A Cultura da Junta de Freguesia de Alvalade

 

 

O Concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade, na Aula Magna, no próximo dia 19 de março — Dia do Pai. A entrada é condicionada pela lotação da sala e mediante a ordem de inscrição. Nesse sentido, pedimos a vossa confirmação e de quantos lugares precisará até ao dia 18 de março, para o email cultura@jf-alvalade.pt.

O Evento terá início às 18h00 e percorrerá o seguinte repertório:

Edvard Grieg (1843-1907) – Suite “Peer Gynt” nº 1, Op. 46

Johannes Brahms (1833-1897) – Dança Húngara nº 1

Antonín Dvo?ák (1841-1904) – Sinfonia nº9 em Mi menor, Op. 95, “Do Novo Mundo”

No dia 29 de Setembro de 2014 comemorava-se o primeiro aniversário da criação da Freguesia de Alvalade, que resultara da reorganização administrativa de Lisboa. A anterior Junta liderada pelo Partido Socialista organizou na Aula Magna um notável concerto, com a participação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, da Banda da Força Aérea Portuguesa e com prestigiados solistas. A entrada era livre. O então presidente da Junta André Moz Caldas, conhecido melómano, justificou o evento como uma manifestação cultural que assinalava um acto fundacional de grande relevância para a comunidade local. Durante os últimos oito anos muitos outros eventos culturais foram promovidos com regularidade, embora com menor dimensão, por diferentes lugares e espaços da freguesia. Muitas entidades culturais, artistas e escritores foram apoiados.

A nova Junta liderada pelo PSD/CDS desde que tomou posse começou a organizar um interessante programa natalicio (12 a 21 de Dezembro), de forma a assinalar o inicio do seu mandato (2021-2025), que incluia também um concerto na Aula Magna e outro no Teatro Maria Matos. A 5ª. vaga pandémica levou, como é sabido, ao cancelamento deste ambicioso programa. O actual presidente (José Amaral Lopes) apressou-se a prometer realizar, quando a ocasião o proporcione, muitos concertos. Nada temos a opôr à sua realização, todavia, o importante é que para além da sua realização, a Junta não se esqueça das competências que lhes estão atribuidas, nomeadamente a manutenção e reaqualificação de espaços e equipamentos públicos ou a higiene urbana.