Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Poluição

  Anterior

 

Responsabilidade Ecológica

Todos temos responsabilidades sobre o estado em que se encontra o planeta. Não raro somos assaltados pela pergunta: como foi possível chegar a esta situação ?A resposta, talvez, esteja na forma como encaramos a natureza, o que nos remete para os paradigmas.Modos globais de pensar que determinam a forma como agimos.

No Paradigma Naturalista o Homem concebia-se como fazendo parte da natureza, sob a qual reconhece não ter poder e cujo criador(es) reverência. A natureza era concebida como organismo vivo a que os homens devem respeito.

No Paradigma Mecanicistaque emerge a partir do século XVII ligado a uma concepção mecanicista da natureza, o grande objectivo conhecer a natureza para a dominar. A ideia de Progresso significa seu domínio e exploração exaustiva. Crença nos recursos ilimitados da natureza e no poder humano para o explorar. No princípio do século XIX surge a primeira dúvida no horizonte: o aumento desmesurado da população pode conduzir à escassez de alimentos, potenciadoras de guerras e pestes para o restabelecimento do equilíbrio natural.  

Apesar de todos os alertas, a situação manteve-se sem grandes problemas até aos anos 60 do século XX. A partir daí acumulam-se os sinais que algo vai mal na trajectória que a Humanidade estava a seguir:

a) Degradação ambiental: A crescente procura de energia e de recursos para consumo degradou a paisagem, produziu enormes lixeiras e desequilíbrios ambientais

b) Desastres ecológicos: multiplicam-se os desastres com petroleiros, lançando a morte e destruição nas costas de muitos países.

c) Escassez de recursos naturais: A crise petrolífera de 1973 alerta o mundo para que as reservas petrolíferas eram finitas, mas também que as mesmas podiam ser usadas como armas de guerra; 

Os dados do problema estavam à vista de todos: o aumento exponencial da população mundial. Em 1850 eramos 1,2 biliões; Em 1950 atingimos 2,5 biliões; No ano 2000 superamos os 6 biliões; Em 2011 já eramos 7 biliões. Ultrapassaremos os 10 biliões em 2050 !

Este aumento levou à criação de Megalólopes, produto de uma enorme concentração urbanaa e abandono dos campos. Nas actuais e futuras megalópoles aos problemas ambientais muitos outros tendem a gerar-se: habitação, saúde, emprego, educação, violência, falta de recursos (água potável, alimentos, etc). Entre 1995 e 2015 duplicou o número de cidades com mais de 10 milhões de habitantes. Quase 80% das 29 megacidades, com um total de 471,2 milhões pessoas, situam-se em países em desenvolvimento da Ásia, América Latina e África. Tóquio lidera a lista de megacidades, com 38 milhões de habitantes. Mas, a partir daí surgem Delhi (25,7 milhões), Xangai (23,7 milhões), São Paulo (21,1 milhões), Mumbai e Cidade do México (21 milhões cada) e Beijing (20,4 milhões). A segunda megacidade do mundo desenvolvido é também japonesa, Osaka, com 20,2 milhões de habitantes. Nova Iorque ocupa a décima posição, com 18,6 milhões de pessoas. Paris é a 25ª da lista, com 10,8 milhões de habitantes, e Londres é a 27ª, com 10,3 milhões.

O aumento populacional provocou uma aumento brutal de recursos, mas também um aumento não menos brutal de desperdícios, lixeiras urbanas e residuos perigosos.

Esta situação está a provocar uma rápido esgotamento dos recursos naturais. Escassez de fontes de energia, como o petróleo, gera crescentes conflitos mundiais. Temos assistido também à deflorestação do planeta e a erosão dos solos férteis atingiu um ritmo insustentável, tornando-se à escala global uma crescente fonte de conflitos. O elevado consumo de alimentos (muito desigualmente distribuídos) estimulou a introdução de todo o tipo de práticas (manipulações genéticas, etc). A produção industrial de alimentos, nomeadamente de ruminantes (pecuária) está a contribuir para as mudanças climáticas.

As reservas mundiais de água potável, um bem imprescindível à vida humana, estão a diminuir desde 1970. A água potável representa apenas 3% da água que cobre 75% da superfície do planeta Terra.

A poluição, desflorestação, alterações climáticas estão a levar à extinção inúmeras espécies animais. Direitos dos animais ou deveres para com dos homens para com os animais? . Maus-Tratos. Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Biodiversidade. 

Como se tudo isto não fosse suficiente, os desequilibrios ecológicos estão a provocar o aumento e dimensão dos desastres naturais.

O tão falado e sentido, aquecimento global, é fruto em grande parte de um modelo de desenvolvimento assente na utilização intensiva de recursos energéticos fósseis e desflorestação massiva do planeta. As consequências imediatas deste fenómeno são a extinção de espécies (redução da biodiversidade), maiores amplitudes térmicas, degelo dos pólos, subida do nível do mar, desertificação, etc.

Não é apenas a natureza que se mostra cada vez mais adversa à trajectória de desenvolvimento que tem vindo a ser seguida, a própria humanidade está em ruptura. O consumo de recursos é muito desigual a nível mundial. O sistema económico que impera proporcionam aos consumidores dos países mais desenvolvidos um consumo que não tem em conta as futuras gerações. A especulação que compromete o futuro Sociedades inteiras já estão em risco de sobrevivência. Os países mais pobres do planeta por terem menores recursos para enfrentarem estas situações são os mais atingidos por estas mudanças.

É por tudo isto que se passou a falar em Desenvolvimento Sustentável, uma ideia de dificil (impossivel ?) de concretização no atual sistema económico. Apesar de tudo, alguns sinais positivos tem surgido em muitos países. Nos últimos anos nos países mais desenvolvidos economicamente no mundo tem crescido os movimentos sociais que exigem uma nova política e ética global. 

Proclama-se a necessidade de um novo equilíbrio com a natureza, uma utilização mais racional e menos perdulária dos recursos disponíveis. Apela-se à reutilização. A ideia chave é a da necessidade de uma maior responsabilização perante o legado que deixaremos às gerações futuras.

CF

 
 

 

Arquivo

Poluição em Lisboa

Estão a Matar os Habitantes de Lisboa 

Os últimos indicadores sobre os níveis de poluição atmosférica e sonora divulgados na comunicação social são concludentes: A cidade de Lisboa caminha a passos largos para se tornar a cidade mais poluída da Europa. Apesar de possuírem toda a informação necessária para actuarem, os serviços camarários e centrais do Estado mostram-se incapazes de cumprir os objectivos para os quais foram criados.

A principal causa desta situação são os cerca de 245 mil automóveis que circulam diariamente na cidade, produzindo mais de 75 % da poluição atmosférica.

Num estudo apresentado em Junho de 2005 (CCDR-LV/UL), constatava-se que estavam já em risco a saúde dos fetos, dos recém-nascidos, das crianças e dos idosos. As primeiras vítimas !

Na Avenida da Liberdade, a zona mais poluída do país, os níveis permitidos de emissão de partículas poluentes são ultrapassados 131 dias por ano, quando a lei autoriza apenas 35. Logo a seguir surge a zona do Campo Grande/Alvalade. Em 2004, durante 88 dias só em Entrecampos foram registados níveis de poluição atmosférica que constituíam um grave risco para a saúde da população destes bairros.

Perante esta gravíssima situação, a CML dirigida por Santana Lopes/Carmona Rodrigues prosseguiu com a sua criminosa política ambiental: 

a) facilitando a entrada dos automóveis na cidade;

b) promovendo a destruição dos seus jardins, matas e zonas arborizadas entregando-as à especulação imobiliária e a todo o tipo de oportunismos. 

Não deixa de ser significativo que entre Dezembro de 2001 e Abril de 2007, a obra  emblemática destes presidentes tenha sido justamente um túnel para automóveis: o Túnel do Marquês de Pombal (inaugurado no dia 25 de Abril de 2007).  

Evite a poluição ou ainda vai pagar para respirar*

Poluição: Uma Situação Preocupante

 

Após uma recusa inicial, os serviços camarários responsáveis pela recolha e tratamento de dados sobre poluição sonora e atmosférica, disponibilizaram finalmente a informação solicitada. Mais

 
 

 

A Poluição Mata !

4 mil Portugueses morreram, em 2004, devido à poluição atmosférica.

A Comissão Europeia, em Fevereiro de 2005, divulgou os resultados de um estudo sobre o número de mortes atribuídas à poluição do ar. Em toda a União Europeia, mais de 300 mil pessoas morrem prematuramente devido à má qualidade do ar. A origem desta poluição deve-se em grande medida à queima de combustíveis fósseis, mas também aos elevados índices de concentração do azono ao nível do solo. A poluição está igualmente a provocar, em muitas partes do mundo, o reaparecimento de doenças, como a malária ou a febre de dengue, devido ao aumento da temperatura. Mais 

Polui Atmosférica

"Sabia que a poluição atmosférica produz graves efeitos sobre a saúde do Homem"

 

"Sabia que esta poluição afecta também as plantas, edifícios/monumentos e o clima"

 

"Sabia que em Lisboa, a principal fonte de poluição atmosférica é o tráfego automóvel"

 

"Sabia que em Lisboa já se está encerrar à circulação automóvel túneis porque os níveis de monóxico de carbono são o dobro dos limites de segurança para a saúde da população".

 

"Sabia que estão a aumentar os problemas de saúde da população, relacionados com a poluição atmosférica". 

 

Poluição Sonora

 

"Sabia que as principais fontes de ruído são o tráfego automóvel e as obras públicas?".

 

"Sabia que o ruído tem graves efeitos na saúde física e mental do homem, nomeadamente stress, insónias, problemas cardio-vasculares, podendo, em casos extremos, causar surdez".

 

Todos sabemos há muito tudo isto, mas o problema é sempre o mesmo: o que a CML tem feito para diminuir estas fontes de poluição?

 

1. Que medidas tomou para diminuir o tráfego automóvel na cidade, incluindo a circulação de viaturas pesadas? 

 

 

2.Que medidas tomou para reforçar os mecanismo de fiscalização e repressão de todos aqueles que agem contra a comunidade?

 

 

3. Que medidas tomou para diminuir o tráfego aéreo que sobrevoa a cidade?

 

 

4.Que medidas tomou para diminuir o ruído provocado durante a noite pelos seus próprios carros de limpeza?

 

 

5.Que medidas tomou para fiscalizar as obras públicas que se executam na cidade, violando todas as normas admissíveis?

 

 

6. Que medidas tomou para afastar responsáveis e técnicos camarários que se mostram incompetentes para as funções que exercem?

 
   
Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque
 
 
   
 

Tenha Vergonha. Não Suje as Ruas*