Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

 

Vidas e Memórias do Bairro

 

O grupo "Vidas e memórias de Bairro" que se reúne na Biblioteca dos Coruchéus elaborou duas colecções de postais, uma sobre poetas e outra sobre músicos que deram nome a ruas da freguesia de Alvalade.

A primeira foi lançada no dia 21 de março de 2021, Dia Mundial da Poesia. A colecção é composta por 39 postais referente a todas as ruas da Freguesia que têm nome de poetas. Cada postal é acompanhado de uma curta biografia, um poema e de duas fotografias da rua com o nome do poeta ou poetisa. Nota curiosa: as fotografias  são da autoria do membro do grupo que elaborou o postal.

Lucílio Costa visivelmente satisfeito por ter partipado nesta iniciativa dizia-nos:."Antes eram apenas nomes de rua, agora são placas toponímicas de poetas de figuras que jamais imaginaria. Um das que me surpreendeu foi Branca de Gonta Colaço (1880-1945), esposa de notável artistica Jorge Colaço."

A segunda colecção composta por 13 postais é dedicada ao músicos presentes na toponimica da freguesia. Foi lançada no dia 1 de Outubr0 de 2021, Dia Mundial da Música. O modelo do postal é similar aos da anterior colecção. A biografia é acompanhada de uma composição musical acessivel no youtube, através do  respetivo endereço electrónico (QR code).

Os postais de poetas e músicos foram distribuidos gratuitamente nas ruas onde figuram os seus nomes.      

A Biblioteca do Coruchéus entre 19/09/2019 e 19/12/2019 organizou um encontro de moradores da freguesia de Alvalade tendo como objectivo recuperar, preservar e divulgar histórias de vida associadas à freguesia. A partir daqui, muito graças ao entusiasmo de e trabalho de Elisabete Santa-Bárbara estava uma dinâmica de grupo que se manteve em actividade durante a pandemia (2020 e 2021). 

   
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque