Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   

Avenida da Igreja

A avenida comercial mais animada do Bairro de Alvalade, tem início no Largo Frei Feitor Pinto e termina no Jardim do Campo Grande.

No Plano do Bairro de Alvalade após o início da construção das células 1 e 2 do Bairro de Alvalade, vulgo, "Bairro das Caixas" tornou-se necessário definir o projecto da célula 3, que correspondia à zona comercial de Alvalade. Abrangia a área entre a Av. da Igreja, Rua Luís Palmeirim e Avenida Rio de Janeiro. O projecto foi atribuido em 1947 ao arquitecto Fernando Silva.

A CML optou nesta célula, uma das oito do Bairro de Alvalade, por edifícios mistos de comércio e habitação. A autarquia deu os terrenos e o projecto e os construtores entraram com o capital para a construção. A renda para o aluguer das fracções era fixada pelo Estado daí o termo "habitações de renda limitada".

O projecto da Praça de Alvalade, no cruzamento com a Avenida de Roma só começou a ser delineado em 1960 ficando concluído apenas em 1966. É da autoria de Fernando Silva e Ruy D´Athouguia. Em 1970 foi aberto neste local uma estação de metro. O Centro Comercial de Alvalade data de 1975.

A parte oeste da avenida, separa as células 1 e 2 terminando no Campo Grande, sendo rematado com dois excelentes blocos habitacionais.

Um dos primeiros estabelecimentos que abriu na avenida foi a Farmácia Cartaxo. Hoje são sete farmácias (2021). Os cafés são outra das suas referências incontornáveis. Após longos anos de letargia, nos últimos anos assistiu-se à renovação dos estabelecimentos comerciais.

A Junta de Freguesia de Alvalade assumiu que o centro da freguesia se situa entre a Praça de Alvalade e a Praça Frei Heitor Pinto daí o especial cuidado que coloca na sua limpeza. Foto:9/03/2021

 

 

Embora algumas varandas tenham sido fechadas com marquises, o que continua a predominar é a traça original dos edifícios. Foto: 13/03/2021

Pormenor de varandas e janelas. Foto: 13/03/2021

Dois belos edificios que preservaram a traça original. Foto: 9/03/2021

A manutenção do lado da Avenida entre a Praça de Alvalade e o Jardim do Campo Grande é muito deficiente, abundam troncos de árvores por remover ou bancos de jardim. Foto: 9/03/2021

Outro tronco de árvore à espera de um dia ser removido. Foto: 9/03/2021

Belissimos edifícios, como acontece por todo o bairro, estão completamente desfigurados por marquises. Foto:9/093/2021

Uma das raras perspectivas onde se pode observar edificios com a sua traça original. Foto: 09/03/2021

Entrada na Av. da Igreja no Campo Grande. Foto: 18/03/2021

Memória

Praça de Alvalade, cruzamento entre a Av. de Roma e a Av. da Igreja, AMF

 
Editorial

Entrada

História local
Cultura
Quiosque