(Lado Norte)
Quarto de Ames (Ames
Room)
Peça inventada pelo oftalmologista americano Adalberto
Ames, em 1946, de ilusão óptica, com base na lei de Emmert , de
Hermann Helmholtz, que permite criar uma perspectiva acelerada ou retardada,
dependendo da posição do observador. O tamanho e a distância são confundidos no
nosso sistema perceptivo.
Como realizar a experiência:
1. Duas ou mais pessoas entram no Quarto de Ames
encostando-se a duas das suas extremidades de uma das paredes.
2. Uma terceira pessoa no exterior do Quarto de Ames,
observa através de um orifício existente na parede oposta.
3. O observador depara-se então com algo inesperado:
- Uma das pessoas parece ter crescido de forma desmesurado
e a outra diminuído.
- O quarto parece ter a forma cúbica, com paredes
paralelas, quando na realidade não o são. O chão parece ser também direito, mas
é inclinado.
4. A ilusão óptica só funciona para quem
espreita pelo orifício.
(O quatro encontra-se atualmente vandalizado, servindo de
retrete pública)
Os quatro bancos com jogos lúdicos
matemáticos são em adiantado estado de degradação.
Quatro Bancos Matemáticos:
- Mancala
De origem provavelmente africana, faz parte de um vasto
conjunto de jogos de tabuleiro. Era jogado já na Etiópia no século VI-VII.
Desenvolve o raciocínio lógico, treina conceitos matemáticos de adição e
subtração.
- Alquerque
É provável que tenha origem no Médio Oriente, antepassado do jogo das damas. No célebre "Livro dos
Jogos" (1283) do rei Afonso X de Leão (avô materno do rei D. Dinis de
Portugal), aparecem já descritas as suas regras essenciais. Desenvolve o
pensamento estratégico. Outros nomes: Qirkat.
- Moinho
Jogo muito antigo remonta à pré-história. Aparece referido na "Arte de Amar"
(1 d.C) de
Ovídio. Era muito popular na Idade Média. O jogo do Galo é uma versão
simplificada deste jogo. Outros nomes: trilha, Marel, Lez-marellas, Jeu du
moulin, Mulino, Mühle, Nine Men’s Morris, Merrills, Merrelus, Marels, Marelles,
Marrills, Mills, Muller, Morrel, Moreles, Morenspel, Mylla, Mlynek, Mylta, etc.
- Hex
Foi inventado por dois matemáticos, o dinamarquês Piet
Hein em 1942 e o norte-americano John Nash em 1948.
|