelouro cuja actividade está sob observação atenta. A Higiene Urbana é a prioridade das prioridades tendo em conta o que foi dito na campanha eleitoral.

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque