Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Anterior

Assembleia de Freguesia de Alvalade - Oposição 2017/2021

Oposições, onde andam ?

Quem tenha assistido aos discursos das oposições ao atual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade (PS/PCP), após as eleições autárquicas de 1 de Outubo de 2017, só poderia ficar com a ideia que estavamos perante uma oposição musculada na assembleia de freguesia.

O lider do CDS - Francisco Camacho - prometeu que a direita faria uma "guerra" à coligação de esquerda. O lider do PSD - João Pessoa e Costa - de forma mais moderada prometeu firmeza no combate. O Bloco de Esquerda através de Afonso Moreira prometeu uma vigilância sem concessões. Poucos meses depois do ato de tomada de posse (19/10/2017), as oposições eclipsaram-se em Alvalade. Nada que já não tenha acontecido no passado. A Oposição, em geral, só acorda em períodos eleitorais.

Passados dois anos e quase cinco meses fazemos um primeiro balanço do trabalho da oposição ao atual executivo da Junta de Freguesia de Alvalade.

PSD

Eleitos: Catarina Maria Martins Vaz Ferreira e Silva; António Manuel Pimenta Prôa; José Luís Rezende Moreira da Silva; Alexandre Fernando Martins Reboredo Seara;

Não foi preciso esperar muito para que o lider do PSD - João Pessoa e Costa - abandonasse o partido, ingressando na "Aliança" numa manifestação de fidelidade ao seu amigo Pedro Santana Lopes. A 5 de Setembro de 2018 era substituído na Assembleia de Freguesia por Sara Luisa Nunes de Sousa Santos. Esta por sua vez acabou também por renunciar ao mandato sendo substituída em Abril de 2019 por Alexandre Fernando Martins Reboredo Seara. Perante esta debandada é dificil estruturar uma oposição consistente.

Desde Outubro de 2017, na Assembleia de Freguesia, os eleitos pelo PSD tem-se limitado a comentar e a votar as propostas apresentadas por outros partidos. Apenas em duas ocasiões estiveram mais ativos:

Em Novembro de 2017: Moção contra a transferência do Infarmed para o Porto; apoio à rede de bicicletas partilhadas (passe familiar e diminuição da idade para a sua utilização); preocupação com o horário alargado de voos no aeroporto, questiona-se a opção Portela+Montijo; exigência de medidas limitadoras do desperdício de água.

Em Abril de 2018: ordenamento do estacionamento durante o Rock in Rio.

António Prôa

Em 2017 era previsível o desaire eleitoral do PSD em Alvalade. António Prôa era dos poucos que não acreditava em semelhante possibilidade. Em 1989 integrou o executivo do PSD liderado por Esmeraldo da Cruz na antiga Junta de S. João de Brito. Em 1993 foi eleito deputado para a Assembleia Municipal de Lisboa. Com Pedro Santa Lopes foi nomeado vereador da CML. Deputado da Assembleia da República de 2011 a 2015. Em 2017 é eleito para a Assembleia de Freguesia de Alvalade onde constitui a principal referência do PSD. Em Dezembro de 2017 passa a presidir à Comissão de Transportes, Mobilidade e Segurança na Assembleia Municipal. Entre todos os eleitos do PSD para os vários orgãos autárquicos de Lisboa, destaca-se por ser praticamente o único que publica comentários sobre a cidade. Desde 2006 que conduz uma cruzada em defesa da "calçada portuguesa" como valor artístico de dimensão internacional.

CDS-PP

Eleitos: Francisco Maria Rosa Fialho Camacho; Abel Manuel de Matos Alves dos Santos; Ana Rita Gagean de Sousa Guerra Costenla; José Lima Andrade dos Santos Correia.

O jovem lider do CDS-PP - Francisco Camacho - manteve-se no seu posto e tem procurado dar sinais de uma enérgica oposição.

Na Assembleia de Freguesia, mas também na internet, o grupo do CDS-PP tem estado bastante ativo disparando em várias direcções.

Posições ideológicas: moção sobre o 25 de Novembro de 1975 (Novembro de 2017); Parlamento Europeu (Abril de 2019).

Problemas na freguesia:

- O Bairro de S. João de Brito é a grande preocupção do CDS-PP. Exigiu uma solução para todo o bairro de génese ilegal (Novembro de 2017); Sinalética e comércio no bairro (Abril 2018); Fiscalização e pavimentação da Estrada da Portela, o principal acesso ao bairro (Abril de 2019).

- Transmissão em direto das sessões da Assembleia de Freguesia (Abril de 2018);

- Envolver o desporto universitário na freguesia (Abril de 2019)

- Preocupação com a transferência de competências do Estado para as autarquias e entidades intermunicipais (Setembro de 2018).

- Mobiliário urbano inclusivo (Junho de 2019)

- Segurança dos peões, passadeiras, etc. (Junho de 2019)

BE

O eleito do Bloco de Esquerda - Afonso Maria da Silva Moreira - durante algum tempo não se percebeu o que andava a fazer. Mais ambientado com a Assembleia de Freguesia tem procurado marcar a sua posição ideológica através de várias moções. As que apresentou para a resolução de problemas na freguesia são por enquanto mais modestas.

Posições ideológicas:Dia da Mulher (abril 2018), condenação da morte de Marielle Franco e Andersen Pedro Gomes (Abril de 2018), Orgulho gay (Junho de 2019), Greves Climáticas (Junho de 2019), Violência Doméstica (Junho de 2019), 25 de Abril e 1º. de Maio (Junho de 2019), etc.

Problemas na freguesia:

- Teatro Maria Matos (Abril de 2019, Novembro de 2019)

- Manuais Escolares (Abril de 2018)

- Alterações no regimento da Assembleia de Freguesia (Abril de 2019).

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque