História 

Cronologia

Teias de cumplicidades

Comunicados dos moradores

Actuação da CML, da Assembleia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Campo Grande

Posição dos partidos políticos

..

Anterior

Estacionamento na Praceta José Lins do Rego Volta a Ser Equacionado

Jornal Público,  2 de Novembro de 2004

O projecto para a construção de um parque de estacionamento na Praceta José Lins do Rego, em Alvalade, embora tenha sido abandonado em Maio passado por Santana Lopes, volta agora a ser equacionado pela câmara de Lisboa, para surpresa dos moradores do bairro. Hoje mesmo, a proposta deverá regressar à Assembleia Municipal de Lisboa por iniciativa do presidente da câmara.

A ideia de construir um parque de estacionamento subterrâneo numa zona onde actualmente existe um jardim, começou a ser gizada há já sete anos, ainda ao tempo do executivo socialista, quando um grupo de moradores se constituiu em associação (Auto-Parque Lins do Rego) para concretizar tal objectivo.

Já então, a localização escolhida merecera a discordância de muitos outros residentes na freguesia, que se opuseram à destruição do jardim e propuseram alternativas para a instalação do parque, nomeadamente em terrenos que não estão ocupados. Foi aliás por via deste projecto que surgiu na internet o site "jornal da praceta", que começou por ser um bastião contra a prevista obra e que actualmente informa sobre inúmeros assuntos relativos à cidade.

O projecto do parque de estacionamento foi entretanto alterado, já no mandato de Santana Lopes, e além de um piso destinado aos membros da associação Auto-Parque Lins do Rego, passaria a ter dois pisos, um dos quais público. Neste negócio, a câmara não teria de dispender qualquer verba, uma vez que ele se faria através de contrapartidas, por troca com terrenos municipais junto à Gare do Oriente, a dar à empresa encarregada da construção, a Dolbac.

A proposta que hoje será discutida é a mesma que Santana Lopes retirara, numa agitada sessão da Assembleia Municipal, em Maio passado, em que estava também em análise um parque da Bragaparques para a Av. da Igreja, identicamente retirado. Na altura, o então presidente da câmara disse que não faria nada contra a vontade dos moradores e anunciou que retirava as duas propostas. E salientou que não se iria valer da deliberação tomada ao tempo do anterior executivo para pôr em prática o projecto então apoiado pelo PS e PCP, partidos que agora se lhe opõem. Por via das dúvidas, o estaleiro que fora já montado em Novembro de 2003 na Rua Afonso Lopes Vieira permaneceu no local e o projecto manteve-se na autarquia com a indicação de "suspenso por pressão dos moradores".

Embora apanhados de surpresa, alguns moradores mais atentos da Praceta José Lins do Rego irão estar presentes na Assembleia Municipal

 FERNANDA RIBEIRO.

Continua

.

 

....

A Destruição do Jardim da Rua José Lins do Rêgo

 

História Cronologia  .  Alternativas  . Estudos Técnicos . Negociatas  .  Casos de Policia . Comunicados . CML

Junta do Campo Grande Assembleia Municipal  . Auto-ParquePersonagens 

. Fotos  . Comunicação Social 4 de Maio de 2004  .  4 de Novembro 2004 .  Toda a Informação

..      ..