Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Reitor da Universidade de Lisboa 

     Anterior

 

 

12 de Outubro de 2021: 

Abertura do Ano Académico e Tomada de Posse do Novo Reitor

A Universidade de Lisboa esteve em festa. Comemorou-se a abertura do Ano Académico, com o regresso às aulas presenciais. Realizou-se com a dignidade devida a cerimónia de tomada de posse do novo Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor Luís Manuel dos Anjos Ferreira. A Alameda da Universidade encheu de novo para uma alegre recepção aos novos estudantes. Assistimos a tudo.

Na Aula Magna havia um vasto programa a desenrolar com vários momentos marcantes. O cortejo académico conferiu aos actos que seguirem a solenidade que requeriam. 

Entre os momentos assinaláveis destacamos o merecido elogio ao reitor cessante que ao longo de dois mandatos (2013-2021), com uma equipa coesa realizou um trabalho digno de registo. O novo reitor numa belo discurso disse ao que vinha traçando as linhas de ação para os próximos anos, do qual salientamos quatro pontos: 

a) "A missão da Universidade é educar as futuras gerações conferindo-lhes competências e contribuindo para a maturidade cívica dos seus estudantes através do desenvolvimento do conhecimento e de valores de cidadania";

 b) O que se espera da Universidade é que estejam continuamente a fazer perguntas e a tentar dar respostas às perguntas que faz." A humanidade precisa de pessoas que estejam dispostas a dedicar a sua vida a fazer perguntas, perguntas dificeis, muitas vezes perguntas incómodas - pessoas que estejam dispostas a trabalhar afincadamente para aperfeiçoar este mundo imperfeito em que vivemos - pessoas que se importem mais com os outros do que com elas próprias". 

c) "As universidades não podem, de per si, superar os graves desafios da saúde pública, das imigrações, resolver a crise climática, as desigualdades económicas, sociais e de género, os problemas que enfrentam os nossos jovens com empregos escassos e precários, a insegurança alimentar, a sustentablidade do planeta e das sociedades, mas as universidades podem, seguramente, dar contributos valiosos e decisivos para a resolução de todos estes problemas".

d) Para cumprirem a sua missão, as universidades precisam de financiamento adequado. A Universidade de Lisboa tem em curso em vasto programa de expansão, nomedamente de instalações, residências universitárias, duplicação de ofertas formativas nas áreas de maior procura, etc. Um programa que exige que o Governo cumpra com os financiamentos prometidos. Recorde-se que o Orçamento de Estado atribui uma dotação para as universidades inferior em 30% ao concedido em 2009.

Seguiram-se as intervenções dos representantes dos funcionários (cerca de 2.300), estudantes e professores.

Entre a numerosa assistência, onde se contavam representantes da presidência da república, do governo, embaixadores, descobrimos dois representantes locais. Um era o comissário da 18ª. Esquadra do Campo Grande, o outro José Amaral Lopes, eleito no dia 26 de Setembro para a presidência da Junta de Freguesia de Alvalade. 

 

As diversas cerimónias na reitoria foram pontuadas por atuações de várias tunas, pelo Quinteto Mozart Lab e pelo fascinante e muito expressivo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa.

A coreografia e a expressividade dos elementos do coro foram vibrantemente aplaudidos pela numerosa assistência.      

Enquanto na Aula Magna se encerravam as cerimónias protocolares, na Alameda da Universidade, repleta de estudantes, aguardava-se com ansiedade o inicio da  festa para a recepção dos que acabaram de chegar à Universidade e reencontro dos que nela andam. Uma festa que se prolongou pela noite fora...

 

   
 
 

Entrada