"Pórtico" (1995) da autoria de João Charters de Almeida (Lisboa, 1935), foi trasladado em 2012 da Ribeira das Naus, junto ao Tejo, para a Alameda da Cidade Universitária.
Portico. Ao fundo o edificio da reitoria da Universidade de Lisboa da autoria do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro
Este edificio da Faculdade de Farmácia é o mais antigo de todo o complexo da cidade universitária de Lisboa. Em 1919 foi decido construir um novo edificio para a então Escola de Farmácia, tendo sido adquirida esta moradia e a Quinta da Torrinha. O novo edificio só começou a ser construído em 1953, mas esta moradia acabou por ser transformada na sede da Faculdade de Farmácia de Lisboa, criada em 1921.
.
.
Entrada para o auditório da Reitoria da Universidade de Lisboa. Projetado por Pardal Monteiro, o edificio da reitoria foi inaugurada em 1961, tem um lugar central em toda a cidade universitária. Na fachada podem observar-se desenhos incisos de Almada Negreiros (Alegoria à cidade de Lisboa, criadora de Novos Mundos), sendo os azulejos de revestimento de Fred Kardolfer. Na fachada do auditório destacam-se desnhos incisos de Almada Negreiros (Minerva e Apolo). No seu interior podem observar-se obras de Lino António (vitrais, portas lacadas), António Lino Pedras ( mosaicos de esmalte), José Farinha, Daciano Costa (mobliário), Rogério Ribeiro (tapeçaria), Querubim Lapa (cerâmicas), Carlos Manuel Coelho Sampaio Homem de Sá (mobiliário)
.
.
.
Praxes no Jardim do Grande. Rituais que se prolongam ano longo de todo o ano e do inicio ao fim do curso.´
.
Continuação
|