Jornal da Praceta

Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Anterior

Programas dos Candidatos

à Assembleia de Freguesia de Alvalade

Escandaloso:

Candidatos do PSD em campanha. Foto:26/09/2017

PSD - Partido Social Democrata

Quando faltavam apenas quatro dias para o fim da campanha eleitoral, é que este partido apresentou o seu programa eleitoral para a freguesia de Alvalade. Que ideias é que constam do dito programa? Apenas quatro, todas elas contempladas nos retestantes eleitorais, com excepção do PAN:

- Reforço dos apoios à população idosa.

- Aumentar o número de lugares de estacionamento.

- Limpeza das Ruas

- Melhoria da rede de creches e jardins de infância.

Estamos perante um "programa" minimalista que não tem em conta a dimensão e complexidade de uma freguesia com cerca de 31 mil habitantes. É pouco, muito pouco para um partido como o PSD.

O candidato à presidência da Junta de Freguesia - João Pessoa e Costa - afirma que tem uma grande "Paixão por Alvalade", mas parece que não tem ideias para melhorar a freguesia.

 

PS - Partido Socialista

O PS, como era de esperar, foi o primeiro partido a apresentar o seu programa eleitoral. Uma das principais inovações é apresentar um vasto conjunto de medidas que contemplam todas as zonas da freguesia, com excepção da Cidade Universitária.

Estas medidas programáticas estão agrupadas nas seguintes áreas de intervenção:

- Limpeza e Acessiblidades. Destacando-se a continuação do aproveitamento dos logradouros para criação de bolsas de estacionamento e outras funções sociais. Criação de uma rede de espaços caninos, de forma a tentar educar os donos dos cães para deixarem de emporcalharem os jardins, onde as crianças já não podem brincar.

- Segurança. Propoem-se um reforço da colaboração com a PSP.

- Solidariedade.

- Saúde.

- Educação

- Desporto e Coletividades

- Cultura

- Inovação e Empreendorismo.

Trata-se de um programa que procura dar de continuidade ao que o PS realizou durante o mandato autárquico de 2013-2017, corrigindo algumas medidas menos conseguidas.

 

PCP- PEV CDU

O programa eleitoral do PCP-PEV para a freguesia de Alvalade, distribuido no dia 19 de Outubro, apresenta um conjunto de medidas organizadas de uma forma tradicional:

- Limpeza Urbana, Ambiente e Espaço Público. Propõe, por exemplo, que a Junta assuma diretamente o encargo de gerir e manter o espaços verdes na freguesia.

- Trânsito e Mobilidade. Reforço dos transportes públicos, como a reposição da carreira 721.

- Cultura e Lazer. A criação de uma Agenda Cultural da Freguesia é uma das ideias que são propostas.

- Desporto.

- Educação.

- Acção Social

- Habitação

- Organização da Junta. Reforçar o número de trabalhadores ao serviço da Junta para concretizarem todas as medidas que são propostas.

Estamos perante um programa que em muitos aspetos reflete trabalho que o vogal do PCP-PEV realizou no pelouro do desporto na Junta de Alvalade. Mais.

PAN

O candidato à presidência de Junta da Freguesia de Alvalade não aparece em nenhum cartaz na freguesia, mas o PAN apresentou online várias medidas para a freguesia. Não se trata propriamente de um programa eleitoral , muito menos para uma freguesia com a dimensão de Alvalade. No essencial propõem-se defender a cuidado dos animais e da natureza. Para além disto, destaca-se a proposta da junta promover a meditação e a educação emocional: Tai Chi, Yoga, Mindfuklness e "3 Focos".

CDS-PP

O CDS-PP não apresentou até ao inicio da campanha eleitoral (19/9/2017) nenhum programa eleitoral para a freguesia de Alvalade. A nossa espera foi recompensa no dia 23/09/2017, quando Manuel Monteiro veio a Alvalade para apoiar os candidatos locais.

O programa é uma lista de propostas muito dispersas e vagas. Destacamos três por serem mais precisas:

 

- Criação da figura do Provedor de Alvalade.

- Criação de novos Espaços Sénior em Alvalade.

- Promoção de "dias abertos" para a divulgação das colectividades junto da população.

 

BE- Bloco de Esquerda

Os atuais candidatos bloquista à freguesia, por enquanto arredados do contacto com os eleitores na rua, enviaram-nos o seu programa por email (23/09/2017). Mais

 

   
 
 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque