Céu de Janeiro de 2024

Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

O primeiro dia deste ano é marcado pela chegada da Lua ao seu apogeu, o ponto da sua órbita mais afastado da Terra. 

Dois dias depois, a Terra atinge o seu periélio, o ponto da órbita de maior proximidade ao Sol. Esta efeméride coincide com o vigésimo aniversário da amartagem (pouso no planeta Marte) do veículo de exploração espacial norte-americano Spirit. Três semanas após esta chegada um veículo idêntico, de nome Opportunity, pousou do outro lado desse planeta. Estas sondas ajudaram a conhecer um um bocado melhor Marte, encontrando indícios de, no passado, ter existido água na superfície marciana. 

Durante o início do ano o nosso planeta atravessa o rasto de poeiras e rochas largados pelo asteroide 2003 EH1 ao longo da sua órbita. Consequentemente, por estes dias tem lugar uma chuva de estrelas que parecem surgir de uma região do céu ocupada pelo Quadrante Mural, uma constelação criada no século XVIII por Jérôme Lalande. Apesar desta constelação não constar da lista da União Astronómica Internacional (não aparecendo normalmente em aplicações de visualização do céu), esta chuva de estrelas continua a levar o seu nome: as Quadrântidas. De notar que o pico de atividade desta chuva de estrelas dura apenas algumas horas mas, em condições ideais, pode atingir a centena de meteoros por hora. No entanto, em 2024 este pico, que ocorre ao final da madrugada de dia quatro, coincide com o quarto minguante, Tal facto, junto com a cada vez mais omnipresente poluição luminosa, irá dificultar substancialmente a observação destes meteoros. 

No dia doze o planeta Mercúrio atingirá o seu maior afastamento para oeste relativamente ao Sol, sendo a melhor ocasião do mês para se observar este planeta. A partir desta data Mercúrio passará a aproximar-se do Sol, cruzando-se com o planeta Marte no dia vinte e sete. 

Na noite de dia catorze veremos a Lua pôr-se junto ao planeta Saturno e à constelação do Aquário. Já aquando do quarto crescente de dia 18 a Lua ter-se-á aproximado de Júpiter, planeta que por estes situa numa região do céu pertencente à constelação do Carneiro. Finalmente a Lua cheia irá ocorrer no dia 25 junto à constelação do Caranguejo. 

Figura: céu a sudeste pelas sete horas e dez minutos de dia quatro. Igualmente é visível o radiante da chuva de estrelas Quadrântidas, assim como a posição da Lua nas madrugadas dos dias oito e nove. (imagem adaptada de Stellarium)o)

No dia doze o planeta Mercúrio atingirá o seu maior afastamento para oeste relativamente ao Sol, sendo a melhor ocasião do mês para se observar este planeta. A partir desta data Mercúrio passará a aproximar-se do Sol, cruzando-se com o planeta Marte no dia vinte e sete. Na noite de dia catorze veremos a Lua pôr-se junto ao planeta Saturno e à constelação do Aquário. Já aquando do quarto crescente de dia 18 a Lua ter-se-á aproximado de Júpiter, planeta que por estes situa numa região do céu pertencente à constelação do Carneiro. Finalmente a Lua cheia irá ocorrer no dia 25 junto à constelação do Caranguejo. Figura: céu a sudeste pelas sete horas e dez minutos de dia quatro. Igualmente é visível o radiante da chuva de estrelas Quadrântidas, assim como a posição da Lua nas madrugadas dos dias oito e nove. (imagem adaptada de Stellarium)o)

 

“Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa