Anterior

Rua Guilhermina Suggia

 

 

Rua Guilhermina Suggia: Colapso de Comércio e Serviços

Só visto. Em pouco tempo uma das ruas mais animadas da Freguesia de Alvalade entrou em colapso. Cafés, restaurantes, lojas e serviços encerraram ou estão em vias de o fazer. O senhor António (restaurador) inumera algumas das causas deste colapso: encerramento de escritórios e oficinas na zona,  alterações na circulação viária, novos hábitos de consumo dos moradores, aumento das rendas, falta continuidade na gestão familiar dos estabelecimentos, ausência de cuidados dos espaços públicos por parte da Junta de Freguesia/Câmara Municipal

.

A zona envolvente, nomeadamente o troço da Avenida Gago Coutinho está ao abandono. Á falta de limpeza, junta-se o estacionamento caótico sobre o passeio. Foto: 29/02/2024

O pequeno Jardim da Rua Frei Miguel Contreiras está igualmente  ao abandono. É sabido que o actual executivo da Junta de Freguesia (Novos Tempos, 2021-2025) secundarizou a manutenção e melhoria dos espaços públicos, em favor da realização de espectáculos, o que contribuiu para a sua degradação.

O grande sinal de renovação, mas também de algum comércio, é abertura de frutarias em espaços antes ocupados para outras actividades.

Quem entrada na rua vindo da Avenida dos EUA depara-se com os primeiros sinais de abandono: uma sucessão de estabelecimentos fechados e a cairem aos pedaços.

Não falta aqui um dos monos que a Câmara Muncipal de Lisboa semeou pela cidade (bancas de jornais e revistas). Encerrados tornam-se o local, por muitos julgado mais adequado, para deitarem lixo.

As esperanças de uma intervenção em prol do comércio e dos moradores por parte da Junta de Freguesia, estão agora depositadas no novo vogal - Filipe Bento Damasceno Monteiro Moreno - com o pelouro da "economia" e "inovação". Formado direito, dele temos as melhores referências, no que diz respeito à sensibilidade com a população carenciada. Substituiu Hélder Fernando Simões dos Santos (CDS) que se demitiu. Tinha o pelouro dos "Sistemas de Informação, Segurança e Protecção Civil". Não há memória de algo que tenha feito na freguesia. O pelouro "economia" e "inovação" era assegurado por outro vogal do PSD, funcionário dos Grupo Pestana. Esperamos que Filipe Moreno esteja à altura do que dele se espera, nomeadamente promova acções que torne mais atractivo o espaço público na Rua Guilhermina Suggia.