.

 Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

    Anterior

 

Inicio da Destruição de um Jardim Público

Pilaretes ou Civismo ?

Foto: 26/04/2021,18h30.

As obras do pequeno jardim da Rua José Lins do Rego estão concluidas, tendo-se procedido à sementeira de um novo relvado. Não tardou todavia a falta de civismo a manifestar-se como a imagem documenta. A menos que sejam aplicadas multas ou colocados pilaretes, anuncia-se a sua breve transformação num parque de estacionamento. Este mau exemplo, como veremos foi rapidamente copiado por outros condutores, dada a mesma indiferença perante a preservação dos espaços publicos.

Foto: 27/04/2021,20h30.

Neste dia, como a foto documenta, o condutor procurou estacionar a totalidade da viatura no jardim, onde a relva acabara de ser plantada. Verifica-se o mesmo alheamento face a um espaço público. A colocação de pilaretes podia evitar estas situações, mas será razoável pensar que temos que encher a cidade dos mesmos para evitar a destruição ou ocupação ilegal e abusiva dos espaços públicos?

Foto: 28/04/20

No dia 28 de Abril, um novo condutor apareceu a ocupar o lugar. As profundas marcas deixadas pelos pneus das viaturas anteriores indicavam que era um lugar adequado para estacionar. No dia 29 de Abril, o condutor da empresa de construção voltou a estacionar no mesmo lugar. No dia 1 de maio, um outro condutor ocupou o lugar. O condutor da empresa de construção do GrupoFas não terá gostado desta usurpação do seu espaço privativo num jardim público, voltou à carga e estacionou no mesmo local nos dia 4, 5, 6... O interessante desta vez é a dianteira do processo destrutivo do jardim estar a ser conduzido por uma empresa de construção.

Foto:10/05/21

As chuvas que entretanto cairam abruram no local uma poça de água. O candeeiro tombou um pouco mais e os elétricos subterraneos começaram a ser danificados devido a torções. Face a esta situação a Junta de Freguesia de Avalade no dia 14 de Maio colocou três pilaretes impedindo o estacionamento selvagem.

Foto:14/05/21

Conhecendo o comportamento "civico" de muitos dos individuos que habitualmente estacionam nesta praceta, passamos a aguardar com alguma expectativa o número de dias que os pilaretes se mantinham de pé.

No dia 20 de maio à marreteda dois dos pilaretes foram arrancados. Para marcar o espaço desta forma desempedido várias viaturas estacionaram à vez no local, mostrando que quem faz a lei em Alvalade no espaço público. Informações recolhidas no local afirmaram-nos que entre os autores deste acto de vandalismo estão individuos que durante anos tem ocupado ilegalmente logradouros públicos no "Bairro das Caixas" que agora estão a ser requalificados.

Foto:21/05/21, pelas 9:30

Se tudo correr conforme o previsto, dentro em breve começara a ser destruído o sistema de rega, tarefa que contará com o contributo dos donos dois cães. Num futuro próximo, quando tudo estiver vandalizado, estes condutores, os donos de cães e outros que tais virão acusar a Câmara/Junta de Freguesia de ter abandonado o jardim.

   

 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque