Jornal da Praceta

.Manuela Lobo da Costa Simões

Moradora na Rua Frei Tomé de Jesus ( Freguesia de Alvalade )

Manuela Simões acaba de editar mais uma obra A Barbuda.  A autora prosseguindo a sua investigação sobre a história ainda desconhecida das mulheres em Portugal, neste estudo, de grande rigor científico, apresenta-nos o retrato de uma mulher aristocrática, firme nas suas convicções liberais, que lutou contra as ideias absolutistas de D. Miguel. Perseguida,  presa  e mais tarde exilada em Inglaterra, nunca esmoreceu nos seus ideais, numa altura em que às mulheres não era sequer reconhecido o direito de terem ideias políticas.

                           

                       Edições Avis Rara. Lisboa, 2001             

             

Manuela Lobo da Costa Simões é licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas, foi professora e co-autora de livros escolares.

Prefaciou e anotou as Cartas de Lisboa - 1822, de José Pecchio, um italiano exilado em Portugal (Lisboa: Livros Horizonte, 1990), e colaborou na página de Cultura do Diário de Notícias.

Participou no Colóquio A Mulher na Sociedade Portuguesa, organizado pelo Instituto de História Económica e Social da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Março de 1985), com a comunicação Um divórcio no 1º. quartel do século XLX sobre o tumultuoso caso do divórcio de Leonor Mourão e Bernardino António Gomes (médico da corte e investigador notável),comunicação publicada nas respectivas Actas do Colóquio Coimbra: Universidade de Coimbra, 1986).