Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Câmara Municipal de Lisboa

 

 História das Grandes Negociatas da CML depois de 1974

Após a ditadura (1926-1974), os lisboetas saudaram efusivamente o regresso à democracia.

As imagens da festa de 1974-1975 percorreram o mundo, constituindo verdadeiros hinos à liberdade, estimulando por toda a parte o derrube de ditaduras.

Não haviam passado dez anos sobre estes exaltantes acontecimentos e já os lisboetas havia mergulhado numa nova ditadura, a dos especuladores imobiliários e dos políticos corruptos que tomaram de assalto a CML e as Juntas de Freguesia, afastando os municipes da sua cidade.

O que a partir dos anos 80 ocorreu foi uma inacreditável sucessão de negociatas, a expressão corrente para designar a usurpação ilicita do Património Colectivo (Bem Comum). 

Entre os inúmeros casos, alguns  foram alvo de enorme polémica na comunicação social, a maioria dos quais terminaram em factos consumados lesivos dos interesses da cidade passada a fase de exposição mediática.

Estas negociatas não devem contudo, fazer esquecer a maior de todas, a que foi sendo praticada aos longos dos anos pelos partidos políticos e que conduziu à captura da própria Câmara Municipal de Lisboa, onde mais de 90% das suas receitas são hoje gastas a sustentar privilégios, serviços e empresas perdulárias e inúteis (Dados de 2006).

Em Junho de 2007 as dívidas da CML ascendiam a 1.261 milhões de euros, os investimentos estavam praticamente paralisados. Durante as eleições intercalares vários candidatos, numa total desfaçatez, prometeram às clientelas que vivem à sombra do orçamento da Câmara que no caso de serem eleitos, iriam contrair mais empréstimos ou venderem de imediato o património municipal para os continuarem a alimentar.   

Alguns Exemplos:

  Parques Desportivos do SLB e do SCP.
  Jardim Zoológico de Lisboa
  Quinta do Lambert
  Parques Subterrâneos de Estacionamento em Jardins Públicos 
  Zona de Protecção do Palácio da Ajuda
  Parque de Estacionamento da Praça da Figueira
  Parque Mayer / Feira Popular
  Bairro dos Lóis 
  Condomínio da Infante Santo

 

 
   
   





 

Editorial

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque