Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

    Anterior

Zona do Bairro de Alvalade

 
 

Casos

Alvalade, com excepção do Campo Grande, está longe de poder ser considerada uma zona insegura. O que predomina é a pequena criminalidade, a maioria das vezes não participada.

Exemplos:

2017 .
2016  
2015 Roubos. Janeiro. Foi preso individuo (toxicodependente) que se roubara cerca de 30 menores na zona da Av. de Roma.
2014 Assalto a Habitação. PSP prende assaltante que se infiltrou numa habitação pelo tubo de esgoto (Junho/2014)
2013 Gang. Polícia detêm gang responsável por vários assaltos, nomeadamente o que na Avenida da Igreja no dia 24/3/2010.
2012 Sequestro. Dono de loja na Rua José Duro é roubado e sequestrado (Março/2012)
  Farmácia assaltada. Farmácia é assaltada na Avenida do Rio de Janeiro (Maio/2012)
  Roubo de Idosa. Senhora de 82 anos é agredida e assaltada na Praça de Alvalade.
2011 Medica rouba ourivesaria. Medica assalta ourivesaria do CC Roma (Dezembro/2011)
  Menina salva Avô. Um menina de 7 anos, ao ver o avô, ourives, a ser atacado por um bando, saiu do carro onde estava e foi defendê-lo. A ação desta criança acabou por frustar o assalto à ourivesaria. A PJ acabou pouco depois por prender os 5 assaltantes (5/4/2011).
  Escola Assaltada. Pouco antes de ser inaugurada, a Escola Secundária Rainha Dona Leonor já estava a ser assaltada. Vários actos de vandalismo danificaram também as instalações da portaria.
  Falso Empreiteiro. Fazia-se passar por empreiteiro e pretendia apenas verificar a humidade nas residências.  Com este esquema roubou cerca de 50 casas, na zona de Alvalade, Campo Grande, Telheiras e outras áreas de Lisboa. Acabou preso a 20/5/2011. 
2010 Assalto a ourivesaria faz reféns. No assalto à Ourivesaria Belome, na Av. da Igreja, no dia 24/3/2010, três assaltantes fizeram reféns 2 mulheres.
Assalto à mão armada. Pouco passava das 22 horas quando três individuos munidos de armas de fogo assaltaram em plena via pública duas pessoas (17/11/2010).
Residência assaltada. Os assaltos são frequentes, mas alguns pelo valor do que é roubado acabam por ser notícia. Na noite de consoada (24/12/2010), os larápios aproveitando o facto de não estar ninguém em casa, limparam uma residência no bairro de Alvalade.
2009 Bando de Assaltantes. A PJ prendeu 4 jovens, um deles estrangeiro, após terem assaltado os escritórios de uma empresa de construção civil, em Alvalade (4/9/2009).. 
  Escolas e Infantários assaltados. Num relatório de agrupamento de escolas constata-se que tem sido inúmeros os assaltos à EB23 Almirante Gago Coutinho, EB1 S. João de rito, EB 101 e JI de Alvalade. Os roubos e actos de vandalismo ocorrem à noite e fim de semana.
  Menor Grávida. Uma menor grávida, acompanhada de duas crianças de 12 e 15 anos, foi apanhada a assaltar residências no bairro de Alvalade (2009/1/3).
  Assalto a Bancos. Era viciado em sexo virtual, mas como não tinha dinheiro para pagar as contas da internet, passou a assaltar bancos, um dos quais foi o Millenium da Praça de Alvalade (2009/4/8). 
2008 Alvalade Mais Seguro. Nome do programa de segurança lançado pela PSP no dia 22/12/2008 para fazer face ao aumento da criminalidade no bairro. 
Roubo de Ourives. Dois encapuzados assaltaram ourives, em plena Rua Eduardo Noronha. O assalto ocorreu a pouca distância da sua residência (9/4/2008).
2007 Apanhados em Flagrante. Na onda de assaltos que ocorreu no bairro, 4 jovens entre os 16 e os 19 anos foram apanhados em flagrante delito quando através do método de "Carjaking" roubavam a viatura ao seu proprietário (2007/04/27).
2006
2005
2004
2003
2002

Alunos Assaltados Pedem Policiamento. Alunos da Escola Secundária Rainha D. Leonor (Freguesia de S. João de Brito) entregaram na Sede do Programa Escola Segura da PSP, um abaixo-assinado em 2001 pedindo o reforço do policiamento nas imediações da escola. Toda da comunidade escolar voltou a fazê-lo do início do ano lectivo de 2002/2003. Razão: - O número de assaltos tem vindo a aumentar nos últimos tempos (Público,16/1/2002)

 

Trio armado assalta jovem em Alvalade. Um indivíduo de 17 anos foi assaltado por três jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, junto ao Hotel Roma, na avenida com o mesmo nome, em Lisboa, às cinco da manhã de sábado (2 de Março de 2002). Sob ameaça de uma pistola, presumivelmente de calibre 6,35 milímetros, o trio conseguiu levar um blusão em tecido no valor de 75 euros, um relógio de pulso avaliado em 65 euros, um telemóvel que custou 100 euros e 15 euros em numerário.
2001

Inquérito. A CML quis saber qual era o estado da insegurança nas 53 freguesias de Lisboa, mas apenas 25 responderam ao pedido de informação. Das respostas  dadas pode-se extrair apenas uma conclusão: a insegurança está a aumentar na cidade. Droga, Prostituição e Fraca Inserção Social são as três causas apontadas para o aumento da insegurança.   

A antiga Junta de Freguesia do Campo Grande considera que a freguesia é segura, embora aponte para a necessidade de uma esquadra para as zonas mais orientais (Bairro das Fonsecas, Estádio Universitário, etc), e também não deixa de dizer que algumas artérias são zonas de criminalidade e de tráfego de droga (Correio da Manhã, 20/10/2001). Recorde-se que recentemente o jornal Público (17/9/2001) referiu a falta de segurança que se vive em algumas zonas da freguesia: Fê-lo a propósito da situação em que vivem os moradores e comerciantes da Avenida das Forças Armadas e de todos aqueles que têm que andar a pé pela Cidade Universitária. Neste ambiente desolado e repleto de lixeiras sucedem-se os assaltos e os actos de vandalismo na mais completa impunidade. Mais

A antiga Junta de Freguesia de S. João de Brito, afirma que a freguesia é relativamente segura, mas tem áreas problemáticas junto às escolas, em áreas mal iluminadas e zonas estritamente residências. Recorde-se que ainda há pouco tempo, uma Ourivesaria e uma Loja de Tapetes foram assaltadas. A primeira à mão armada e em pleno dia, e a  segunda à noite, pela sexta vez nos últimos dois anos. Dois casos entre muitos outros.

A Junta de Freguesia de Alvalade não respondeu à inquérito, mas o panorama não é diferente.

 

Monumento  às vítimas em Nova Iorque e Washington. Menos de 24 horas depois de ser inaugurado, na Av. dos EUA, já tinha começado a ser vandalizado. Mais

  Armazéns do Minho. Estes conhecidos estabelecimentos foram uma vez mais assaltados. Mais
2000 Assalto a Ourivesaria.  Uma ourivesaria na Rua Luis Augusto Palmeirim, em Dezembro, foi assaltada. Este tipo de assaltos passou a ser cada vez mais frequente em todo o país. Mais
   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque