Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Poluição

  Anterior

 

Lixeiras de Lisboa, quem não as tem à porta?

As lixeiras e a falta de higiene em Lisboa são mundialmente conhecidas.  Desde o século XVI que muitos estrangeiros que nos visitaram ficaram impressionados com a porcaria nas ruas da cidade. A CML não podia, como é óbvio, ignorar esta tradição alfacinha, é por isso que contra todos os protestos dos moradores persiste em manter o lixo que se acumula em Alvalade-Campo Grande. A tradição em Lisboa continua a ser aquilo que era. Desta forma se alimenta também ratos, ratazanas e todo o tipo de bicharada. Em toda a Europa não existe uma capital mais ecológica. Mais

Exemplo:

Palácio da Independência (monumento nacional)

Praça do Rossio (D. Pedro IV), dia 25 de Abril de 2014

 

A entrada do palácio está transformada, teimosamente, num caótico parque de estacionamento e num depósito de contentores de lixo. As traseiras do palácio servem de retrete para os transeuntes que visitam o centro histórico de Lisboa.

 
 

 

Arquivo

Poluição em Lisboa

Estão a Matar os Habitantes de Lisboa 

Os últimos indicadores sobre os níveis de poluição atmosférica e sonora divulgados na comunicação social são concludentes: A cidade de Lisboa caminha a passos largos para se tornar a cidade mais poluída da Europa. Apesar de possuírem toda a informação necessária para actuarem, os serviços camarários e centrais do Estado mostram-se incapazes de cumprir os objectivos para os quais foram criados.

A principal causa desta situação são os cerca de 245 mil automóveis que circulam diariamente na cidade, produzindo mais de 75 % da poluição atmosférica.

Num estudo apresentado em Junho de 2005 (CCDR-LV/UL), constatava-se que estavam já em risco a saúde dos fetos, dos recém-nascidos, das crianças e dos idosos. As primeiras vítimas !

Na Avenida da Liberdade, a zona mais poluída do país, os níveis permitidos de emissão de partículas poluentes são ultrapassados 131 dias por ano, quando a lei autoriza apenas 35. Logo a seguir surge a zona do Campo Grande/Alvalade. Em 2004, durante 88 dias só em Entrecampos foram registados níveis de poluição atmosférica que constituíam um grave risco para a saúde da população destes bairros.

Perante esta gravíssima situação, a CML dirigida por Santana Lopes/Carmona Rodrigues prosseguiu com a sua criminosa política ambiental: 

a) facilitando a entrada dos automóveis na cidade;

b) promovendo a destruição dos seus jardins, matas e zonas arborizadas entregando-as à especulação imobiliária e a todo o tipo de oportunismos. 

Não deixa de ser significativo que entre Dezembro de 2001 e Abril de 2007, a obra  emblemática destes presidentes tenha sido justamente um túnel para automóveis: o Túnel do Marquês de Pombal (inaugurado no dia 25 de Abril de 2007).  

Evite a poluição ou ainda vai pagar para respirar*

 

 
 

Responsabilidade Ecológica

Todos temos responsabilidades sobre o estado em que se encontra o planeta. Não raro somos assaltados pela pergunta: como foi possível chegar a esta situação ? Consultar

 
 

 

Arquivo:

A Poluição Mata !

4 mil Portugueses morreram, em 2004, devido à poluição atmosférica.

A Comissão Europeia, em Fevereiro de 2005, divulgou os resultados de um estudo sobre o número de mortes atribuídas à poluição do ar. Em toda a União Europeia, mais de 300 mil pessoas morrem prematuramente devido à má qualidade do ar. A origem desta poluição deve-se em grande medida à queima de combustíveis fósseis, mas também aos elevados índices de concentração do azono ao nível do solo. A poluição está igualmente a provocar, em muitas partes do mundo, o reaparecimento de doenças, como a malária ou a febre de dengue, devido ao aumento da temperatura. Mais 

Polui Atmosférica

"Sabia que a poluição atmosférica produz graves efeitos sobre a saúde do Homem"

 

"Sabia que esta poluição afecta também as plantas, edifícios/monumentos e o clima"

 

"Sabia que em Lisboa, a principal fonte de poluição atmosférica é o tráfego automóvel"

 

"Sabia que em Lisboa já se está encerrar à circulação automóvel túneis porque os níveis de monóxico de carbono são o dobro dos limites de segurança para a saúde da população".

 

"Sabia que estão a aumentar os problemas de saúde da população, relacionados com a poluição atmosférica". 

 

Poluição Sonora

 

"Sabia que as principais fontes de ruído são o tráfego automóvel e as obras públicas?".

 

"Sabia que o ruído tem graves efeitos na saúde física e mental do homem, nomeadamente stress, insónias, problemas cardio-vasculares, podendo, em casos extremos, causar surdez".

 

Todos sabemos há muito tudo isto, mas o problema é sempre o mesmo: o que a CML tem feito para diminuir estas fontes de poluição?

 

1. Que medidas tomou para diminuir o tráfego automóvel na cidade, incluindo a circulação de viaturas pesadas? 

 

 

2.Que medidas tomou para reforçar os mecanismo de fiscalização e repressão de todos aqueles que agem contra a comunidade?

 

 

3. Que medidas tomou para diminuir o tráfego aéreo que sobrevoa a cidade?

 

 

4.Que medidas tomou para diminuir o ruído provocado durante a noite pelos seus próprios carros de limpeza?

 

 

5.Que medidas tomou para fiscalizar as obras públicas que se executam na cidade, violando todas as normas admissíveis?

 

 

6. Que medidas tomou para afastar responsáveis e técnicos camarários que se mostram incompetentes para as funções que exercem?

 
   
Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque
 
 
   
 

Tenha Vergonha. Não Suje as Ruas*

 

 

 

 

 

 

 

Poluição: Uma Situação Preocupante

 

Após uma recusa inicial, os serviços camarários responsáveis pela recolha e tratamento de dados sobre poluição sonora e atmosférica, disponibilizaram finalmente a informação solicitada. Mais