Comércio e Serviços Tradicionais em Alvalade

 

 

Restam já poucos estabelecimentos históricos na freguesia de Alvalade. As mudanças tem sido tão rápidas não raro fazemos referência à existência de um deles, para pouco depois nos informarem que já está fechado. As razões são muitas: a morte dos proprietários-gerentes, aumento das rendas, a falta de quem dê continuidade ao negócio, concorrência das grandes superficies,a falta de rercursos financeiros para os renovar, entre outras. Em algumas zonas da freguesia, como o Campo Grande é mesmo impressionante o número de estabelecimentos que fecharam, reflexos de alterações urbanisticas e da própria vivência local. Esta é uma das razões porque nem sequer vamos fazer referências a algumas zonas, podemos criar a ideia de uma implosão social, quando o que aconteceu foi frequemente uma mudança de actividade. Supermercados transformaram-se em Igrejas evangélicas, drogarias em cafés. Não faltam exemplos destas mudanças. O próprio conceito de "comércio, loja ou estabelecimento tradicional" deixou de estar associação directa à sua antiguidade.

Nas páginas do Jornal da Praceta pode o leitor, encontrar noticias dispersas destes estabelecimentos em Alvalade. Apontamentos que podem servir de um roteiro sentimental dos com décadas de existência e daqueles que fecharam nas últimas décadas.

Pastelaria 59 (1949-1952), Rua Guilhermina Suggia,8-B. Uma pastelaria que preserva o número primitivo da rua. É uma pálida amostra do seu passado, em riscos de encerrar. Uma placa na parede datada de 2005 regista a homenagem que a "geração de 60" fez a esta pastelaria

Dom Rodrigo, pastelaria-restaurante, Avenida Dom Rodrigo da Cunha,8

Tasca-Mercearia/Adega da Bairrada (anos 40), Pote de Água

Biarritz (1962), Pastelaria, Largo Frei Heitor Pinto, Fechou.

Multinova, Livraria, Fechou

A Mariazinha (1959), Av. Rio de Janeiro

Não se esqueça das pequenas lojas de bairro, sem elas o seu quotidiano ficará mais pobre. Foto:3/12/2021

Armazéns do Minho(1954), Rua José Duro

Os Courenses(1992), Restaurante. Rua José Duro

Drogaria Esteves (1953), Rua Luis Augusto Palmeirim, 5. Fundada por Manuel Esteves e Laura Azevedo. Encerrou em 2018.

O Carlos das Franjas (1973), Rua Acácio de Paiva

A Boa Ideia (1951), Rua Acácio de Paiva. Fechou em 2019.

 

Chacutaria Riviera (1958), Av. da Igreja

Farmácia Cartaxo (1949), farmácia, Av. da Igreja. Esta farmácia é o mais antigo estabelecimento em toda a freguesia de Alvalade. Foto: 28/02/2024

Drogaria e Perfumaria Celta (1952). Av. da Igreja, 21-E. Abriu em 1953 como Drogaria e Perfumaria Coelho, adoptando a presente designação em 1960. Perdeu a sua vocação de drogaria.

Garrafeira d´Alvalade (1954), Av. da Igreja, 3C-3D. Abriu em 1954 como Mercearia Angola, mudando de nome em 2019 para Garrafeira d´Alvalade.

Garrafeira e Frutaria Morteira e Santos (1963), Av. da Igreja

Tátu (1958), Restaurante, Av. da Igreja. A Feijoada à Brasileira que nos anos 60 e ainda setenta dava fama a este café-restaurante ficou perdida no tempo. Hoje um dos lugares de eleição dos estudantes da universidades da freguesia. Foto: 28/02/2024

Nova Lisboa (1950), confeitaria, Av. da Igreja. Fechou as portas.

Dimensão Design Center, Av. da Igreja. Fechou em 2015

Grog, bar. Praça de Alvalade.

 

Vá-Vá (1958), café-restaurante, Av. dos EUA. Hoje, como já escrevemos, é uma pequena amostra do que foi quando da sua abertura pelos irmãos Petrónio e Eduardo Gonzaga. É longa a listagem de artistas, escritores, músicos, cineastas e políticos que frequentavam o Vá-Vá, o Luanda, a Suprema e um pouco mais longe o Sul-América. Há quem lhes junte também o Frutalmeidas. A proximidade destes cafés-restaurantes, com esplanadas, permitia uma feliz rotação, no caso de não haver mesas disponíveis para dois dedos de conversa. Uma das gratas recordações que registamos no Luanda é do engraxador de sapatos que durante anos prestou também serviço no café Suprema. Foi renovado em 2017 e mantém-se aberto, temendo-se na altura o seu encerramento.

Luanda, café-restaurante, Av. dos EUA.

Granfina, Pastelaria, Av. dos EUA

Quarteto, cinemas. Fecharam em 2011

 

Pastelaria Damaso, Av. de Roma

Cafélia (1953), Av. de Roma

Sinfonia (1954), Av. de Roma 44. Ao longo dos tempos já foi muita coisa: papelaria, loja de discos, brinquedos, livraria, prendas.

Frutalmeidas (1970), Av. de Roma

Pastelaria Jacaré Pagua, Av. de Roma 76. Em dias de aulas conte com a presença obrigatória de professores e estudantes da Escola Secundária Rainha Dona Leonor. O sr. António e filho estão lá para o atender com a sua costumeira simpatia.

Lãs Imperial, Av. de Roma.

J. Plácido, Lda. Vestuário, Av. de Roma.

Sapataria Garcia, Av. de Roma.

Suprema, Pastelaria, Av. de Roma, 61-B. Fechou em 2014

Drugstor Tutti Mundi (1968)/Centro Comercial Roma . Fechou

Sul-América, café-restaurante, Av. de Roma. Muito frequentado por professores e alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor. Fechou em 2016 (hoje Burger King).

Casa China (195...), Av. de Roma. Fechou

Popular de Alvalade (2013), Rua António Patricio, 11B, bar-múscia ao vivo. Fechou.

 

King, Cinemas. Fecharam em 2013

Drogaria Ribalta (1965), Rua Dr. Gama Barros, 1-A

Cervejaria Alga, Restaurante-Cervejaria, Rua Conde de Sabugosa, 3A e B. Em tempos por aqui tenham poiso cineastas como Fernando Lopes. Foi profundamente remodelado, está moderno

 

Borges (1960), Rua Dr. João Soares

Lácio, Livraria, Campo Grande. Fechou

Bulhosa, Livraria, Campo Grande, Fechou

Bertrand, Rua Dr. João Soares. Fechou

Quebra Bilhas (século XVIII), Campo Grande, Fechou.

Gondola, Campo Grande, 260-A. Fechou em 2019

Continua