Fábrica de Assessores

A conta gotas lá vamos sabendo da contratação de novos assessores para a Junta de Freguesia de Alvalade (JFA). A verdade é quantos pior os serviços funcionam.  

A vogal Cristina Lúcia Camilo Vieira (PSD) com o pelouro da Higiene Urbana divide o seu tempo entre a Junta de Alvalade e a da Avenidas Novas. Recebe pelos dois lados. Como já avançamos ficou sem tempo para a freguesia de Alvalade (ver informação em baixo). Solução: contratou um assessor - Jorge Manuel Carneiro Teixeira. A vogal do CDS, com o pelouro da Educação aproveitou a ocasião e contratou uma assessora: Alexandra do Almurtão Coelho Lourenço Jóia. José Amaral Lopes, não quis ficar atrás como presidente, e convidou para lhe dar apoio Rosa Maria Oliveira Duarte. O vogal tesoureiro, para não se sentir diminuido e tratou também de convidar Filipa Andrade Lopes para o apoiar. Palavras para quê ?

Carlos Rego com a presidente da JF de Arroios. Foto: JF de Arroios (redes sociais)

Mais um Caso ou Talvez Dois...

O actual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade continua a acumular casos. O primeiro envolve o vogal Helder Santos (CDS), que tem o pelouro dos sistemas de informação, segurança e protecção civil na Junta. O Ministério da Administração Interna foi informado de eventuais "conflitos de interesses", leia-se negócios no SIRESP, envolvendo a presidente e um consultor que haviam transitado de duas empresas privadas para esta empresa pública. A questão é que estas empresas (Altice e Motorola) eram fornecedoras de equipamentos ao SIRESP. Face à denúncia a ministra, em fins de Março de 2022, não teve outro remédio senão afastar o consultor (Helder Santos: representante da Motorola em Portugal 2013-2018) e a presidente (Sandra Neves: alto quadro da Altice). Esperamos que depois deste afastamento compulsivo do SIRESP tenha mais tempo para se dedicar aos assuntos da Junta de Alvalade. Seis meses depois das eleições, com excepção da realização de uns quantos espectáculos, está quase tudo parado. As anunciadas intervenções na requalificação dos espaços públicos, nem vê-las.

O segundo caso que selecionamos ilustra a mercância de avenças nas câmaras e juntas de freguesia. Carlos Roque do Rosário Rego (CDS) foi eleito pelos "Novos Tempos" como vogal da Assembleia de Freguesia de Alvalade. Este vogal é afinal também chefe de gabinete do presidente da Junta de Freguesia de Arroios. Não se lhe conhece o contrato de prestação de serviços. Trabalha à borla?

Tesoureira na JF das Avenidas Novas, avençada na JF de Alvalade

Sónia Marisa Magro Madeira da Cunha (PSD) foi eleita pela Coligação "Novos Tempos" para a Junta de Freguesia das Avenidas Novas. Ficou com o pelouro da Tesouraria, Contabilidade e Gestão Orçamental; Aprovisionamento e Contratação Pública; Gestão Patrimonial; Dinamização do Comércio Local e Turismo; Gestão de Mercados e Feiras; Licenciamentos e Fiscalização; Comunicação e Imagem; Sistemas de Informação e Telecomunicações. José Amaral Lopes da mesma Coligação, mas em Alvalade, usando das suas prerrogativas de presidente das Junta acaba de contratar esta desocupadíssima tesoureira das "Avenidas". Durante o ano de 2022, nas horas vagas, irá ajudar a pôr em ordem as finanças da Junta por 16.800 euros, mais IVA.

Fotografias institucionais

Vogal na JF de Alvalade, Avençada na JF das Avenidas Novas

Cristina Lúcia Camilo Vieira (PSD) é a ocupadissima vogal da Junta de Freguesia de Alvalade responsável pelo pelouro da Higiene Urbana. Durante as horas vagas vai prestar apoio à Junta de Freguesia das Avenidas Novas, pela módica quantia de 36.000 euros, mais IVA. Um "toma lá dá cá" que, mesmo para o leitor mais distraído, diz muito do que se passa nas autárquias deste país. Os mais atentos chamaram-nos à atenção para a rede tentacular do Clã de Daniel Gonçalves (presidente da JF das Avenidas Novas), pai do não menos polémico Rodrigo Goncalves (presidente da JF de São Domingos de Benfica durante oito anos) e candidato á Concelhia de Lisboa do PSD, em 2018, cujo número dois da lista era justamente José Amaral Lopes. Outro membro do clã é  Cal Gonçalves, antigo presidente da Junta de Freguesia dos Anjos e actual presidente da Assembleia de Freguesia de Arroios. Nada disto tinha importância não fosse este clã familiar ter um longo historial de acusações públicas, por alegadamente  ter criado um poder autárquico em Lisboa assente na distribuição de avenças e contratos a amigos e correligionários. Assunto em que o nosso colega de freguesia, O Observador se especializou em abordar. Um caso a acompanhar.

Estavamos ainda em 2021 ... 

- António Manuel Marques Barrocas, militante do PSD (Oeiras). Contrato formalizado a 13/01/2022, pelo valor de 2.500 euros + IVA por mês. No final de 3 anos atingir o montante de 90.000 euros. 

- Rodrigo Manuel Neiva de Oliveira Lopes, ex-vogal da Extinta Junta de Freguesia de São Jorge, envolvido num polémico caso de desvio de centenas de milhares de euros na Junta. Em tribunal alegou em sua defesa "falta de zelo" (2005-2009)(CM,31/01/2019, Expresso online, 21/02/2020, etc). Contrato formalizado a 13/01/2022, pelo valor de 2.500 euros+ IVA por mês. No fnal dos 3 anos atingir o montante de 90.000 euros. 

- Ivan Manuel Primo Roque Duarte, advogado, sócio de Albuquerque & Almeida Advogados. Ex-presidente da JSD de Lisboa (concelhia) - Francisco Luis Ferreira Bento, jurista. Sócio-gerente da firma Temática Específica, Lda (publicidade e marketing). Fez parte da Assembleia de Freguesia de Alvalade (2013-2017) e da AF do Parque nas Nações (2017-2021). Assessor do gabinete de José Amaral Lopes. 

- Maria João Quintela, médica, assessora de Paula Carvalho