Anterior

Requalificação no Bairro das Caixas em 2022 !

Choveram criticas à redacção do jornal em pleno mês de Agosto. Afinal a Junta de Alvalade e a CML não abandonaram o espaço público na freguesia. Fomos ao local verificar as razões para tanto alarido. Tratava-se de uma simples intervenção para conter as terras de um talude entre a Rua Branca Gonta Colaço e a Rua Fernando Caldeira. A terra ameaçava desabar sobre um edificio. Era uma obra prioritária.

O problema como constatamos foi que nesta pequena intervenção foram derrubadas algumas barracas. Alguns donos destas construções ilegais temeram o pior: a Junta/CML ia finalmente acabar com as ocupações ilegais procedendo à requalificação destes terrenos públicos.

Um funcionário camarário apressou-se a sossegar os donos: a CML, sob a liderança de Carlos Moedas irá apenas demolir as barracas estritamente necessárias, quanto às restantes tudo pode continuar na mesma ilegalidade. Quanto à Junta de Freguesia as suas prioridades são outras.

Como sempre, alguns moradores questionaram os critérios destas demolições camarárias. Vários ficaram desiludidos, esperavam uma efectiva intervenção no espaço público, o que não está nos horizontes nem desta câmara, nem da Junta de Freguesia. As obras começaram em meados de Agosto e espera-se que estejam concluidas no final de Setembro.

O talude entre a Rua Branca Gonta Colaço e a Rua Fernando Caldeira onde foram derrubadas alguns construções ilegais. Foto: 6/09/2022

Todo o espaço envolvente está repleto de barracas e outras construções precárias. Foto: 6/09/2022

Becos, ruelas e lixo é o que não faltam no local, sem que nenhuma intervenção camarária ocorra no sentido de requalificar estes espaços ilegalmente ocupados. Foto: 6/09/2022

Há no local todo o tipo de construções ilegais para as mais diversas funções. Foto: 6/09/2022

Muitos moradores devido a estas construções ilegais vivem enclusurados. Foto: 6/09/2022

 

Pormenor de construções precárias que proliferam no Bairro das Caixas. Foto: 6/09/2022