Breve História da Freguesia de Alvalade

Anterior

 

A Singularidade da Igreja dos Santos Reis Magos no Campo Grande

 

 

Em Portugal o culto dos reis magos está ligado aos descobrimentos. Na tradição cristã os reis magos ou astrólogos simbolizavam os que foram guiados pelas estrelas para irem ao encontro do Salvador do Mundo. Antes do século XVI este culto não tem expressão em Portugal, o mesmo não acontecia na Galiza.

Na Galiza o seu culto estava muito difundido desde o século XII. Segundo uma lenda, São Tiago, discipulo de Jesus Cristo dirigiu-se para a Peninsula Ibérica para a evangelizar guiando-se pela "Via Lactea", a qual passou a ser conhecida por "Caminho de Santiago". Os peregrinos que se derigiam a Santiago de Compostela para verem o túmulo do apóstolo também se orientavam pelas estrelas.

Os portugueses conheciam as muitas representações dos reis magos que existiam na Galiza mas não lhes conferiam valor suficiente para lhes prestarem culto. Só a partir do momento que chegaram à India (1498) é começaram a desenvolver este culto dando-lhe uma dimensão própria que reflete as regiões do mundo que que descobriram.

 

Igrejas Portuguesas dos Reis Magos no Mundo

Igreja dos Reis Magos, Bardez, Goa, India

Data de 1555 a primeira igreja portuguesa que tem como orago os Santos Reis Magos. Foi fundada pelos franciscanos em Bardez, Goa. Este culto em Goa reveste-se de um enorme simbolismo: era no dia dos Reis Magos (6 de Janeiro ) que os vice-reis entravam na velha Goa. Os Magos eram os representantes de todos os povos da Terra. Estão presentes na primeira Epifania, a manifestação pública do Messias no qual é reconhecido como o Salvador universal. Os vice-reis portugueses assumem.-se simbolicamente os magos da tradição cristã.

Nesta Igreja goesa, situada junto a uma fortaleza com o mesmo nome foram sepultados três vice-reis entre 1581 e 1619.

Igreja dos Santos Reis Magos, Campo Grande, Lisboa

A Igreja dos Santos Reis Magos no Campo Grande, em Lisboa, começou por ser apenas uma simples ermida na dependência da Paróquia de Santa Justa. Passou depois para a dependência da Paróquia de São João Baptista do Lumiar. No século XVI os moradores no Campo Grande local solicitaram a sua independência. Desconhecemos a existência de cerimónias ou festividades próprias desta Igreja dedicadas aos Reis Magos. Outros cultos parecem ter secundarizado a dimensão simbólica dos reis magos. Mais

Igreja dos Santos Reis Magos, Nova Almeida, Brasil. Fundação: 1580

Igreja dos Santos Reis Magos, Fenais da Ajuda, Açores. Fundação: 1832

Capelas portuguesas dedicadas aos Reis Magos no Mundo

Á semelhança das Igrejas as capelas dedicadas as reis magos difundiram-se a partir do século XVI num claro simbolismo associada aos descobrimentos.

- Capela dos Reis Magos, Estreito da Calheta, Madeira, princípios do século XVI

- Capela dos Reis Magos, Igreja da Estrela, Ribeira Grande, Açores

- Capela dos Reis Magos, Ponta Delgada, Açores, Século XVI

- Capela dos Reis Magos, Convento de Cristo, Tomar.

- Capela dos Reis Magos, Ribeira Brava, Madeira

- Capela dos Reis Magos, Igreja de S. Francisco, Porto. Século XVI

- Capela dos Reis Magos, Convento de São Marcos, Tentugal, Coimbra. Século XVI.

- Capela dos Reis Magos, no Forte dos Reis Magos, Natal, Brasil. 1598.

- Capela dos Reis Magos, Porto. Segundo a tradição a festa local aos reis magos remontava ao século XV (?). A capela que existiaera de 1717, foi vendida pela câmara do Porto, tendo sido remontada na povoação de Pocariça, Cantanhede.

Pinturas as portuguesas dedicadas aos Reis Magos no Mundo

Os três magos (mágicos, astrólogos) ou reis magos consagrados na tradição cristã - Gaspar, Baltazar e Melchior - representam as três idades do Homem, mas são sobretudo os representes dos três continentes conhecidos até ao século XVI: Europa, Ásia e África. A particularidade da pintura portuguesa foi passar a representar outros povos, como os indios do Brasil.

Festas

Lendas

Carlos Fontes

Notas: