Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

Universidade de Lisboa - UL

     Anterior

UL: Fusão com a UTL

No ano 2013 deu-se um dos acontecimentos mais relevantes da ensino superior em Lisboa: a criação da ULisboa, através da fusão de duas universidades públicas: a Universidade de Lisboa (fundada em 1911) e a Universidade Técnica de Lisboa (fundada em 1930).

A dimensão da nova universidade, aliada ao prestígio internacional de muitas das suas valências, perspectivam um futuro de sucesso.

No ano lectivo de 2013/2014 a ULisboa  contava com 48.147 alunos, distribuídos por 18 escolas (faculdades e institutos). 35.606 frequentavam licenciaturas, 8.114 mestrados, 4.040 doutoramentos, 391 outros cursos. No ano de 2013 o total de diplomados foi de 11.142. O corpo docente de elevado nível era constituído por mais de 3.400 professores.

A primeira universidade de Portugal surgiu em Lisboa, no ano de 1288. Foi transferida para Coimbra definitivamente em 1537.

Após a implantação da 1ª. República em Portugal foi fundada a Universidade de Lisboa (1911), e em 1939 a Universidade Técnica de Lisboa, as quais se fundiram em 2013 na ULisboa.

Reitoria da Universidade de Lisboa

UL: " A Universidade " !

Faculdade de Ciências. Secretaria, bar e outros serviços.

 

A UL não é apenas a maior universidade de Portugal, mas também aquela que nos últimos anos tem revelado um enorme dinamismo e projecção internacional. Conta atualmente com mais de 50 mil alunos, cerca de 10% dos quais são estrangeiros provenientes de mais de 100 países.


Fomos assistir à abertura no ano Académico na Aula Magna (15/10/2015), na qual o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, um dos que melhor compreendeu e explicou o Bairro de Alvalade, recebeu o prémio da Universidade. Na intervenção do reitor - António Manuel da Cruz Serra -ficamos a saber que o centro académico (no antigo Caleidoscópio) funcionará durante 24 horas e abrirá no principio de 2016. A UL no próximo ano integrará o Instituto de Investigação Cientifica e Tropical. O Pavilhão de Portugal, confiado à UL a 1/8/2015, será revitalizado e tornar-se-á um espaço permanente de cultura e de promoção da ciência no país. Mais

 

Uma numerosa assistência rendeu-se à lindíssima atuação do Coro Infantil da Universidade de Lisboa na abertura do Ano Académico de 2015 (15/10/2015)

UL: Reconhecimento Internacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está, segundo o ranking SIR 2015 (SCImago Institutions Rankings), no lugar 122 a nível mundial de entre as 4.844 instituições de ensino superior e organismos de investigação considerados. No entanto, a ULisboa sobe a sua classificação para o lugar 99 no universo restrito das universidades. A nível europeu a ULisboa aparece no 22º lugar!

No âmbito do SIR IBER 2015 (The Ibero-American SIR of Higher Education), que mede a produção científica das instituições de ensino superior ibero-americanas, a ULisboa aparece no 2º lugar ficando à frente de todas as suas congéneres portuguesas, espanholas, e da América Latina, sendo apenas ultrapassada pela Universidade de São Paulo (Brasil).

Este Ranking baseia-se em indicadores bibliométricos que refletem a produção científica no período 2009-2013: o nº de publicações; o nº de publicações em colaboração com instituições estrangeiras; o fator de impacto (normalizado); o fator de qualidade; o rácio de excelência; o índice de especialização; a liderança científica e a excelência das publicações

Na lista da SCImago e ao nível Ibero-americano, há seis instituições nacionais de ensino superior nos primeiros 35 lugares e todas melhoram a sua prestação em relação ao ano anterior, tendo, pelo menos, 8.000 publicações, contabilizadas de acordo com os critérios do ranking. Porém a ULisboa destaca-se de todas elas, com 23.487 publicações, o que demonstra o caráter prioritário que a investigação assume na Instituição. Abril de 2015

 

 

Arquivo:

UL: Caos na Cidade Universitária

Milhares de automóveis invadem e destroem tudo o que encontram pela frente (Memórias de um combate que ainda não terminou). Mais

UL: Junta de Freguesia-Universidade de Lisboa

UL: O Caso da Gasolineira no campus: um combate perdido? (2001/2)

   
 
 

Entrada