Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Câmara Municipal de Lisboa

     Anterior

A Equipa de Santana Lopes (2002-2005)

 

Santana Lopes . Presidente. Eleito a 16 de Dezembro de 2001. Saiu da CML em Julho de 2004 e voltou a 14 de Março de 2005.  Pelouros em 29/4/2002:Segurança e Protecção Civil. Pelouros em Abril de 2003: Espaços Verdes, Património, Transito, etc.etc.

Grandes obsessões em 2003: a) Ser candidato em 2006 à Presidência da República; b)Construir um casino em Lisboa; c). Prometer mundos e fundos, partindo do pressuposto que os lisboetas são estúpidos.

Em Julho de 2004 Santana Lopes, em consequência da saída de Durão Barroso para Bruxelas, tornou-se o 1º. Ministro de Portugal. O país entrou em estado de choque. Pior era impossível! Passados 4 meses foi corrido por incompetência. Voltou à CML revelando uma enorme perturbação psicológica. Foi-lhe recusada a possibilidade de concorrer à CML pelo PSD. O Lider do PSD (Marques Mendes) considerou-o um incompetente. 

 

António Carmona Rodrigues. Ex-Presidente. Entre Janeiro de 2002 e Abril de 2003 foi o nº 2 de Santana Lopes. A partir de Julho de 2004 assumiu a presidência da CML. Em Março de 2005 foi afastado por Santana da forma mais humilhante.  O líder do PSD acabou por o escolher  para concorrer à CML.

.

Doutorou-se em engenharia do ambiente em 1992.  É professor da Faculdade de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Universidade Nova de Lisboa, presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos. Foi membro do Conselho Nacional da Água.  .Pelouros e outros cargos: Entre Janeiro e Abril de 2002: Vice-presidente e vereador do Planeamento urbanístico, Infra-Estruturas viárias e saneamento, depois de 29 de Abril foi-lhe atribuído os pelouro do transito, património, protecção ambiental, manutenção de equipamentos electromecânicos e electricos. Em Abril de 2003 abandonou a CML, em virtude de ter sido nomeado Ministro das Obras Públicas, voltando em Julho de 2004. É afastado da presidência da CML em Março de 2005. Volta a assumir o cargo em Setembro, ganhando as eleições em Outubro de 2005. Mais

 

Pedro Augusto Cunha Pinto. Entrou na CML com Santana Lopes e com a sua saída  ascendeu à vice-presidência. Ex-líder da JSD e ex-presidente da distrital do PSD de Lisboa, foi o responsável pela coordenação política da candidatura de PSL. Foi deputado europeu, e até ser nomeado deputado na Assembleia da República. Em 1997 foi cabeça de lista pelo PSD à Câmara Municipal de Matosinhos, perdeu mas foi eleito vereador. Cerca de um ano depois abandonou  o lugar.

A sua actuação como dirigente na CML ainda está por avaliar. Nada contudo abona a seu favor, pelo menos a julgar pelo estado calamitoso em que se encontra o Jardim do Campo Grande. Na Assembleia Municipal, em 2003, tornou-se particularmente notado pela linguagem e atitudes que adoptou. Algo semelhante só se assistia em Lisboa nos antigos prostíbulos e tascas de fadistas e rufias manhosos.

Pelouros entre Janeiro e Abril de 2002: obras municipais, jardins e espaços verdes, desporto, turismo, comércio e abastecimento, e limpeza e higiene urbana. Pelouros em Abril de 2002: obras municipais, jardins e espaços verdes, turismo, comércio e abastecimento. Pelouros em Abril de 2003: obras municipais, manutenção e conservação de instalações e equipamentos, turismo e comércio e abastecimentos.

Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues impediu que o mesmo viesse a fazer da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005. 

Nota biográfica: Data de Nascimento: 24-10-1956. Habilitações Literárias: 5.º Ano de Org. e Gestão de Empresas.

Profissional da política desde 1979, quando foi eleito deputado à Assembleia da República cargo que exercia até ao momento em que foi eleito para a CML. Nas últimas eleições concorreu pelo Circulo do Porto. Fez parte das comissões: Educação, Ciência e Cultura. Foi também deputado ao Parlamento Europeu, Vice-Presidente do PSD e Presidente da JSD; Obras publicadas: "Projecto Político Para A Juventude Portuguesa".

Maria Helena Passos Lopes da Costa. O grande apoio de Santana Lopes. Politicamente mais à "Direita" só se fosse ressuscitado Salazar. Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues riscou o seu nome da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005. 

Nota biográfica:  Maria Helena tinha 48 anos quando foi eleita para a CML. Licenciada em Ciência Política. Vogal da Comissão Política do PSD, antes das eleições autárquicas pretendia candidatar-se a presidente da Junta de Freguesia de Algés (Concelho de Oeiras). Foi presidente das juntas de freguesia de Algés e de Carnaxide. É professora num Instituto Politécnico. 

Trata-se de uma vereadora que já chamou sobre si as atenções da comunicação social pelas suas posições ultra-direitistas. Assumiu como missão acabar na cidade de Lisboa com todas as manifestações, sinais e símbolos que evoquem o 25 de Abril de 1974. A razão segundo o jornal Expresso (27/4/2002) é simples: - Não consegue ver nenhuma diferença entre a ditadura do antigo regime de Salazar-Marcelo Caetano e o regime democrático do pós-25 de Abril. 

Em breve, diz quem a conhece, que não tardará a lutar pelo fim do Museu da República e da Resistência. Se não o puder fazer, irá pelo menos garantir que no mesmo sejam realizadas exposições evocativas da obra do Estado Novo e da resistência do Integralismo Lusitano contra a 1ª. República. Alguns vão mais longe afirmam que não tardará a que sejam distribuídas pelas escolas do 1º. Ciclo desdobráveis dedicados à memória de figuras proscritas dos livros escolares: Pequito Rebelo, António Sardinha, António de Oliveira Salazar, Gomes da Costa, Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomás, etc.  Com um pouco de imaginação, teremos na CML uma versão renovada da Obra das Mães. 

Como irá Santana Lopes lidar com este caso em tudo semelhante ao de Sousa Lara na SEC?  

Pelouros: Educação, Acção Social e Habitação Social

O ano de 2003 tornou-se um verdadeiro pesadelo, por pouco que não era envolvida em dois casos de corrupção e negócios obscuros:

1. O do seu amigo e presidente da concelhia de Lisboa do PSD. Recorde-se que Maria Helena era a vice-presidente do célebre deputado que recebia malas cheias de dinheiro para pagar consultas jurídicas de empresas que estavam a ser investigadas pela Polícia Judiciária. 

2. O que do seu amigo Isaltino Morais, o autarca modelo, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Isaltino para além dos negócios que ainda não esclareceu na CMO, já como ministro não conseguiu também esclarecer a forma como amealhara chorudas contas bancárias na Suiça, depositadas em nome do sobrinho que por acaso era um pobre imigrante que ganhava a vida como  taxista e que afinal não sabia que era rico.

António Carlos Monteiro. Pelouros: Higiene Urbana e Resíduos Sólidos
Trânsito, Espaço Público, Reparação e Manutenção Mecânica. Olhando para o estado da cidade ninguém consegue justificar a sua presença na CML. 
Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues riscou o seu nome da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005. 

Maria Eduarda Casadinho Napoleão.46 anos. Licenciada em artes plásticas (Pintura ou escultura? Será mesmo licenciada? ).  

Vereadora do Urbanismo na Câmara da Figueira da Foz. Foi vice-presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico entre 1991 e 1993. Pelouros em Abril de 2002: Reabilitação Urbana. Pelouros em Abril de 2003: Licenciamentos Urbanísticos e Reabilitação Urbana.

As confusões em que se mete são mais do que muitas. Nem quando mente é ajeitada. Ficará nos anais da cidade como a vereadora do milagre da multiplicação dos licenciamentos e indeferimentos...  ilegais (60 mil em fins de 2002).  Na Câmara um dito de Santana define com precisão carteseana esta vereadora: "Não pensa, mas quando o faz era melhor que se calasse".

Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues riscou o seu nome da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005.

Ana Sofia Bettencourt. Jovem militante do PSD. Substituiu em Abril de 2002, Henrique de Freitas. Pelouros em Abril de 2002: Juventude, Recursos Humanos e Administração  Geral. Pelouros em Abril de 2003: Juventude, Administração Geral. Coadjuva Santana Lopes nos vários Pelouros. Carmona Rodrigues, deu-lhe a Juventude, os Serviços Gerais , o Comércio e Abastecimentos  e o Licenciamento de Actividades diversas. A confusão é agora total !
.

A "rapariga" como lhe chamava Santana Lopes  pensava que a CML era um quintal dela e dos amigos. O presidente não gostou e mandou um punhado deles para a rua  por incompetência. A miúda não se conformou e mandou Santana às ortigas. Chateado o presidente "impôs" a sua saída da CML. O que se seguiu foram cenas que faziam lembrar as das varinas na antiga Praça da Figueira. Uma autêntica peixeirada ! A fim de evitar mais confusão, Santana acabou por a manter, pedindo-lhe menos rebaldaria.  

Maria Manuel Pinto Barbosa. 54 anos. Licenciada em Filologia Românica. Dirigiu a Direcção-Geral de Acção Cultural até à sua extinção, em 1991, por Pedro Santana Lopes. Integrou a administração da «Lisboa-94 Capital da Cultura». Foi assessora do gabinete do secretário de Estado da Cultura, em 96/97, e do gabinete do ministro da Cultura, em 2000/2001. Pelouros: Cultura.

Ao fim de um ano de mandato a única coisa relevante que fez foi ausentar-se sistematicamente das sessões da CML, fazendo-se representar por uma amiga. Santana Lopes farto de tanta bandalhice, ordenou que lhe fosse marcadas as faltas. 

Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues riscou o seu nome da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005. ..

José António Moreira Marques. Sindicalista e Militante do PSD. Membro do Conselho Nacional dos TSD (Trabalhadores Sociais Democratas). Em virtude da saída de Carmona Rodrigues, em Abril de 2003, em princípio ascendia automaticamente ao lugar deixado vago por este, nomeadamente ao cargo de Vice-Presidente da CML. Santana Lopes terá entrada em estado de choque. Ao que parece ninguém lhe reconhece competência autárquica para nada, a não ser para figurar em listas eleitorais em lugares não elegíveis. Santana lá se convenceu em dar-lhe um pelouro, e atribui-lhe o dos Recursos Humanos (Maio de 2003). 

Uma das suas primeiras medidas como vereador foi saber quais eram as habilitações dos funcionários da CML. Com base nos números apurados, ainda em 2003 concluiu que a razão porque a CML funciona tão mal se deve ao facto de estar cheia de analfabetos e de pessoal desqualificado !

Face ao miserável desempenho na CML, Carmona Rodrigues riscou o seu nome da lista do PSD que concorreu às eleições autárquicas de 2005. .

Os que foram saindo:

António Proa. Pelouros:  Espaços Verdes, Informação e Atendimento, Colectividades, Gestão Cemiterial,  Saneamento e Protecção Ambiental. A maioria dos seus colaboradores directos são consensuais:  Era difícil encontrar uma pessoa mais desajustada às funções que desempenha. Todos já perceberam isso, menos o próprio. A entrada Santana Lopes, ditou o seu afastamento em Março de 2005. 

Carlos Miguel Gomes Fernandes Fontão de Carvalho.  Eleito pelo Partido Socialista, genro de um grande construtor civil (Alves Ribeiro), não hesitou em mudar da esquerda para a direita quando foi convidado por Carmona Rodrigues para controlar as finanças da CML. Foi substituiu a Teresa Maury. Fontão é Revisor Oficial de Contas. Está Ligado à multinacional BDO. Antes de se passar ( ? )  para o PS foi do CDS, tendo sido eleito por este partido para a Freguesia do Lumiar.  Entre 1998 e 2001, no tempo de João Soares, esteve à frente das finanças municipais. Com Machado Rodrigues andou envolvido em negociatas, como a cedência de terrenos para o famigerado parque de estacionamento na Rua José Lins do Rêgo.

O grande trunfo de Fontão é ser genro de Alves Ribeiro e passar férias na Praia Grande com o Carmona, o actual presidente da CML. A choldra é total.

Pelouros: Auditoria, Finanças, Aprovisionamento,  Empresas Municipais.  Fontão é olhado como um traidor por uns, um oportunista por outros. Os funcionários camarários encolhem os ombros e  num gesto de pura resignação dizem "Que quer, foi o que nos saíu na rifa. Melhores dias virão". 

Este vira casacas, sentindo que o barco estava a afundar-se ( ou que já tinha o que pretendia), acabou por pedir a demissão pouco antes do regresso de Santana Lopes à CML.  

Carmona Rodrigues integrou-o na lista do PSD para as eleições autárquicas.

Maria Teresa Rodrigues Pintado Xavier Maury. 49 anos. Licenciada em gestão na Universidade católica.   É economista, esteve na administração da Ciber Geigy (empresa suíça, considerada um dos gigantes mundiais na área farmacêutica), participou no lançamento do Banco CISF.Dirigiu o Instituto de Seguros de Portugal. Desde 1996 era responsável pelas finanças do grupo de transportes Barraqueiro. Pelouros em Abril 2002: finanças e património.Pelouros em Abril de 2003: Auditoria, Finanças, Modernização Administrativa e  Gestão da Informação. Após a saída de Carmona Rodrigues foi também nomeada também Vi-Presidente da CML. Com a saída de Santana Lopes, em Julho de 2004, não tardou em sair da edilidade.  

Pedro José Feist (CDS_PP). Substituiu a 29/4/2001 Paulo Portas eleito pelo mesmo partido.  Já suspendeu provisoriamente o mandato, devido ao facto do seu nome aparecer envolvido em aquisições de legalidade duvidosa. Atitude que só lhe ficou bem. Pelouros que em Abril de 2002 lhe estavam atribuídos: Desporto, Higiene Urbana, Obras Coercivas, gestão dos cemitérios, reparação e manutenção mecânica. 

Durante o ano de 2003, Pedro Feist zangou-se com os "rapazes" do CDS-PP, acusando-os de "incompetentes", "oportunistas" e de lhe pretenderem roubar o lugar. Prometeu abandonar a CML e o Partido, só não disse quando o fará. 

Nota biográfica: Curso Geral do Liceu. A sua carreira profissional está ligado à venda de brinquedos (Chaves & Feist; Sociedade de Representações Concentra L.da.). É eleito Presidente da União dos Comerciantes do Distrito de Lisboa, cargo que exerce durante cerca de 17 anos, Presidente da Federação do Comércio Grossista Português, Presidente da Confederação do Comércio Português, Vice-Presidente da Confederação do Comércio Português, Membro do Conselho Económico e Social e Membro do Conselho de Concertação Social, (1974-1998).Militante de base do CDS-PP.Presidente da Distrital de Lisboa do CDS-PP. Membro da Comissão Política do CDS-PP.Membro da Comissão Directiva do CDS-PP.Secretário Geral do CDS-PP.Presidente do Congresso do CDS-PP.Presidente do Conselho Nacional do CDS-PP.Deputado da Assembleia da República.Vereador da Câmara Municipal de Lisboa (desde 1976), inicialmente com responsabilidade sobre a Direcção Municipal de Abastecimentos e Consumo, e Cemitérios. É solicitado pelo então Presidente Engº. Aquilino Ribeiro Machado, para a implementação da Contentorização dos Resíduos Sólidos da Cidade.É reeleito Vereador (1979-1990), continuando sob sua responsabilidade a Contentorização dos Resíduos Sólidos, toda a Direcção dos Serviços de Salubridade e Transportes, Direcção dos Serviços Eléctricos, Direcção de Serviços de Finanças e Contabilidade, Serviço de Protocolo e Almoxarifado.Cria o Pelouro do Desporto (1979-1990).Cria o NIPRED - Serviço de Apoio de Integração ao Deficiente (1979-1990).Exerce funções de Presidente no impedimento deste (1979-1990). É reeleito Vereador (1994-2001).

Henrique de Freitas. 40 anos. Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Lusíada, onde passou a professor. Exerce funções de vereador entre Janeiro e Abril de 2002, quando foi substituído por Ana Sofia Bettencourt. Entre outros, tinha a seu cargo o pelouro do transito. Deputado e porta-voz do PSD para os temas da Cooperação e Lusofonia. Foi também coordenador da Comissão de Defesa Nacional. Já presidiu à Junta de Freguesia das Mercês. Colaborou com o jornal O Independente, quando Paulo Portas era seu Director.  Há muito que constava, mas no dia 5/4/2002, ficou-se a saber. Henrique de Freitas acabara de ser indigitado pelo actual Primeiro-Ministro e morador do Campo Grande (Durão Barroso), para Secretário de Estado da Defesa(SED). O actual ministro da defesa, recorde-se, é Paulo Portas. 

Na altura da sua nomeação reapreciava o Processo referente ao Parque de Estacionamento Subterrâneo da Rua José Lins do Rego. Assunto que segundo o seu Gabinete irá transitar para o próximo vereador que o irá substituirá. 

Dez dias à frente da SED foram o bastante para a imprensa prognosticar a sua saída para breve dado o pouco empenho que nela tem colocado. Os militares não lhe perdoam ter trocado o trabalho de gabinete no Ministério pelas bancadas do Estoril Open, onde não terá faltado um único dia ao torneio internacional de ténis. O caso acabou por gerar alguma polémica. O ex-vereador veio entretanto a público negar esta presença no torneio, mas o jornal Expresso (20/4/2002) afirma que possui diversas testemunhas que confirmam a sua presença. Quem está a mentir? 

Nota biográfica: Data de Nascimento:13-03-1961 .Habilitações Literárias: Licenciatura em Relações Internacionais. Profissão: Professor Universitário.  Cargos que desempenhava à altura de ser eleito para vereador da CML: Membro da Assembleia Municipal de Lisboa; Secretario Geral Adjunto do PSD. Cargos exercidos: Presidente da Junta de Freguesia das Mercês (1986-89); Membro da Assembleia Municipal de Lisboa (1983-89); Membro da Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD. Condecorações e Louvores: Louvor do comandante do Regimento de Lanceiros de Lisboa (1987).Títulos académicos e científicos: Certificado de Estudos Europeus da Universidade Robert Schuman, Estrasburgo, 1991/1992; Diploma de Estudos Aprofundados da Universidade Paris-I, Sorbonne (Frequência).

Paulo Portas (PP). Este Presidente do CDS-PP e vereador da CML precisaria de ser omnipresente para desempenhar todos os cargos para que entretanto foi eleito: Deputado à Assembleia da República (17 de Março de 2002), Ministro da Defesa Nacional, etc. Resultado: na CML começou a ser substituído por outras pessoas da sua confiança. A situação não deixou de provocar muitas críticas dos lisboetas. A verdade é que Paulo Portas durante a campanha eleições autárquicas afirmou apenas que se fosse eleito exerceria do cargo de vereador, não disse é que o faria por interpostas pessoas. Foi substituído a 29 de Abril de 2002 por Pedro Feist (CDS_PP).

   





 

Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque