Anterior

Criminalidade na Zona do Bairro de Alvalade

Zona do Campo Grande

 
 

 

"Alvalade é Tranquilidade"

"É hoje!". Foi com estas palavras que Gustavo Gouveia, o conhecido dinamizador do site "Vizinhos de Alvalade" abriu as portas do Forum Lisboa, onde a Assembleia Municipal de Lisboa iria discutir a Petição "Alvalade é Tranquilidade" que lançara em Março de 2022. A onda de assaltos que ocorreu nos últimos meses de 2021 e princípios de 2022 fez crescer na freguesia de Alvalade uma vivo sentimento de insegurança. A discussão na AML da Petição, Relatório e Recomendações, como se verá, permite-nos perceber como as diferentes forças politicas encaram o problema da segurança. Mais

2023

2022

2021

Casos

Alvalade, com excepção do Campo Grande, está longe de poder ser considerada uma zona insegura. O que predomina é a pequena criminalidade, a maioria das vezes não participada.

2023

18/02/2023. Roubo de catalizadores. Detidos dois individuos de 24 e 31 anos com um lonho historial neste tipo de furtos.

19/07/2023. Dois adolescentes de 15 e 16 anos foram detidos pela prática de roubo de forma tentada.

2022

A localização das diversas ocorrências é cada vez mais imprecisa. Indica-se apenas a freguesia de Alvalade e raramente uma zona de determinada. A onde de assaltos deixou a freguesia em sobressaltos. O assunto foi discutido na Assembleia Municipal de Lisboa.

21/10/2022. Um ladrão foi filmado a roubar uma viatura que acabara de ser estacionada na Rua Acácio Paiva.

 2021

Trovoada ou Vandalismo?

Vandalismo ? Na Rua António Ferreira, entre os números 8 e 10, por volta das 6h00 da madrugada de 13/09/2021,  deflagrou um incêndio na via pública que consumiu quatro viaturas. As hipóteses avançadas são duas: um acto de vandalismo  ou um acidente provocado por uma trovoada. O fogo poderá ter começado na mais pequena das viatura que ficou totalmente carbonizada ou num caixote  do lixo junto à mesma. Os proprietários lesados, como o senhor José Diogo estão desolados com o que lhes aconteceu, temendo agora não virem a ser indemnizados pelas seguradoras. Foto: 13/09/2021

Assassinato. No dia 15 de Fevereiro de 2021 um homem de 78 anos saíu à noite para dar um passeio higiénico e foi morto à facada. Em plena pandemia, Alvalade voltou a ser notícia pelas piores razões. Um homem de 78 anos saíu à noite para dar um passeio higiénico e foi morto à facada. O corpo apareceu junto à entrada do Parque José Gomes Ferreira na Rua Professor Veiga Beirão (15/02/2021).

A PSP alerta a população mais velha para não abrir a porta a estranhos que se identifiquem como profissionais de saúde. Alerta também para as chamadas "Contas Solidárias" que se propõe angariar dinheiro para "Mascaras e Luvas" e "Financiar a Vacina Contra o Vírus". Não falta imaginação a estes criminosos para enganarem o próximo sempre que a oportunidade surja. 


2020

 2020

Assassinato. No dia 18 de Junho de 2020 dois jovens resolvem combinar um ajuste de contas no jardim da rua General da Pimenta de Castro, junto ao Bairro das Estacas, próximo da Estação de Comboios Roma-Areeiro e de estações do metro. Uma localização que permitia uma chegada e fuga rápida, como acontece nestes confrontos no Campo Grande. Um chamava-se James Boyce, 15 anos, era morador na zona do Castelo, ou outro mora na Alta de Lisboa, tem 14 anos. Vinham acompanhados de 7 "amigos", 4 moram em Lisboa e os restantes em Rio de Mouro, Odivelas e Oeiras, todos com idades entre os 14 e os 19 anos. As agressões iniciaram-se mal chegaram ao local, era para isso que estavam àquela hora naquele local. O "James Boyce" não contava com a faca que o seu adversário trazia e acabou esfaqueado. Pouco passava das 19h00 quando os dois bandos fugiram deixando num chão um jovem em agonia que veio a falecer no Hospital de Santa Maria. Nenhum socorro lhe prestaram, a amizade terminara ali.

Como temos referido, estes confrontos violentos de jovens em Alvalade não são novidade. A facilidade de acesso à freguesia torna certas zonas na vizinhaças de interfaces de transportes, ideais para incursões de bandos oriundos de outros pontos da cidade ou dos seus arredores. Estes bandos, em geral limitam-se a marcar territórios com grafittis, mas não raro passam à prática de assaltos a outros jovens ou atos de vandalismo. Uma onda de criminalidade perante a qual a PSP se tem mostrado impotente. 

Casino instalado às portas do Complexo de Artes Plásticas dos Coruchéus

Cartas de jogar e garrafas de bebidas alcoolicas espalhas pelo chão confirmam testemunhos locais: os Coruchéus estão de novo a serem transformados num local de marginalidade. Este é o triste cenário quotidiano do complexo artístico que, em Agosto deste ano, comemora 50 anos de existência. (14/01/2020)

Assalto a Farmácias. A PSP no dia 9 de Janeiro de 2020, apanhou mais um assaltante em flagrante delito. Desde fins de 2019 até ser preso fez sete assaltos nas freguesias dos Anjos, Alvalade, Arroios e Areeiro. Partia as montras com pedras da calçada

No dia 3 de Janeiro de 2020 mais uma farmácia foi assaltada em Alvalade, agora na Avenida dos Estados Unidos. Um dos três assaltantes foi apanhado em flagrante delito pela PSP. O bando, constituído por dois homens e uma mulher é suspeito desde 21/11/2019 de 22 assaltos a farmácias de Lisboa, Almada e Setúbal

Assaltos com Facas. Uma dupla de assaltantes de 17 e 21 anos, com antecedentes criminais durante todo o mês de Dezembro de 2019 e parte Janeiro de 2020 praticaram 13 assaltos violentos com facas, entre a Quinta da Conchas (Lumiar) e o Parque José Gomes Ferreira (Alvalade). O primeiro criminoso foi preso no dia 28 de Dezembro, o segundo já no mês de Janeiro.


2019

 2019

Assalto a Farmácia. Cerca das 19h30 do dia 12 de Dezembro de 2019 um individuo armado assalta a farmácia Rio de Janeiro, em Alvalade.

Assalto a viaturas. Na noite de 24 para 25 de Dezembro foram assaltadas 8 viaturas na Rua Conde Ficalho.

 

2018

Roubo de Pneus e Jantes. Novembro. A PSP prende três individuos que se dedicavam a roubar as rodas dos automóveis deixandso-os apoiados em pedras. Em Alvalade, na Av. de Roma e Av. Almirante gago Coutinho foram muitos os lesados (2018).

2017 Assalto. Loja de produtos diéticos (Dietal) assaltada na Avenida da Igreja (Março 2017)
 

Assalto. Gang assalta cofre das finanças em Alvalade (Novembro 2017)

2016  
2015 Roubos. Janeiro. Foi preso individuo (toxicodependente) que se roubara cerca de 30 menores na zona da Av. de Roma (2015).
2014 Assalto a Habitação. PSP prende assaltante que se infiltrou numa habitação pelo tubo de esgoto (Junho/2014)
2013

Gang. Polícia detêm gang responsável por vários assaltos, nomeadamente o que ocorreu na Avenida da Igreja no dia 24/3/2010. (2013)

Morto à facada. Junho de 2013. Às 06h30 um jovem de 19 anos é brutalmente morto à facada na discoteca "República da Música", na Rua Cento Cultural.

Roubo de Cobre em Alvalade. O caso é antigo mas pelo seu impacto ficou na memória de todos os moradores afectados. Durante anos, a ladroagem fez uma verdadeira razia no bairro de Alvalade roubando tudo o que era cobre ou bronze: puxadores de portas, corrimões das escadas, fios eléctricos, etc. Os sucateiros, em Portugal e Espanha, faziam fortunas com a compra deste material roubado. Em Fevereiro de 2013, uma parte do bairro de Alvalade ficou às escuras devido ao roubo de cabos de cobre da Portugal Telecom. Em Agosto foi a vez de desaparecer a placa de homenagem ao compositor Frederico de Freitas na Avenida dos EUA. Mais

2012 Sequestro. Dono de loja na Rua José Duro é roubado e sequestrado (Março/2012)
Farmácia assaltada. Farmácia é assaltada na Avenida do Rio de Janeiro (Maio/2012)
  Roubo de Idosa. Senhora de 82 anos é agredida e assaltada na Praça de Alvalade (2012)
2011 Medica rouba ourivesaria. Medica assalta ourivesaria do CC Roma (Dezembro/2011)
  Menina salva Avô. Um menina de 7 anos, ao ver o avô, ourives, a ser atacado por um bando, saiu do carro onde estava e foi defendê-lo. A ação desta criança acabou por frustar o assalto à ourivesaria. A PJ acabou pouco depois por prender os 5 assaltantes (5/4/2011).
  Escola Assaltada. Pouco antes de ser inaugurada, a Escola Secundária Rainha Dona Leonor já estava a ser assaltada. Vários actos de vandalismo danificaram também as instalações da portaria.
  Falso Empreiteiro. Fazia-se passar por empreiteiro e pretendia apenas verificar a humidade nas residências.  Com este esquema roubou cerca de 50 casas, na zona de Alvalade, Campo Grande, Telheiras e outras áreas de Lisboa. Acabou preso a 20/5/2011. 
2010 Assalto a ourivesaria faz reféns. No assalto à Ourivesaria Belome, na Av. da Igreja, no dia 24/3/2010, três assaltantes fizeram reféns 2 mulheres.
Assalto à mão armada. Pouco passava das 22 horas quando três individuos munidos de armas de fogo assaltaram em plena via pública duas pessoas (17/11/2010).
Residência assaltada. Os assaltos são frequentes, mas alguns pelo valor do que é roubado acabam por ser notícia. Na noite de consoada (24/12/2010), os larápios aproveitando o facto de não estar ninguém em casa, limparam uma residência no bairro de Alvalade.
2009 Bando de Assaltantes. A PJ prendeu 4 jovens, um deles estrangeiro, após terem assaltado os escritórios de uma empresa de construção civil, em Alvalade (4/9/2009).. 
  Escolas e Infantários assaltados. Num relatório de agrupamento de escolas constata-se que tem sido inúmeros os assaltos à EB23 Almirante Gago Coutinho, EB1 S. João de rito, EB 101 e JI de Alvalade. Os roubos e actos de vandalismo ocorrem à noite e fim de semana.
  Menor Grávida. Uma menor grávida, acompanhada de duas crianças de 12 e 15 anos, foi apanhada a assaltar residências no bairro de Alvalade (2009/1/3).
  Assalto a Bancos. Era viciado em sexo virtual, mas como não tinha dinheiro para pagar as contas da internet, passou a assaltar bancos, um dos quais foi o Millenium da Praça de Alvalade (2009/4/8). 
2008 Alvalade Mais Seguro. Nome do programa de segurança lançado pela PSP no dia 22/12/2008 para fazer face ao aumento da criminalidade no bairro. 
Roubo de Ourives. Dois encapuzados assaltaram ourives, em plena Rua Eduardo Noronha. O assalto ocorreu a pouca distância da sua residência (9/4/2008).
2007 Apanhados em Flagrante. Na onda de assaltos que ocorreu no bairro, 4 jovens entre os 16 e os 19 anos foram apanhados em flagrante delito quando através do método de "Carjaking" roubavam a viatura ao seu proprietário (2007/04/27).
2006
2005
2004
2003
2002

Alunos Assaltados Pedem Policiamento. Alunos da Escola Secundária Rainha D. Leonor (Freguesia de S. João de Brito) entregaram na Sede do Programa Escola Segura da PSP, um abaixo-assinado em 2001 pedindo o reforço do policiamento nas imediações da escola. Toda da comunidade escolar voltou a fazê-lo do início do ano lectivo de 2002/2003. Razão: - O número de assaltos tem vindo a aumentar nos últimos tempos (Público,16/1/2002)

 

Trio armado assalta jovem em Alvalade. Um indivíduo de 17 anos foi assaltado por três jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, junto ao Hotel Roma, na avenida com o mesmo nome, em Lisboa, às cinco da manhã de sábado (2 de Março de 2002). Sob ameaça de uma pistola, presumivelmente de calibre 6,35 milímetros, o trio conseguiu levar um blusão em tecido no valor de 75 euros, um relógio de pulso avaliado em 65 euros, um telemóvel que custou 100 euros e 15 euros em numerário.
2001

Inquérito. A CML quis saber qual era o estado da insegurança nas 53 freguesias de Lisboa, mas apenas 25 responderam ao pedido de informação. Das respostas  dadas pode-se extrair apenas uma conclusão: a insegurança está a aumentar na cidade. Droga, Prostituição e Fraca Inserção Social são as três causas apontadas para o aumento da insegurança (2001).

A antiga Junta de Freguesia do Campo Grande considera que a freguesia é segura, embora aponte para a necessidade de uma esquadra para as zonas mais orientais (Bairro das Fonsecas, Estádio Universitário, etc), e também não deixa de dizer que algumas artérias são zonas de criminalidade e de tráfego de droga (Correio da Manhã, 20/10/2001). Recorde-se que recentemente o jornal Público (17/9/2001) referiu a falta de segurança que se vive em algumas zonas da freguesia: Fê-lo a propósito da situação em que vivem os moradores e comerciantes da Avenida das Forças Armadas e de todos aqueles que têm que andar a pé pela Cidade Universitária. Neste ambiente desolado e repleto de lixeiras sucedem-se os assaltos e os actos de vandalismo na mais completa impunidade. Mais

A antiga Junta de Freguesia de S. João de Brito, afirma que a freguesia é relativamente segura, mas tem áreas problemáticas junto às escolas, em áreas mal iluminadas e zonas estritamente residências. Recorde-se que ainda há pouco tempo, uma Ourivesaria e uma Loja de Tapetes foram assaltadas. A primeira à mão armada e em pleno dia, e a  segunda à noite, pela sexta vez nos últimos dois anos. Dois casos entre muitos outros.

A Junta de Freguesia de Alvalade não respondeu à inquérito, mas o panorama não é diferente.

 

Monumento  às vítimas em Nova Iorque e Washington. Menos de 24 horas depois de ser inaugurado, na Av. dos EUA, já tinha começado a ser vandalizado. Mais

  Armazéns do Minho. Estes conhecidos estabelecimentos foram uma vez mais assaltados (2001). Mais
2000 Assalto a Ourivesaria.  Uma ourivesaria na Rua Luis Augusto Palmeirim, em Dezembro, foi assaltada (2000). Este tipo de assaltos passou a ser cada vez mais frequente em todo o país. Mais