Arquivo

Anterior

.

Arquivo Histórico da Antiga Junta de Freguesia de Alvalade

(1959-2013)

Panorama da Freguesia

Entre as três juntas de freguesia que em 2013 foram unidas, a de Alvalade era aquela cujo edificado se apresentava mais homogeneo, possuindo dois bairros emblemáticos do Plano de Alvalade: O Bairro S. Miguel e o Bairro das Estacas (Bairro de São João de Deus). Integrava todavia algumas construções mais antigas, onde era visivel a crescente degradação, como a Vila Afifense ou as situadas  na zona do Chafariz de Entrecampos e Travessa da Henrique Cardoso.

No inicio do século XXI apresentava evidentes sinais de decadência, com uma população muito envelhecida e um comércio tradicional que não soube renovar-se.

Algumas referências nesta antiga freguesia: Associações: Grupo Dramático Ramiro José (fund. 1923, mudou-se para outra freguesia), Casa do Concelho de Tomar, Aero Clube de Portugal. património: Solar dos Lagares del`Rei, Chafariz de Entrecampos. Urbanismo: Bairro das Estacas e Bairro de S. Miguel. Estabelecimentos: Discoteca Sinfonia, Suprema 8café, fechou), Luanda (café), Frutalmeidas (pastelaria), Romeira (florista), Centro C. Roma (fechou). Cinemas e Teatros: Quarteto (fechou), Cinema King (fechou). Equipamentos municipais: Mercado do Levante, Biblioteca de Alvalade (fechou), Teatro Maria Matos. O leitor pode encontrar no Jornal da Praceta histórias destas e outras reeferências da antiga freguesia de Alvalade.

Junta

Constituida a 7 de Fevereiro 1959, a partir  do desmembramento da Freguesia do Campo Grande. Tinha uma área de 0,58 km2 (D.L. nº 42 142, 19 de Fevereiro, Minsitério Interior. Direcção-Geral de Administração Política e Civil).  Era uma das 53 juntas de freguesia de Lisboa onde nada de relevante acontecia. A sua história é inseparável do Campo Grande e do Bairro de Alvalade, para a qual remetemos o leitor.

Numa análise comparativa entre 1960 e 2001 chegou-se às seguinte conclusões: ocorrera uma perda significativa da população nesta freguesia (42%. Registava-se um importante registo no envelhecimento, que triplicava nos escalões etários superiores a 65 anos. Por último, uma preocupante incapacidade de regeneração demográfica, com perdas de 73,6% na população mais jovem (até 19 anos) e de 62,6% nos escalões em idade adulta activa (20 aos 49 anos). Cfr.Freguesia de Alvalade, 1959-2009, vários autores, p.121.

Arruamentos: Relação

População: Dados Estatísticos

Símbolos::Orago, brasão e bandeira

Junta de Alvalade

A atividade da Junta constituia um perfeito exemplo de irrelevância de gestão autárquica: opaca mas com grande apetência para a intrigalhada partidária. 

A única obra significativa que realizou foi forrar de azulejos, em 1993, o chafariz de Entrecampos. A esmagadora maioria dos fregueses nem sequer sabia onde a mesma ficava, nem tinha conhecimento de atividades que tivesse realizado. Dir-se-á que o caso nada tinha de especial: a maioria das 53 juntas de freguesia de Lisboa antes de 2013, pouco se distinguiam da antiga junta de freguesia de Alvalade.

Armando Dias Estácio (PSD) foi o último presidente da antiga freguesia de Alvalade. Ao longo de três mandatos (2001-2013) pouco ou nada fez pela freguesia. Foram anos perdidos.

Durante o mandato de Santana Lopes (2002-2005), Armando Estácio andou a entretido a propagandear o projeto de um novo edificio que seria construído em Alvalade, e que reunia três valências: sede da junta, centro de dia e uma nova biblioteca. A obra foi orçada em 3,5 milhões (2005). António Prôa, vereador do PSD, ainda em 2006, andava na comunicação social a anunciar que a sua construção estaria para breve.

Após a vitória de António Costa (PS) nas eleições intercalares de 2007, Armando Estácio consumiu o tempo e os recursos da Junta a atacar as decisões camarárias.

A Biblioteca Municipal de Alvalade apresentava um aspecto exterior deprimente. O caótico estacionamento não raro, dificultava o acesso ao edificio.  Estava rodeada de lixo, o que abundava aliás em toda a freguesia. Foto: 10/11/ 2003

O exterior da Biblioteca parecia um "mal amanhado" barracão rodeado de lixo. Fioto: 10/11/2003

Em 2009, por exemplo, vem para a comunicação social denunciar o encerramento da biblioteca de Alvalade, garantindo que a mesma estava em bom estado... Neste ano promove um abaixo-assinado contra a construção de uma ciclovia na freguesia, etc. Era a guerrillha estéril servindo objectivos puramente partidários.

Em 2011, completamente desacreditado opõem-se à diminuição do número de freguesias em Lisboa, sob o pretexto que não fora ouvido, e ameaçando retaliar caso a reforma administrativa de Lisboa fosse aprovada.

Integrou a lista do PSD/CDS-PP para a nova junta de Alvalade, em 2013 e foi derrotado. Estava confiante que os fregueses continuavam a votar nos partidos de Direita para a nova freguesia que então foi constituida.

Presidentes da Junta entre 1959 e 2013: 

Carlos Andresen da Costa (1959), Pedro J.M. F. A. Lobo Machado (1959-1963), João Elviro A. Gomes Barbosa (1963-1965), António Augusto Romos (1965-1974), Joaquim Domingos Lopes (1974), Ernesto de Jesus Coelho (1977), Maria Luísa Sanches Vale (1977- 1978), Júlio César A. S. Tomão (1978-1980), António Manuel Carmona e Costa (1980-1982), Fernando Barros Martins (1983-1994), Diamantino Fernandes dos Santos Neto (1994-1998), João Nunes da Costa (1998-2001), Armando Dias Estácio (2001-2013).

 

Casos

Cingindo-nos apenas ao período entre 2000 e 2013 é longa a lista de casos que envolviam esta freguesia. No nosso arquivo não faltam exemplos de problemas mais ou menos graves que se arrastavam no tempo.

Sede da Junta na Rua de Entrecampos. Foto: 2003. 

Sede. No dia 28 de Abril de 2003 a junta de Freguesia de Alvalade deixou a acanhadas instalações que tinha na Rua de Entrecampos e mudou-se para a Rua Teixeira de Pascoais, junto à Biblioteca Municipal de Alvalade. As "novas instalações", embora melhores que as anteriores, continuavam a ser provisórias. A Câmara Municipal de Lisboa não se resolvia a construir uma nova.

Entrada. Foto: 10/11/2003

Interior. Foto: 10/11/2003 

A nova   sede da Junta  passou a funcionar num antigo anexo da Escola nº101, (Teixeira de Pascoais) , ocupada durante cerca de três décadas pela  capela de Santa  Joana Princesa. As instalações foram cedidas à Junta por um período de dois anos, o tempo que se julga necessário para que a CML construisse uma sede definitiva (cf.Alvalade, Junho/Julho2003).

Esta mudança decorreu da desativação da capela, em virtude da  construção da Igreja de Santa Joana Princesa nas proximidades.

Espaço Multifuncional. As antigas instalações da antiga Junta de Freguesia de Alvalade, na Rua de Entrecampos nº. 64-A foram transformadas num espaço multifuncional. Neste espaço desde 12 de Abril de 2011, de acordo com a propaganda oficial,  podia-se aceder à Internet, ler os jornais do dia, conversar, etc. Na prática raramente funcionou com um minimo de regularidade. A actual Junta de Alvalade depois de 2013 abandonou o aluguer do espaço.  

 
 

Desonestidade Intelectual. A antiga Junta de Freguesia de Alvalade editou em 2003 uma monografia sobre a Freguesia, o que aplaudimos. O autor não se limitou inspirar-se nos textos do Jornal da Praceta  resolveu copiá-los sem nunca citar, nem como  fonte .

O autor - Paulo Fernando M. Figueiredo - chega ao ponto de aconselhar um "Percurso pela  Freguesia e Arredores" (páginas 67-68) retirado integralmente do Jornal da Praceta. Acontece que o mesmo decorria no território da antiga de freguesia do Campo Grande e não na freguesia de Alvalade. O autor nem sequer conhecia os limites destas freguesias, mas também os desconheciam os membros da Junta que encomendaram a  obra paga com dinheiros públicos.

 

Foto de Isabel Duarte. Divulgação: Lisboa-Abandonada

Edificios em ruina. Segundo o censo de 2001, esta freguesia possuia 618 edificios, sendo 44 anteriores a 1945, alguns dos em andiantado estado de ruina.   

No dia 5 de Janeiro de 2002, mais um edifício entrou em derrocada, desta vez, felizmente que não se registaram danos pessoais. Ficava situado no território da Freguesia de Alvalade, na Avenida da República. Pela cidade de Lisboa haviam milhares de prédios que se encontram em idênticas condições, e que ameaçam ruir a qualquer momento. 

A situação foi amplamente documentada no site Lisboa-Abandonada (www.lisboa-abandonada.net). A incúria e o laxismo dos serviços camarários ligados à reabilitação urbana era e é conhecida. A prioridade camarária era até então o realojamento das pessoas que viviam em barracas e tudo o mais foi esquecido. Nas eleições autárquicas que ocorreram neste ano a questão esteve no centro dos debates.

Este era o "Calcanhar de Aquiles" de João Soares e da sua equipa. Santana Lopes mostrou num cartaz, o estado deste edificio, para ilustrar o que não deixaria que na cidade acontecesse. É por isso que as atenções se voltarem para Santana Lopes que prometera fazer da reabilitação urbana a sua prioridade. Tudo não passou de propagand.

Fachadas descaracterizadas. A bela arquitectura do Bairro de Alvalade, no inicio do século XXI já estava muito descaracterizada devido ao fecho das varandas com marquises e obras avulso. O celebrado Bairro das  Estacas já pouco se distinguia de um bairro dos suburbios de Lisboa.

Espaços Verdes e higiene Pública.  Aparentemente nada o justificava, mas o abandono a que foram votados os espaços públicos (passeios, jardins, ruas, logradouros), aliado à crónica falta de civismo contribuiram para alterarem negativamente a imagem desta zona do Bairro de Alvalade.  

Prioridade aos automóveis. Um projecto camarário concebiddo no tempo de João Soares incendiou os animos nesta freguesia: a construção de um parque de estacionamento na Rua António Ferreira, no Bairro de São Miguel, para 102 automóveis. O parque seria  da responsabilidade da CML e ficaria situado  junto a uma escola do 1º. ciclo, implicando a destruição de um jardim público. Por toda a cidade projectos idênticos estavam em marcha.

Esta Junta ficou ainda ainda associada a uma feroz campanha contra as ciclovias, nomeadamente a que passa pela rua Infante Dom Pedro  e Travessa  Henrique Cardoso .

Envelhecimento da população. Quando foi extinta em 2013 era a freguesia com a população mais envelhecida de Lisboa. 

Parque escolar degradado. A escola básica Teixeira de Pascoais, a única no território da freguesia há muito que carecia de obras profundas, mas nada era feit

Cinema Quarteto. Foto: 2003  

Comércio,  Serviços e  Equipamentos Culturais Decadentes. O comércio na Avenida de Roma desde finais dos anos 90 do século XX passou a viver numa agonia crescente. O envelhecimento da população da freguesia, o abandono generalizado foram ditando o fim de muitos estabelecimentos de renome. O fecho do cinemas Quarteto (2011), King Triplex (2013) e a política errática em relação ao Teatro Municipal Maria Matos espelhavam a necessidade de uma mudança de rumo.  

Estação Roma-Areeiro. Poluição. A expansão do tráfego ferrroviário e nova estação de comboios provocou um brutal aumento da poluição, sobretudo soniora, na freguesia. O descontamento aumento. Fizemos eco dos protestos dos moradores. 

Imagem da nova Estação de Comboios na Avenida de Roma (Novembro de 2003). 

"Embora tenha sido concebida para ter ligação ao metro, a verdade é que a mesma não funciona. A construção desta estação pela REFER foi marcada pela mais completa impunidade. O Jardim da Avenida Frei Miguel Contreiras foi completamente vandalizado. Em toda a zona onde a obra decorreu derrubaram-se árvores, destruíram-se passeios, esburacaram-se ruas, etc, etc.. Apesar de todos o protestos dos moradores nunca a empresa pública se dignou prestar qualquer esclarecimento.

O projecto da estação não teve em conta a zona envolvente, como resultado os moradores das ruas adjacentes à mesma, num momento para o outro passaram a viver numa zona inóspida e propícia a assaltos. A poluição sonora aumentou e a zona ficou bastante degradada com as obras. A antiga Junta de Freguesia de Alvalade em vez de se preocupar com estas questões essências à qualidade de vida dos fregueses andava envolvida em lutas partidárias." Novembro de 2003.

O ruido tornou-se constante alterando a vida local. Foto: 2003.

"Os moradores da Avenida Frei Miguel Contreiras e da Rua Infante Dom Pedro têm saudades da antiga linha de Chelas. O barulho provocado pela passagem dos comboios era entrecortado por longos períodos de silêncio. Quem hoje ali passa, após a construção da nova estação e das novas linhas férreas não pode deixar de reparar no intenso tráfego ferroviário que passou a existir. O barulho é contínuo. Como se isto não bastasse foi erguido um longo e inestético muro ao longo de toda a extensão da linha na Freguesia de Alvalade. Os moradores queixam-se que estão enclausurados. Durante as obras foram destruídos diversos espaços públicos consolidados, como zonas ajardinadas. Ora as obras estão praticamente concluídas, mas nada ou quase nada foi entretanto feito para reparar os estragos provocados e limpar o local. O que está em discussão não é tanto a necessidade destas obras, mas a forma como as mesmas são feitas, a degradação do ambiente que envolvem e a duvidosa qualidade estética das novas edificações. Na maior parte dos casos estamos perante problemas que podiam ser evitados, e só não o são devido à incompetência dos serviços públicos encarregues do licenciamento e fiscalização. " 2004

A envolvente que já estava decandente, mais deprimente ficou. Foto:2003

  

 A Junta de Freguesia em vez de agir para melhorar a situação, até 2013 desenvolveu uma querela politiqueira. Foto: 2003 

A paisagem do outro lado das linhas não destoava do lado da freguesia de Alvalade. Foto: 2003    

Moradores

Dentro dos limites da freguesia contavam-se entre os seus antigos residentes: Criadores: Fernando Lopes (cineasta), Carlos do Carmo (fadista), Nuno Teotónio Pereira (arquitecto), Manuel Coelho Mendes da Rocha (engenheiro), Moniz Pereira (desportista). Militares - Marechal Francisco da Costa Gomes (1914-2001), Marechal Spínola (1910-1996), Major Melo Antunes, General Galvão de Melo (1921-2008), general Vassalo e Silva ( 1899-1985). Políticos: Krus Abecassis (1929-1999), António Guterres, Fernando Santos e Castro (1922-1983), Aquilino Ribeiro Machado, António J. Cardoso e Cunha, José Veiga Simão, Carmona Rodrigues.

 
 

Lisboa: Eleições Autárquicas

Eleições Autárquicas de 2013

 Eleições Autárquicas de 2009  

Manifesto Eleitoral (2009)

 Eleições Intercalares Autárquicas de 2007  

Eleições Autárquicas de 2005 

Eleições Autárquicas 2005 (O grande teste )

Estas eleições, para quem acompanhava o dia-a-dia das antigas freguesia de Alvalade, São João de Brito e do Campo Grande eram um teste à capacidade de avaliação dos próprios fregueses. A CML estava mergulhada numa barbúdia. A freguesia era gerida por autarcas sem o menor respeito pelos fregueses, e aos quais não  prestavam contas das suas ações.  

No dia 9 de Outubro de 2005, os moradores da Freguesia de Alvalade foram às urnas. Armando Dias Estácio (2001-2013) voltou a ganhar as eleições com maioria absoluta. Os problemas na Freguesia continuaram a agravar-se.

Quanto à maioria absoluta escreviamos: "Qual a admiração? Em Felgueiras, a maioria absoluta foi dada a uma candidata a contas com a justiça".

Eleições Autárquicas de 2001

Estatísticas Eleitorais 1976-2007