Restauração, Comércio e Serviços

 
  Anterior
   
 

 

 

Opus Dei Encerra Quebra Bilhas

Lisboa continua de luto. Depois da destruição da casa de Almeida Garrett chegou a vez de fechar as portas um dos espaços mais simbólicos da cidade - o antigo Retiro Quebra Bilhas no Campo Grande. A lapidação do património tem prosseguido a bom ritmo. Em 2007 as portas de madeira datadas do século XVIII foram substituídas por portas de alumínio. Ao que consta terão sido levadas para Espanha como troféus da Obra.  Mais

A Boa Ideia (1951)

Loja de José Garcia, galego de ourense conhecido por Pepe. Herdou o oficio do pai e do tio, exercendo-o desde os 17 anos. Amolava facas, tesouras e outros objectos cortantes. Vendia e arranjava "chapéus de chuva". O boletim da CML em Fevereiro de 2015 prestou-lhe uma justa homenagem. A loja, na Rua Acácio Paiva encerrou em 2019.

A "Dimensão" Fechou

Chegou ao Fim! Após uma longa agonia "Dimensão Design Center", o estabelecimento que durante décadas foi uma referência do design em Portugal encerrou as suas portas em Alvalade.

Durante décadas a "Dimensão" foi em Alvalade e no país, o espaço por excelência onde eram mostradas as últimas tendências do design internacional. A Dimensão não resistiu à falta de clientela em Alvalade, em grande parte devido ao envelhecimento da freguesia. Onde antes havia um espaço de inovação e modernidade surge agora uma agência funerária (Fevereiro de 2016). Na mesma altura encerrava as portas mais um estabelecimento emblemático do bairro: "o Sul América". Sinal dos tempos! 

Alvalade em Transformação

De um dia para o outro, antigos estabelecimentos de referência em Alvalade desaparecem para darem lugar a outros, cuja existência frequentemente é muito curta. Biarritz abriu as suas portas em 1962 e rapidamente se tornou numa referência incontornável no bairro. Numa folha de papel estava escrito que o motivo do seu fecho eram as férias do pessoal. Tratavam-se de férias intermináveis, e enquanto as mesmas não acabavam tudo o que existia no interior do Biarritz foi retirado. As opiniões sobre este encerramento dividem-se, como nos outros casos semelhantes: a concorrência dos novos estabelecimentos, a falta de dinamismo dos donos, o aumento das rendas, etc. O certo é que mais um dos cafés históricos de Alvalade fechou as portas . Dois anos depois surgia no mesmo local uma versão da "Portugália". A esplanada mantem-se, mas já não é a mesma coisa.

Biarritz, Largo Feitor Pinto, Com esplanada

 

Sul América

(Fechou: 2016)

(Av. de Roma). Com esplanada

 

Gondola

(Fechou: Fevereiro de 2018) (Campo Grande,260-A)

A "Gondola" foi durante décadas uma instituição no Campo Grande, ponto de encontro de moradores, estudantes e gente de passagem. A partir dos anos 90 as remodelações que foi alvo, de gosto muito discutível, criaram um ambiente cada vez mais rasca. O que seguiu foi a lenta agonia, até ao seu encerramento.

Foto: Outubro de 2019

Suprema

(fechou:2014)

(Av.Roma, 61-B). Com esplanada