Esquemas

Após dois anos de actividade do actual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade (2021-2025) já temos um vasto historial dos esquemas do modo de funcionamento deste executivo PSD/CDS, apoiado pelo CHEGA, Mudar Alvalade e IL. Não enganou ninguém. Como escrevemnos, desde inicio afirmaram que a sua prioridade não era o espaço público, mas a "cultura". Por "cultura" entenda-se a animação dos fregueses. Para levar a avante tão elevada "obra espiritual" não tem parado de contratar de assessores, supostamente especialistas na matéria. Nas palavras do seu presidente não só os resultados escolares dos alunos da freguesia iriam melhorar, mas os fregueses seriam olhados com admiração pelo resto do país. Para garantir o necessário apoio para a realização desta notável obra que faria inveja a António Ferro, com o apoio da CML, liderada por Carlos Moedas, foi contentado Nuno Lopes, o homem que prometia "Mudar Alvalade" com cento e tal medidas.

15.195.735, 78 euros.

A actual Junta de Freguesia de Alvalade, como a seu tempo demonstramos, não ficou atrás de Carlos Moedas em mirificas promessas para melhorar Alvalade. Desde Setembro de 2021, a sua grande obra foi a nomeação de uma corte de assessores, a organização de um vasto leque de festas e festinhas, jogos e joguinhos, revistas, cartazes e muitas ações promocionais, e que se veja uns quantos bancos de jardim no espaço público. Um insano trabalho que foi consumiu em 2021, a partir de 20 de Outubro, 934.178, 79 euros. Em 2022 um total de 6.581.438, 089 euros e está derreter este ano 7.679.735,78 euros. No total só neste período sera 15.195.352, 66 euros evaporados do erário público. Carlos Moedas, acaba de aumentar este desvario, prometendo investir 3 milhões na freguesia, nos próximos dois anos: na requalificação da Praça de Alvalade e do separador central da Avenida de Roma, na requalificação do Centro Social e Paroquial de São de Brito, para a sua posterior integração no programa Um Teatro em Cada Bairro, e a requalificação dos espaços verdes no Bairro de S. Miguel. Um típico exemplo da gestão autárquica dos Novos Tempos em Lisboa.

A Teia dos "Novos Tempos"

Em meados de Julho de 2023 ficamos a saber que a Assembleia da República paga os ordenados a funcionários dos vários partidos espalhados pelo país, num esquema de duplo financiamento partidário. Ficamos também mais inteirados da teia que a presidente da Junta de Freguesia de Arroios - Madalena Natividade (CDS) montou para distribuir dinheiro pelos seus amigos de partido, sob o pretexto de difusas assessorias. Carlos Roque do Rosário Rego (CDS), vogal da Assembleia de Freguesia de Alvalade, por ajuste directo, já recebeu desde Setembro de 2021, a módica quantia de 63.600 euros. Francisco Camacho (CDS), que também já andou pela Assembleia de Freguesia de Alvalade, e que é actualmente seu colega de bancada na Assembleia Municipal e lider da Juventude Popular, no mesmo esquema foi já contemplado com 38.250 euros. Um regabofe com dinheiros públicos.

Blow-Up em Alvalade?

Um fotógrafo é envolvido acidentalmente num crime. Quando amplia um negativo, descobre entre arbusto um corpo tombado e uma arma apontada na sua direcção. Este genial filme de Michelangelo Antonioni (1966) ensina-nos que num pormenor de uma imagem ou nas entrelinhas de um banal contrato, podemos descobrir coisas surpreendentes, ou talvez não. Foi mais ou menos o que nos aconteceu, quando lemos que a Junta de Freguesia ia comemorar o dia mundial da arquitectura no dia 2 de Outubro de 2023. Leu bem, em Outubro de 2023. Para tirar umas fotografias artisticas ao Bairro de Alvalade, no dia 3 de março, contratou um jovem estudante na Universidade Nova de Lisboa por 65.000 euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor. Repare agora no pormenor: o contrato não cessa em 2023, como seria de esperar. Termina a 30 de Outubro de 2025, dois anos depois da dita exposição ! Se vir com mais atenção na papelada produzida pelo actual executivo, irá descobrir outro pormenor: o dito estudante em 2022 já tinha recebido da Junta 18.000 euros, mais IVA, por fotos de arquitectura... Estamos perante mais um avençado da Junta, fruto da enorme criatividade do seu presidente.

Fábrica de Assessores

A conta gotas lá vamos sabendo da contratação de novos assessores para a Junta de Freguesia de Alvalade (JFA). É uma autêntica fábrica. A vogal Cristina Lúcia Camilo Vieira (PSD) com o pelouro da Higiene Urbana divide o seu tempo entre a Junta de Alvalade e a da Avenidas Novas. Recebe pelos dois lados. Como já avançamos ficou sem tempo para a freguesia de Alvalade. Solução: contratou um assessor - Jorge Manuel Carneiro Teixeira. A vogal do CDS, com o pelouro da Educação aproveitou a ocasião e contratou uma assessora: Alexandra do Almurtão Coelho Lourenço Jóia. José Amaral Lopes, não quis ficar atrás como presidente, e convidou para lhe dar apoio Rosa Maria Oliveira Duarte. O vogal tesoureiro, para não se sentir diminuido e tratou também de convidar Filipa Andrade Lopes para o apoiar. Palavras para quê ?Mais

Todos o pretextos tem sido válidos para encaixar mais um à mesa do orçamento. A questão da segurança foi desta vez o pretexto para mais um contratação extravagante: Francisco Luís Ferreira Bento (PSD), vogal da assembleia de Freguesia de Alvalade entre 2013 e 2017 foi contratado para realizar por cerca vinte mil euros um estudo sobre a segurança na freguesia (Novembro de 2022). Uma contratação que surpreendeu todos os que o conhecem, pois ninguém lhe reconhece a mínima competência neste domínio. O caso não se fica por aqui. Amigo pessoal de Carlos Moedas foi apanhado pelo jornal Tal & Qual (21/12/2022), numa intrigalhada que pretendia acusar António Costa (PS) de ter tido prioridade no socorro após as cheias em Benfica. A acusação foi prontamente desmentida, envolveu um bombeiro dos sapadores do Quartel da Graça, com ligações ao PSD e Chega. O facto é revelador do calibre dos assessores contratados pela Junta de Freguesia de Alvalade. A história continua. Ficamos também a saber que a Junta estabeleceu um contrato com uma empresa denominada - Turma Sofisticada - Educação e Ensino Profissional, Unipessoal, Lda., no valor total de 78.120, 00 euros. A empresa, constituida a 27/07/2022, tem como único sócio Francisco Luís Ferreira Bento. Se pensa que já conhece tudo sobre o funcionamento das autarquias em Portugal, espere pelos próximos capítulos. A fábrica de assessores de Alvalade continua em plena produção.

Continua