Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

    Anterior

Universidade Lusófona

(Campo Grande 376 )

A Universidade Lusófona (privada) nos últimos anos tem estado envolvida numa série de casos que nada abonam sobre a qualidade do seu ensino.

Dois dos mais graves foi o que envolveu a licenciatura" do ministro Miguel Relvas (2012/2013) e a morte de seis estudantes desta universidade numa praxe na praia do meco (Dezembro de 2013)

Casos com enorme repercussão na opinião pública e que afectaram profundamente a imagem não apenas desta universidade, mas também do ensino superior privado em Portugal.

 

ULHT- Lusófona: Expansão

A rápida expansão da Lusófona acabou por gerar um espaço que deixa a sensação pouco agradável.

Entrada do edifício central da Universidade Lusófona. Foto: 15/10/2021

Em Janeiro de  2004 fomos visitar o "campus" desta Universidade no Campo Grande. A surpresa foi total. Deparamo-nos como um verdadeiro estaleiro de obras, vendo-se por todo o lado erguerem-se novos edifícios de arquitectura efêmera que lembram vagamente as antigas vilas operárias do final do século XIX.

Pátio Interior . Foto: 23/01/2004.

Aqui e ali observam-se ainda os vestígios da antiga Fábrica de Lanifícios do Campo Grande, depois ocupadas por um Hospital Veterinário Militar e o quartel do Batalhão do Serviço de Transportes do Exercito.

Como é sabido estas instalações foram vendidas em 1995 à Universidade Lusófona que desde então não tem parado de construir novos edifícios, alguns dos quais foram alvo de protesto do moradores da zona. As razões são sempre as mesmas: as obras são ilegais e tampam-lhes por completo a vista.

 Fot: 23/01/2004 

A Universidade Lusófona assumiu como vocação a lusofonia, apoiando e desenvolvendo de forma activa o intercâmbio cultural entre os povos cujo português é a língua oficial. Não faltam neste "campus" evocações a esta missão.

Apesar da recente diminuição do número de alunos no ensino superior, devido ao envelhecimento da população, esta Universidade não pára de crescer. É presentemente a maior universidade privada de Portugal, o que todavia não tem qualquer correspondência com a sua produção científica que continua muito longe do que seria de esperar. 

O que também não pára de crescer, como dissemos, são as novas construções para albergarem um número sempre crescente de alunos. 

Os vestígios da antiga fábrica de lanifícios estão a desaparecer rapidamente.

Foto: 23/01/2004 

O modelo típico das construções que estão a ser erguidas em série na Universidade Lusófona. O arquitecto - se chegou a haver -, ter-se-á porventura inspirado nas antigas vilas operárias e no facto de neste espaço ter existido uma importante fábrica textil.

No meio de um autêntico estaleiro as aulas decorrem com toda a normalidade. A preocupação com os espaços verdes é coisa que aqui não vimos. O que domina a paisagem é o betão, o alcatrão e o ferro, e no meio de tudo isto os automóveis e o entulho das obras.

Visita Recente 

Ao longo dos anos temos acompanhado o crescimento desta universidade privada. Numa visita recente constamos a corecção de muitos dos aspectos negativos que registamos em 2004.

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque