Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Eleições Autárquicas -2013

 

Resultados Eleitorais 2013 - Eleições para a Câmara Municipal de Lisboa

Votação na Freguesia de Alvalade

(antigas freguesias de Alvalade, S. João de Brito e Campo Grande)

2013

2009

Partido % Votos Votos % Votos
PS 46,35

6.592

37,88 6.929
PSD/CDS/MPT 29,46 4.190 48,70 8.909
PCP 7,44 1.053 5,30 970
BE 4,5 640 3,71 679
Brancos 4,36 620 1,60 293
Nulos 2,88 409 0,90 165
PAN 2,3 327 - -
PPM 1,34 191 - -
 

Eleitores inscritos: 30.414

Votantes: 14.221 (46,76%)

 

Eleitores inscritos: 31.769

Votantes: 18.293 (57,58%)

No concelho de Lisboa o Partido Socialista obteve a maior vitória eleitoral que jamais algum partido ou coligação obteve em Lisboa - 50,91% dos votos expressos. A verdade é que em relação a 2009 teve menos votantes (cerca de 7 mil).

O PSD/CDS, em relação a 2009, perdeu mais de 50% dos votantes, passando de 108.457 votos para 51.156. O PCP manteve o seu eleitorado. O BE perdeu mais de 2 mil votantes.

O facto mais significativo foi o aumento dos não votantes (54,94%), dos votos em branco (4,04%) e votos nulos (2,86%), números que revelam a podridão em que caiu o regime político em Portugal.

A Grande Oportunidade de Mudança ?

(desejo manifestado antes das eleições)

A administração da cidade de Lisboa é o exemplo paradigmático do que se passa na administração pública em Portugal: Um verdadeiro descalabro ! 

Ao longo dos anos hordas de políticos incompetentes, demagogos e corruptos, esbanjaram recursos que a câmara não possuía. Criaram estruturas perdulárias, que só podem ser mantidas através de um contínuo endividamento. Os tempos eram de festa e desvario ! O resultado é uma câmara falida, que continua a endividar-se para manter o que já não devia existir. 

A única saída possível passa agora por extinguir juntas de freguesia, empresas, departamentos e serviços municipais, mandar para casa bandos de presidentes disto e daquilo, deputados e assessores. É tempo de acabar com os rendimentos que se têm nutrido as hordas de parasitas que controlam a CML. É tempo de libertar Lisboa da parasitagem, melhorando Portugal.

António Costa:  Da Esperança à Desilusão

Desde o dia 1 de Agosto de 2007 que o novo presidente da CML tem vindo a dar sinais contraditórios de uma política que exigia ser firme no combate a longos anos de desvario.

 

Em vez de cortar no despesismo e desperdício camarário, nomeadamente realizando reformas de fundo e impondo uma política de exigência e rigor, preferiu contemporizar com tudo e todos. O resultado está à vista: a gestão da cidade está completamente paralisada. As dívidas acumuladas não param de aumentar. A CML ao não cumprir minimamente com as suas funções, deixou de existir, mas os seus cangalheiros continuam a pensar o contrário.   Mais

"Da Corrupção à Crise - Que Fazer ?" (2013)

Desde a restauração do regime democrático em Abril de 1974, Portugal já esteve por três vezes à beira da bancarrota. No centro deste problema está uma sistema político-partidário assente na corrupção, que suga importantes recursos económicos do país e destrói a própria democracia. Bandos de políticos mafiosos desde a Presidência da República, passando pela Assembleia da República e terminando na Juntas de Freguesia,  apropriaram-se em proveito próprio dos recursos do país, lançando-o em cíclicas crises.

Na mesma altura em que Paulo Morais lançava um importante livro - "Da Corrupção à Crise - Que Fazer?" (Junho de 2013) - começava a ser julgado nos tribunais mais um caso de corrupção, peculato e abuso de confiança na Câmara Municipal de Lisboa, envolvendo antigos dirigentes da empresa municipal Gebalis. Entre 2006-2007 cometeram na mais completa impunidade todo o tipo de actos ilícitos, contribuindo desta forma para levar à ruina a empresa, aumentar a dívida (insustentável) da CML e do próprio país.

Como não há duas sem três, e como estamos em ano de eleições autárquicas,  a Junta de Freguesia do Campo Grande, em boa hora extinta, depois de andar anos e anos a destruir um jardim público na Rua José Lins Rêgo (1997-2012), envolvida num escabroso processo de corrupção e todo o tipo de actos ilícitos, resolveu (finalmente) repor o que destruiu, "recuperando" parte do jardim (25/6/2013). Primeiro pagou para destruir, depois pagou para recuperar o que havia mandado destruir. Muitos foram os que lucraram com esta "política", os moradores é que não. Um caso que ilustra a forma como os dinheiros públicos foram geridos, e que explica bem a atual crise económica e política que se vive em Portugal. A roubalheira tem sido a regra. Mais

As juntas de freguesia, com raras excepções, têm sido geridas por este tipo de gentalha escolhida pelos diversos partidos políticos, com o objectivo de perpetuarem o próprio sistema político-partidário. 

A Campanha dos Comentadores Televisivos

As eleições autárquicas em Lisboa atingiram há muito o grau zero da política. O debate sobre as grandes questões da cidade foi substituído pelo mexerico em torno dos comentadores televisivos que os principais partidos políticos apresentam como candidatos à presidência da CML. Tudo o mais é irrelevante. A qualidade dos candidatos mede-se pela sua notoriedade televisiva, o falatório que conseguem provocar, e sobretudo, a sua capacidade de entretenimento dos telespectadores.

Nestas eleições concorrem dois destacados comentadores: António Costa (Quadratura do Círculo, Sic Notícias) e Fernando Seara (antigo comentador desportivo da RTP, actualmente na TVI).

Sobre António Costa e a sua famigerada equipa vereadores estamos conversados, espera-se mais do mesmo. A grande novidade está nessa personagem chamada Fernando Seara, que reúne todas as condições para superar aquilo que foi a governação de Santana Lopes da CML. Este "atiradiço" advogado, possui no seu "vasto" currículo três preciosos trunfos capazes de reunir à sua volta uma ampla base de apoio:

a) Construção Civil e Obras Públicas. Trabalhou na Associação Nacional de Empreiteiros e Obras Públicas, e na empresa de construção Mota-Engil. Numa câmara dominada pelas mafias da construção e especuladores imobiliários era difícil encontrar um melhor candidato.

b) Universidades Privadas. Como convém aos políticos da nova geração exerceu funções docentes em universidades privadas, as escolas preferidas das juventudes partidárias e onde se formaram os actuais lideres partidários. Foi professor na Universidade Internacional e na Universidade Lusíada de Lisboa - , por onde passaram personagens como Miguel Relvas, Passos Coelho (lider do PSD), etc. Se António José Seguro ( lider do PS), preferiu "estudar" na Universidade Autónoma de Lisboa (privada), não deixou de ter como assistente Miguel Relvas na cadeira Marketing Político, no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (privada). Esta maltosa andou toda na mesma escola.

c) Benfiquista-Comentador Desportivo. É sabido a influência que as mafias do futebol possuem na sociedade portuguesa, que já levou à ruina várias câmaras municipais de norte a sul. Num ano de eleições legislativas, em 1995, a RTP lançava um programa desportivo "Jogo Falado", cuja principal atração era a guerra de palavras entre Fernando Seara (benfiquista), Dias Ferreira (Sporting) e Guilherme Aguiar (FC Porto).

Foi neste programa que adquiriu a notoriedade pública que, foi logo aproveitada pelo PSD para o "transformar" num novo deputado da Assembleia da República (1995). Face ao contínuo sucesso do programa televisivo, o PSD, em 2001, propõem-no presidência da Câmara Municipal de Sintra.

A mafia do futebol saiu vencedora. Fernando Seara, à semelhança de outros autarcas-comentadores-televisivos (Moita Flores, António Costa, Santana Lopes, etc), acumulou a câmara com a televisão, ciente que era a esta que devia a sua carreira política.

Embora a gestão da câmara de Sintra tenha sido um completo desastre, a verdade é que a mesma era largamente compensada com a notoriedade pública que obtinha nos comentários desportivos, agora na TVI. Conseguiu a proeza de reforçar a sua notoriedade, ao casar-se com a conhecida "locutora"... Judite de Sousa.

Fernando Seara, após três mandatos em Sintra (2002-2013), aceitou mais uma missão dos partidos de direita: rentabilizar na capital (Lisboa) a notoriedade televisiva que ainda possui, conseguindo o mesmo êxito que teve no dormitório (Sintra). ideias para Lisboa? Nenhumas, se tivermos em conta a entrevista que deu ao jornal do Público (8/9/2013),mas isso tem alguma importância?

Fernando Seara, a partir da sua própria experiência política, convenceu-se que o importante é a notoriedade pública, não as ideias políticas dos candidatos. Nesse sentido, convidou o futebolista Paulo Futre para a presidente da junta de freguesia de Campolide (  ! ). O futebolista, revelando alguma lucidez democrática, ac acabou por recusar o convite (2/2013). Este caso ilustra a total falta de respeito que os partidos políticos em Portugal tratam a população, num regime político pseudo-democrático.

A Democracia em Portugal está transformada numa farsa. A participação dos cidadãos está limitada a fazerem uma cruz numa lista partidária (fechada) cujos membros, com excepção dos cabeças de lista, ninguém conhece. Mais

Carlos Fontes

 

 Eleições para Assembleia de Freguesia de Alvalade

Resultados Eleitorais 2013

As eleições para as assembleias de freguesia em Lisboa praticamente não existiram, de tal modo as campanhas eleitorais estavam concentradas na escolha do presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Neste sentido que ocorreu, em 2013, na Freguesia de Alvalade não foi nenhuma excepção. Mais

 

   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque