Espaço da Oposição

Freguesia de Alvalade

 

A coligação "Novos Tempos" (PSD/CDS) em minoria na Assembleia de Freguesia em Alvalade e na Assembleia Municipal de Lisboa, como temos documentado, tem procurado desvalorizar estes orgãos autárquicos. Dada a importância que lhes atribuimos no quadro de uma gestão autárquica participada pelos cidadãos, criamos este espaço para a expressão da Oposição em Alvalade.

CDU (PCP/Os Verdes)

Esta coligação fez-nos chegar um resumo da sua ação na freguesia até Janeiro de 2022

Junta opaca impede fiscalização. "A actual Junta de Freguesia PSD/CDS, iniciou uma prática de regressão nas práticas de transparência. Deixaram de transmitir as reuniões do executivo, ignoram as perguntas e requerimentos colocados nas reuniões, ou por escrito, e entendem não ter que prestar informações aos eleitos e à população.

O PSD e CDS não se conformaram com os resultados para a eleição da mesa da Assembleia de Freguesia, derrota da lista proposta pelo PSD. Invocando pretensas irregularidades, aliaram-se ao Chega, à IL e Mudar Alvalade para derrubar a mesa legalmente eleita e eleger uma nova mesa. Mais uma vez é demonstrado que, sempre que necessário, o PSD alia-se oportunisticamente com quem mais lhe convém no momento. Chegam a aliar-se ao Chega para alcançar ao poder - acon- teceu nos Açores, acontece na nossa Junta e cer- tamente pode acontecer nas próximas eleições legislativas, se o povo o permitir!

Os eleitos da CDU, consideram, que existindo dúvidas, quanto aos actos de eleição da mesa ou do executivo, os mesmos devem ser sanados e, nesse sentido, pediram dois pareceres à Direcção Geral das Autarquias Locais sobre o processo de eleição do executivo e a eleição da mesa", do resumo que nos foi enviado.

Saída do Aeroporto. No dia 15 de dezembro, como noticiamos no Jornal da Praceta, no auditório da Junta de Freguesia, os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Alvalade, Sérgio Morais e Frederico Lira, moderaram o debate que foi realizado sobre a saída do aeroporto da cidade. Contou com a participação de João Ferreira, Bruno Dias e outros oradores. Moradores presentes partilharam algumas histórias pessoais: conversas interrompidas na rua, no consultório médico, nas escolas, sossego dos moradores e estudantes. A CDU tem-se batido de forma persistente pelo fim dos voos nocturnos, a saída faseada do aeroporto da Portela e por um amplo debate sobre o futuro dos terrenos. Resultante dos vários contributos deste debate, foi elaborada uma moção pelos eleitos da CDU, apresentada e votada na Assembleia de Freguesia, e aprovada por maioria - com os votos contra do CDS e Chega e a abstenção do PSD e da IL, que não se associaram a esta iniciativa, de defesa ambiental da freguesia e da cidade.

Atlético de Alvalade. Em setembro de 2021, o Clube Atlético de Alvalade foi notificado pela sua senhoria, que se oponha à renovação do contrato de arrendamento. Uma situação que, a confirmar-se, implica já este ano, a saída do clube das instalações onde tem desenvolvido a sua actividade desportiva desde 1983. Esta situação representaria, provavelmente, o fim deste histórico clube na freguesia. Já em 2017, o Clube tinha sido confrontado com um aumento de 400% da renda, fruto da nova lei das rendas, conhecida como a lei dos despejos, ou lei Cristas, aprovada pelo governo de Passos Coelho, e nunca revogada.

Já em 2018, por proposta dos vereadores da CDU, a Câmara aprovou, por unanimidade, a distinção deste Clube como “Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local”, permitindo assim, mitigar os efeitos da aplicação do Novo Regime do Arrendamento Urbano.

A CDU apresentou uma moção pela defesa intransigente do Clube Atlético de Alvalade na Assembleia de Freguesia, que foi aprovada por maioria. Infelizmente, não se gerou o consenso que era devido, dada a gravidade da situação que este clube atravessa, uma vez que o PSD, CDS, Mudar Alvalade e Chega optaram por se abster. É urgente que a Junta, a Câmara e a população se mobilizem para salvar este clube histórico da nossa freguesia.

Logradouros do Bairro das Caixas. A CDU visitou um logradouro por trás da rua Afonso Lopes Vieira, a convite da comunidade de vizinhos. Moradores deste logadouro, segundo a CDU, têm feito um trabalho muito interessante de recuperação do espaço, plantando espécies locais, limpando ervas daninhas e arranjando caminhos. A CDU defende que exista um plano integrado para os logradouros da freguesia, que considere a conservação da estrutura ecológica e o projecto urbanístico original. Este plano deve ser feito em diálogo com os moradores, ouvindo-os e aproveitando a sua experiência, conhecimento e empenho que já demonstraram. Foi colocada uma pergunta ao Executivo da Junta sobre este assunto, à qual a CDU não obtive resposta.