Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

   Anterior

 Museu Bordalo Pinheiro 

 

FRAM

(Residências Artísticas no Museu Bordalo Pinheiro)

Exposição FRAM, no Museu Bordalo Pinheiro, a inaugurar no dia 11 de novembro, às 18h00, reune os trabalhos realizados por Ana Fonseca, Francisco Trêpa, Mariana Barros e Rita Leitão durante a edição do programa de residências artísticas Bordalo Pinheiro. FRAM é o acrónimo que junta as iniciais dos nomes dos quatro artistas que entre 13 de setembro e 13 de outubro de 2021 transformaram as salas do Museu nos seus estúdios de trabalho. Mais

A pandemia obrigou ao fecho de museus e exposições mas não as suas actividades. O Museu Bordalo Pinheiro preparou-se da melhor forma para a reabertura que ocorreu no dia 6 de Abril de 2021: inaugurou mesmo em frente do edificio um "boneco" a 3D do mestre Bordalo e do seu gato Pires. Não deixe de visitar o museu ou uma das suas exposições.

Museu dedicado à obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1846 - 1905) instalado numa moradia do Campo Grande (prémio Valmor, 1914). O seu vasto espólio integra pinturas, desenhos, litografias, impressos, publicações periódicas e cerâmica produto da criação deste artista multifacetado, mas também do seu filho Manuel. Nos últimos anos, o museu tem mantido um importante programa de exposições temporárias, nem sempre com destaque que mereciam. Uma dinâmica empreendida desde 2014 pelo seu diretor (Luis Alpuim Botelho).

Entre as exposições temporárias que aqui tem sido realizadas destacamos: Um Sonho. Bordalo e a Fábrica de Faiança (2019/20), Regresso das Andorinhas (2019), Lisboa de Bordalo (2017), Bordalo na Baixa (2016/17), Menezes Ferreira. Capitão das Artes (2014/2015).

Ao longo do ano são também organizadas um vasto conjunto de atividades, em especial dedicadas às crianças e jovens (Oficinas Pedagógicas).

A Casa-Museu Bordalo Pinheiro marcou presença no Mercado de Natal de Alvalade, numa clara aposta de ligação à comunidade local. Um objectivo prosseguido com determinação pelo seu diretor Luis Alpuim Botelho ( 4/12/2019)

   
 
 

Entrada

História local
Cultura
Quiosque