Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

Chega

Campanha de Rua

 O Chega apresentou-se às eleições de de 26 de Setrembro de 2021 sem programa. No entanto, no dia 23 de Setembro (quinta-feira) sexta-feira)  anunciou que iria fazer um  arruada em Alvalade. Foi para lá que nos dirigimos à procura  de um dos candidatos deste partido à freguesia de Alvalade. 

  

No Largo Heitor Pinto sentado numa esplanada a beber uma cerveja tão gelado quanto o possivel,  encontramos Nuno Graciano, candidato à lideração da CML pelo Chega. Perguntamos pelo cabeça de lista em Alvalade e o programa para a freguesia. Havia que aguardar e assim fizemos.

José Vaz acabou por aparecer. Este antigo vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Alenquer e agora candidato por um partido de extrema-direita, começou por nos dizer a razão do orgulho de pertencer ao seu novo partido: "Foi graças ao Chega que deixou de constar nas listas de candidatos  afixadas nos tribunais a sua morada. Ninguem tem  nada que saber onde moram." Questionado se concordava com  listas de candidatos a uma freguesia, cuja maioria  não residiam na mesma, mostrou-se contra. Em todo o caso sempre foi dizendo que " Ninguém tem nada que saber se são ou não da freguesia", o anónimato dos candidatos era afinal a sua grande preocupação.  

Perguntamos-lhe pelo programa. Deu-nos uma folha com quatro linhas, onde registamos as palavras iluminação pública, videovigilância, policiamento, estacionamento, limpeza e combate à corrupção. Nada mais ficou registado, porque nada mais foi acrescentado. 

Cena da arruada em Alvalade

Lista - Efectivos

(Todos os candidatos moram na freguesia com excepção dos assinalados)

- José Augusto Vaz, engenheiro electrotécnico (morador no Campo Grande)

- Adélia do Céu de Brito Gaspar, jurista (moradora na Av. D.Rodrigo da Cunha)

- José Pedro Pinto Nunes, economista (morador na Ramada)

- Duarte Nuno Blazquez da Costa de Sousa de Mancedo, informático (espanhol, morador na R.Dr. Gama Barros)

- Anabela Teixeira de Sousa Ferreira, reformada (moradora fora da freguesia)

- Tomás Pedro Antunes Lopes Aquino, professor (moradora fora da freguesia)

- Sérgio Faria Ribeiro, empresária (brasileira, moradora fora da freguesia)

- Mara Selma da Silva Matos, tripulante de cabine (moradora em Olhão, Algarve)

- Aleixo Vilela Oliveira Dores, consultor (morador na Av. D.Rodrigo da Cunha)

Lista - Suplentes

- Josefa Guerreiro Martins Rosa Gaspar, reformada (moradora fora da freguesia)

- Alexandre César Rocha, desempregado (morador em Loulé, Algarve)

- Esmeralda Godinho Moreira Águas, reformada (moradora em Linda-a-Velha)

- Sérgio Filipe Alves Ferreira, director técnico (morador em Mafra)

- Maria Otília Martins Guerreiro, desempregada (moradora fora da freguesia)

- Alberto Ferreira, empresário (moradora fora da freguesia )

Mandatária:

Erica Mendes Machado dos Reis Ricardo, sem profissão (moradora no Parque das Nações)

Programa

Existe alguma curiosidade sobre os militantes e ideias do Chega na freguesia de Alvalade. Trata-se de um partido de extrema-direita conotado com posições racistas, xenofóbicas e saudosistas da ditadura de 1926 a 1974. Como é notório nesta lista de candidatos a maioria não mora na freguesia e nenhum deles consta que tivesse realizado aqui qualquer intervenção social, civica ou outra. Aparentemente é uma candidatura para "marcar" presença na freguesia, cujos candidatos alheios à mesma. Do cabeça de lista - José Augusto Vaz, engenheiro electrotécnico -, sabemos que nasceu há 67 anos em Alfaiates (Sabugal), trabalhou na EDP. Ninguém o conhece na zona onde mora, como podemos constatar.

Durante largo tempo não conseguimos apurar uma única ideia para a freguesia de Alvalade. A propaganda nas redes sociais centrava-se apenas na promoção do lider - André Ventura - , e em ataques contra o "sistema". Apenas no dia dia 7/09/2021 foi publicada as ideias do cabeça de lista José Vaz. Trata-se como podemos verificar de ideias muitos vagas, reveladoras de um ainda incipiente conhecimento da freguesia e até do funcionamento da Junta.       

"O Chega chegou a Alvalade! Vivemos e conhecemos a freguesia e sabemos como melhorar a vida de quem nela habita e trabalha. Queremos defender os interesses de todos os que nela vivem sem esquecer aqueles que pagam impostos.

 Apresentamos a nossa visão e um outro modelo de gestão. Mais participativo, mais transparente e com maior rigor. 

A acção social e o apoio aos idosos nunca é suficiente na sociedade actual. A pandemia trouxe um acréscimo de problemas de saúde, nomeadamente ao nível da saúde mental. Comprometemos-nos a garantir diferentes soluções de acompanhamento tais como o transporte para consultas e tratamentos bem como desenvolver uma maior articulação com as estruturas de apoio já existentes de cariz religioso ou outros.

 O orçamento da Junta deve incluir nas suas rúbricas verbas para ajudar, não só os mais carenciados, mas também outros munícipes que, eventualmente, necessitem de um apoio pontual que lhes permita cumprir com as suas obrigações básicas, tais como o pagamento de uma conta de electricidade, da água ou até da renda de casa. 

A segurança é insuficiente. Conhecemos as dificuldades de meios e de recursos humanos com que a PSP se debate. Comprometemos-nos a desenvolver todos os esforços junto do Ministério da Administração Interna e da Câmara Municipal de Lisboa visando o aumento dos recursos humanos e das acções de vigilância. 

Os sistemas de videovigilância são praticamente inexistentes. Iremos pugnar pela colocação de câmaras de segurança e vigilância nas principais artérias comerciais e parques nomeadamente junto às Instituições de Ensino. 

A iluminação pública em algumas artérias é deficiente. Desenvolveremos as acções necessárias para a revisão e melhoria do sistema de iluminação pública, implementaremos faixas luminosas nas passadeiras e passadeiras 3D.

 O estacionamento em algumas zonas da freguesia é caótico. Defendemos a construção de um parque subterrâneo junto ao Mercado de Alvalade Norte, a suspensão da decisão de construção de uma ciclovia na Avenida de Roma, e ainda a revisão da acção abusiva da EMEL. 

As instalações das escolas básicas e do ensino pré-escolar não apresentam as condições adequadas para fazer face às necessidades dos nossos alunos. Exerceremos a maior pressão para a conclusão das obras da Escola Básica Teixeira de Pascoais, para a remodelação da Escola Básica Almirante Gago Coutinho e pugnaremos pelo aumento da oferta do ensino público. 

O comércio e a restauração de qualidade existente em Alvalade têm sido bastante fustigados devido à actual situação pandémica. Desenvolveremos todos os esforços conducentes à revitalização do conceito de economia de bairro com incentivos à compra local e à restauração. 

A limpeza e lavagem das ruas é fundamental. Muitas vezes, em particular no verão, constata-se um cheiro nauseabundo, nas ruas da freguesia, em particular junto às sarjetas. Deste modo, aumentaremos o nº de intervenções de limpeza e lavagem das ruas e passeios.

 Juntos vamos melhorar Alvalade! Dia 26 de Setembro é hora de Devolver Alvalade aos seus moradores! "

 

Campanha

Nenhuma ação foi realizada.

 

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque