Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

    Anterior

Espaço Público

   
 

 

O Bunker e o Pombal

Traseiras da Escola de Santo António

 

A história começa assim: Nos anos 90 do século XX, um morador apropriou-se de um espaço público na traseiras de uma escola pública e ali mesmo resolveu dar uma lição aos catraios do que um dia deviam fazer ao património que é de todos. Demarcou a área a ocupar e começou a construir um bunker, mas faltou-lhe o entusiasmo e a obra ficou a meio até 2013.

 

Fotografia do Bunker tirada em 2004. Mais

 

Durante as eleições autárquicas de 2013 muitos foram os que visitaram a barracaria e as lixeiras do "Bairro das Caixas". Ao fundo pode ver-se o bunker ainda na sua fase inicial. Foto: ano de 2013. A foto foi tirada por elementos da campanha do PSD/CDS. 

 

Após a eleição do novo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade - André Moz Caldas (Setembro de 2013), das ruinas surgiu um armazém de materiais de construção, ferro velho, etc, tudo construído ilegalmente em terrenos públicos. Foto: Agosto de 2015

 

Traseira da barraca. Foto: Agosto de 2015

 

Junto ao bunker, mesmo colocado a um prédio de habitação em 2004 já existia um pombal. As construções ainda estavam separadas.

 

 

 

Depois da eleição de André Moz Caldas o pombal uniu-se ao "bunker", ou vice-versa, ocupando o conjunto agora uma considerável do espaço público.

 

A barraca uniu-se a outras construções ilegais, nomeadamente um pombal . Foto: Agosto de 2015

 

.

O antigo pombal não parou de aumentar tapando o arejamento do edificio vizinho. Foto: Agosto de 2015

   





 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque