O Museu de
Lisboa tem à sua guarda a segunda maior coleção de azulejos de Portugal. A única
vez que um parte do espólio foi mostrada ao público foi em 1984, numa exposição
na Estufa Fria, em Lisboa.José
Meco, comissário da Exposição, voltou agora a vasculhar o espólio
municipal e fez uma seleção representativa da história desta arte identitária de
Lisboa.
A exposição de forma retrospectiva começa com
alguns exemplares do século XV, numa altura que em Portugal eram correntes os azulejos hispano-mouriscos
provenientes de Sevilha.
No século XVI, os padrões dos azulejos revelam uma maior variedade
de motivos geométricos, e reflectem novas influências: a técnica
da majólica, ou faiança, originária de Itália e de Antuérpia. Influência que se
acentua com a vinda para Portugal de ceramista flamengos. Lisboa torna-se então no
principal centro ceramista de Portugal.
O século XVII a arte de azulejaria consolida-se e
adquire características próprias. Regista novas
influências, como a holandesa (azulejos de "figura avulsa"). Os Azulejos de Repetição, com a técnica do alicatado, permite inovar
na composição dos padrões. Os pintores inspiram-se em gravuras para criarem amplos painéis murais que
cobrem enormes superficies. No final do século
surge a pintura de azul cobalto sobre branco.
![](AzulejosLix06.jpg)
Silhar de Azulejos. Policarpo de
Oliveira Bernardes (1695-1778). Lisboa, 1720.
![](AzulejosLx02.jpg)
Figura de Convite, Lisboa. Século XVIII (2ª.
metade). Faiança em pintura a azul sobre branco.
Na primeira metade do século XVIII, Lisboa
torna-se na capital da azulejaria barroca. Surge então um conjunto de grandes
mestres, como António Pereira, Manuel dos Santos, António de Oliveira Bernardes
entre outros.
![](AzulejosLx03.jpg)
Figura de Convite. Real Fábrica de Louça, Rato. 1799
Nos séculos XIX e XX muitos foram os artistas
que produziram notáveis obras de azulejaria, mostrando a vitalidade desta
arte que desde à séculos está associada a Lisboa.
Painel de Azulejos (pormenor), "Por Minha Prima".
Jorge Colaço (1868-1942). Fábrica de Louça de Sacavém, c. 1916.
Painel Mural de Azulejos - O Mar (pormenor). Maria
Keill (1914-2012). Lisboa, Fábrica Viúva Lamego, 1958-1959.
Painel de Azulejos - Alto de Santa Catarina. Manuel
Cargaleiro (1927-), Lisboa, Fab. Viúva Lamego, 1969
A exposição termina com um vídeo que mostra os
azulejos com fonte de inspiração para outras expressões artísticas, como a moda. |